Repositório Institucional da UFPI

EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MOVIMENTOS SUJEITOS A AÇÃO DA GRAVIDADE USANDO O SOFTWARE TRACKER - LANÇAMENTOS HORIZONTAL E OBLÍQUO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Josenildo de Souza.
dc.date.accessioned 2020-09-15T11:31:44Z
dc.date.available 2020-09-15T11:31:44Z
dc.date.issued 2020-09-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2388
dc.description Orientador: Prof Dr.Francisco Ferreira Barbosa Filho. Examinador Externo: Prof. Dr. Jose Ricardo Rodrigues Duarte (IFPI).Examinadora Externa: Profª. Dra. Edina Maria de Sousa Luz (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Este trabalho aborda o tema movimentos sujeito a ação da gravidade focando principalmente os lançamentos horizontal e oblíquo, com o objetivo de diagnosticar o quão presente se faz o pensamento aristotélico nos alunos de Ensino Médio da Primeira Série do Colégio Henrique Rocha. Para realizar a pesquisa, elaboramos e executamos uma Sequência Didática Interativa, como produto educacional, abordando o tema acima mencionado, através de experimentos simples e utilizando uma ferramenta interativa, o software livre Tracker. A aplicação do produto educacional aconteceu no C. E. Henrique Rocha, localizado no município de Tutóia, no povoado de Barro Duro, com alunos da primeira série do Ensino Médio sendo que os mesmos foram submetidos a um questionário de sete questões sobre o tema, antes da aplicação do produto (pré-teste). Os estudantes responderam ao mesmo questionário, após a aplicação do produto (pós-teste) e, para averiguar o grau de persistência de aprendizagem (significativa), aplicamos novamente o mesmo questionário seis meses depois que aconteceu a aplicação do produto. As teorias de aprendizagem de vários pensadores foram de importância para a compreensão das relações que permeiam o processo de ensino/aprendizagem, tendo como teorias norteadoras a teoria sócio-interacionista de Vygotsky e a de aprendizagem significativa de Ausubel. No geral constatamos uma melhora do nível de acerto das questões quando comparado os acertos nas duas aplicações anteriores, de onde inferimos que houve um indicativo de aprendizagem significativa superior ao aprendizado mecânico referente aos conceitos envolvendo movimentos. Dessa forma podemos perceber indícios de mudança de predomínio de pensamento aristotélico para um pensamento mais alinhado com o pensamento newtoniano. Nossa experiência, após a aplicação deste produto, e de que atividades bem planejadas e que coloque o aluno numa posição proativa no processo de ensino/aprendizagem facilitarão o ensino de Física, tornandoo mais significativo. ABSTRACT:This work deals with the theme movements subject to the action of gravity focusing mainly on horizontal and oblique launches, with the objective of diagnosing the degree of presence of Aristotelian thought still present in high school students. In order to carry out the research, we decided to write an Interactive Didactic Sequence, as an educational product, approaching the aforementioned theme through simple experiments and using an interactive tool, the free software Tracker. The application of the educational product took place at CE Henrique Rocha, located in the municipality of Tutóia, in the village of Barro Duro, with students from the first grade of High School, who were asked to answer seven questions about the subject before applying the product (pre-test). After the application of the product (post-test) and to determine the degree of persistence of (meaningful) learning, we have applied the same questionnaire again six months after the application of the product. The learning theories of several thinkers were important for understanding the relationships that permeate the teaching / learning process, with Vygotsky's socio / interactionist theorizing and meaningful learning of Ausubel as guiding theories. In general we can conclude that there was a sign of significant superior learning in relation to the mechanical learning and at the end of the process we can perceive signs of change in the paradigm in relation to the Aristotelian and Newtonian thought which leads us to the certainty that well planned activities that insert the student in a proactive position in the teaching / learning process will facilitate the teaching of Physics, making it more meaningful. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Lançamentos horizontal e oblíquo pt_BR
dc.subject Física experimental pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Horizontal and oblique launches pt_BR
dc.subject Experimental physics pt_BR
dc.title EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MOVIMENTOS SUJEITOS A AÇÃO DA GRAVIDADE USANDO O SOFTWARE TRACKER - LANÇAMENTOS HORIZONTAL E OBLÍQUO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account