Abstract:
RESUMO:A proposta deste trabalho é apresentar o percurso de construção de um espaço
de natureza museal, não em seu caráter construtivo e edifício, mas sua
definição, uma identidade institucional visual, que estruture simbolicamente
o posicionamento de gestão das atividades do espaço sobre sua comunidade
de interesse. Para o caso, estamos tratando do Museu da Vila, localizado no
a 10km do centro da cidade de Luís Correia, no Piauí-BR. O Bairro Coqueiro
da Praia assume uma indentidade particular para a construção de um espaço
museológico não apenas pela beleza paisagística natural e seu potencial
turístico, mas principalmente pelas relações socioculturais e simbólicas que
permitiram a sobrevivência e permanência de uma comunidade baseada na
coleta e na pesca. Nesse sentido, observa-se nesse lugar um conjunto de hábitos
tradicionais, relações e saberes peculiares que ao longo do tempo, em
meio as transformações urbanas, econômicas e políticas se tornaram fragilizados,
o que serviu para o desenvolvimento de exigências museais desde
a instalação de um núcleo projeto MUDE (Rede de Museus de Território do
Delta Do Parnaíba), pelo mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade
Federal do Piauí. A proposição do Museu da Vila, envolve de forma
essencial a Museologia Social, uma modalidade de prática museal derivada da
Nova Museologia que extrapola o padrão tradicional de uma instituição entre
paredes e envolve o seu território e que delineia o estabelecimento de um
museu integral que proporciona a comunidade uma visão conjectural do seu
meio material e cultural. A vocação para um Museu dá a partir da provocação
do que é ser um indivíduo de cultura tradicional, e da compreensão de que viver
na subsistência da vida mar acima ou mar abaixo traz experiências afetivas
e intelectuais que merecem ser anunciadas, refletidas e ressignificados. É necessário
promover esse tipo de espaço para facilitar a compreensão da participação
que a comunidade pesqueira teve e tem na formação do território
do Bairro Coqueiro, bem como observar seus aspectos ocultos ou silenciados
pelo apelo turístico, tão evidenciado na região. Em toda a costa brasileira
existem comunidades tradicionais com os mais variados costumes e identidades
que tem suas relações baseadas na cultura pesqueira que não merecem
ser ignoradas e esquecidas. A participação desse grupo de tradição na constituição
do Bairro do Coqueiro da Praia em Luís Correia (PI), todavia, é única,
logo, um espaço institucional que se proponha revelar as peculiaridades
locais precisa de um elemento específico de identificação e diferenciação.
Para o momento, nesse sentido, foi obrigatório criar um meio de comunicação
(marca) que seja capaz de contribuir de forma eficaz no reconhecimento
tanto do centro de interpretação quanto de seus espaços, bem como a construção
de uma estratégia de comunicação (branding) que promova vantagens
competitivas de mercado quanto ao consumo de serviços, cultura e arte e sua
notoriedade. Neste contexto, esse trabalho trata do processo de construção
da identidade visual do museu da Vila na defesa e apresentação das referencias
da identidade local do Bairro Coqueiro da Praia em Luís Correia.
ABSTRACT:The purpose of this work is to present the construction of a space of a museum
nature, not in its constructive character and building, but its definition,
a visual institutional identity, that symbolically structures the management position
of space activities over its community of interest . For the case, we are
dealing with the Museu da Vila, located at 10km from the center of the city of
Luís Correia, in Piauí-BR. The Coqueiro da Praia neighborhood assumes particular
indignity for the construction of a museum space not only for its natural
beauty and tourism potential, but mainly for the socio-cultural and symbolic
relations that allowed the survival and permanence of a community based on
collection and fishing. In this sense, we observe a set of traditional habits,
relations and peculiar knowledge that over time, amid the urban, economic
and political transformations have become fragile, which has served to develop
museum requirements since the installation of a nucleus project MUDE
(Network of Territory Museums of the Delta Do Parnaíba), by the Masters in
Arts, Heritage and Museology of the Federal University of Piauí. The proposal
of the Museu da Vila, essentially involves Social Museology, a modality of museum
practice derived from New Museology that extrapolates the traditional
pattern of an institution between walls and surrounds its territory and which
delineates the establishment of a comprehensive museum that provides the
community a conjectural view of their material and cultural milieu. The vocation
for a Museum gives from the provocation of what it is to be an individual
of traditional culture, and of the understanding that living in the subsistence
of life above sea or sea below brings emotional and intellectual experiences
that deserve to be announced, reflected and redefined. It is necessary to
promote this type of space to facilitate the understanding of the participation
that the fishing community had and has in the formation of the territory of the
Coqueiro Neighborhood, as well as to observe its aspects hidden or silenced
by the tourist appeal, so evidenced in the region. All along the Brazilian coast
there are traditional communities with the most varied customs and identities
that have their relationships based on the fishing culture that do not deserve
to be ignored and forgotten. The participation of this group of tradition in
the constitution of the Coqueiro da Praia neighborhood in Luís Correia (PI),
however, is unique, so an institutional space that proposes to reveal the local
peculiarities needs a specific element of identification and differentiation. For
that moment, it was necessary to create a means of communication (brand)
that is capable of contributing effectively to the recognition of both the interpretation
center and its spaces, as well as the construction of a communication
strategy (branding) that promote competitive market advantages in
terms of the consumption of services, culture and art and its notoriety. In this
context, this work deals with the process of constructing the visual identity of
the Vila’s museum in the defense and presentation of the references of the
local identity of the Coqueiro da Praia neighborhood in Luís Correia.