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PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA ESCOLA: da formação à prática pedagógica em espaços colaborativos

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dc.contributor.author MELO, Belisa Maria da Silva
dc.date.accessioned 2020-09-15T11:21:30Z
dc.date.available 2020-09-15T11:21:30Z
dc.date.issued 2020-09-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2387
dc.description Orientadora: Profª . Dra.Maria da Glória Carvalho Moura. Examinadora Externa: Profª Dra. Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA0. Examinador Interno: Prof Dr. João Maria Correia Lima.Examinadora Interna: Profª Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa. Examinadora Interna: Profª Dra Josania Lima Portela Carvalhêdo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos e sua articulação com a prevenção ao uso de drogas na escola e as práticas pedagógicas. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa a contribuição da formação continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), face aos desafios da prevenção ao uso de drogas na escola. Para ser desenvolvida contou com a participação de professores e jovens e adultos estudantes da rede municipal de ensino de Parnaíba, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como uma pesquisa-ação colaborativa do tipo Quantitativa e Qualitativa, segundo contribuições de Thiollent (2009;2011), Desgagné (1994; 2007). A opção pela abordagem colaborativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados no processo. O interesse da pesquisadora deriva do envolvimento com pesquisas que envolvem a temática de drogas, educação e saúde, por ser enfermeira e, principalmente, professora, percebendo assim, a escola como lócus privilegiado para trabalhar a temática, acentuando-se quando a equipe da Secretaria de Educação do Município de Parnaíba buscou apoio para trabalhar a problemática. Essas inquietações deram origem à questão norteadora do estudo: Como a formação de professores em espaços colaborativos, sobre a prevenção ao uso de drogas, ganha centralidade nas ações escolares e contribui para (re) construção da prática pedagógica? Tendo como objetivo geral analisar a influência da formação continuada, em espaços colaborativos, na prática pedagógica do professor de Educação de Jovens e Adultos com vistas à prevenção ao uso de drogas no espaço escolar. Teoricamente fundamentam-se além de documentos disponibilizados, em estudiosos como Pillon (2009), Sodelli (2010) e Laranjeira (2004; 2011), Fonseca (2006), que debatem sobre o uso de drogas e sua prevenção, incluindo o contexto escolar; e estudiosos da Educação de Jovens e Adultos; Ensino e Aprendizagem; Formação Docente e Prática Pedagógica, como: Moura (2007; 2012; 2015), Saviani (2009), Nóvoa (2013); De Aquino (2007), Bellan (2005), entre outros. Para produção das informações os procedimentos metodológicos adotados foram o questionário e a entrevista e, a formação continuada realizada na escola, lócus do estudo. Para a organização das informações e sua análise, utilizou-se como orientação teórica a Análise do Discurso, na perspectiva foucaultiana. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada do professor com vistas à (re) construção de práticas pedagógicas que levem à prevenção ao uso de drogas na escola. Conclui-se, diante do reconhecimento dos professores e feedback dos estudantes, que é possível a formação continuada, (re) construir a prática pedagógica do professor, em espaços colaborativos, possibilitando movimento contínuo de ação-reflexão-ação no cotidiano da sala de aula, modificando positivamente a realidade vivida, de forma a atuar como fator protetivo frente à problemática do uso de drogas na escola. ABSTRACT:The present study presents a research on the continuing education of teachers of Youth and Adult Education and their articulation with the prevention of drug use in school and pedagogical practices. It is linked to the Research Line: Teacher Training and Educational Practice, Graduate Program in Education and to the Interdisciplinary Center for Research in Curricular Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), Federal University of Piauí. It analyzes the contribution of continuing education of teachers of Youth and Adult Education (EJA), in face of the challenges of drug prevention in school. To be developed it counted on the participation of teachers and young people and adults students of the municipal network of education of Parnaíba, Piauí, Brazil. The theoretical methodological framework is a collaborative action research of the Quantitative and Qualitative type, according to Thiollent (2009; 2011), Desgagné (1994; 2007). The option for the collaborative approach is justified because it applies to the object of study, since it allows a systemic view of the subjects involved in the process. The interest of the researcher derives from the involvement with research involving the use of drugs, education and health, for being a nurse and, mainly, teacher, perceiving, thus, the school as privileged locus to work the thematic, being accentuated when the staff of the Secretariat of Education in the Municipality of Parnaíba sought support to work on the problem. These concerns gave rise to the guiding question of the study: How does teacher education in collaborative spaces, on drug prevention, gain centrality in school actions and contribute to (re) construction of pedagogical practice? The objective of this study was to analyze the influence of continuing education in collaborative spaces in the pedagogical practice of the teacher of Youth and Adult Education with a view to preventing drug use in school. Theoretically, they are based on documents available to scholars such as Pillon (2009), Sodelli (2010) and Laranjeira (2004; 2011), Fonseca (2006), who discuss drug use and its prevention, including school context; and scholars of Youth and Adult Education; Teaching and Learning; Peacher Training and Pedagogical Practice, such as: Moura (2007; 2012; 2015), Saviani (2009), Nóvoa (2013); De Aquino (2007), Bellan (2005), among others. For the production of the information the methodological procedures adopted were the questionnaire and the interview, and the continued formation in the school, the locus of the study. For the organization of the information and its analysis, the Discourse Analysis was used as a theoretical orientation in the Foucaultian perspective. The results point to the need for continuing teacher training in order to (re) construct pedagogical practices that lead to the prevention of drug use in school. It is concluded, in the face of teacher recognition and feedback from students, that it is possible to continue training, (re) construct the pedagogical practice of the teacher, in collaborative spaces, enabling continuous movement of action-reflection-action in the everyday classroom, positively modifying the lived reality, in order to act as a protective factor against the problem of drug use in school. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Prevenção ao uso de drogas na escola pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Prevention of drug use at school pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.title PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA ESCOLA: da formação à prática pedagógica em espaços colaborativos pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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