Abstract:
RESUMO:A assistência estudantil proporciona a ampliação das condições de permanência na
escola. O atendimento às necessidades básicas do estudante não se restringe à
oferta do ensino gratuito, pois são indispensáveis, também, ações que viabilizem o
financiamento do seu acesso e permanência. O presente estudo abordou o
financiamento da assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Piauí – IFPI, tendo por objetivo analisar a sua Política de Assistência
Estudantil, explicitando o formato e problematizando os limites no que tange ao seu
financiamento. Quanto aos objetivos específicos, buscou: caracterizar a política de
assistência estudantil desenvolvida pelo IFPI; problematizar o seu financiamento;
relacionar a distribuição de recursos da assistência estudantil com o perfil
socioeconômico dos estudantes atendidos pelo IFPI; e analisar o alcance e a
natureza dos auxílios e benefícios da assistência estudantil implementados no
Instituto. A pesquisa foi qualiquantitativa, baseada em estudo documental, nos
termos de Cellard; Sá-Silva, Almeida e Guindani; e Gil, fundamentada na legislação
nacional que regulamenta a temática, nas normativas oriundas do IFPI e nas
produções bibliográficas que tratam do tema, especialmente as de Sposati et. al.;
Behring e Boschetti; Kowalski; Rego e Rodrigues; e Oliveira. Os resultados da
pesquisa informam que não são estabelecidos, a nível nacional ou local, recursos
pré-determinados para a Política de Assistência Estudantil, ressaltando o
financiamento como um espaço de constante disputa entre interesses e concepções
que irão se materializar no orçamento. Os estudantes pobres que ingressam no IFPI
necessitam dos auxílios de assistência ao educando, para que tenham condições de
permanecer e lograr êxito nos estudos. Contudo, com recursos escassos e
insuficientes, se inviabiliza a efetivação da Política de Assistência Estudantil para
todos os estudantes que dela necessitam. Dessa forma, essa Política, ao invés de
assumir o caráter de democratização do acesso e permanência, assume o papel de
instrumento de manutenção das condições de desigualdades sociais entre
estudantes, reforçando o processo contraditório das políticas públicas no interior da
sociedade capitalista.
ABSTRACT:Student assistance promotes the widening of the conditions of permanence in
school. The fulfillment of student’s basic needs is not restricted to offering of free
education, because actions that allows the financing of their access and permanence
in school are also indispensable. The present study approached the financing of
student assistance in Federal Institute of Education, Science, and Technology of
Piauí – IFPI, aiming to analyze its Student Assistance Policy, explicating its format
and discussing its limits regarding financing. As for specific objectives, it aimed to:
characterize the student assistance policy developed by IFPI; discuss its funding;
relate the distribution of resources of student assistance to the socio-economical of
students attended by IFPI; and analyze the range and the nature of the aids and
benefits of student assistance implemented. The research had qualitative and
quantitative approaches, based on document analysis, in accordance to Cellard; Sá-
Silva, Almeida e Guindani; and Gil, grounded in the national legislation regulating the
topic, in the norms of IFPI, and in the literature dealing with the subject, especially
that of Sposati et. al.; Behring and Boschetti; Kowalski; Rego e Rodrigues; and
Oliveira. The results of the research showed that pre-determined resources for
student assistance policy are not established nor at a national nor at a local level,
highlighting the funding as a space of constant dispute between interests and
conceptions that will materialize themselves in the budget. Poor students that enter
IFPI need the aids of student assistance to have the conditions to stay and to be
successful in the study. However, with limited and insufficient resources, the
implementation of Student Assistance Policy for all students that need it is not viable.
Thus, this Policy, instead of assuming the character of democratization of the access
and permanence, assumes the role of an instrument of maintenance of social
inequalities between students, reinforcing the contradictory process of public policies
inside capitalist societies.