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RESUMO:O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de professores da
Educação de Jovens e Adultos e sua articulação com a prevenção ao uso de drogas na escola e
as práticas pedagógicas. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática
Educativa, do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de
Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da
Universidade Federal do Piauí. Analisa a contribuição da formação continuada dos
professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), face aos desafios da prevenção ao uso de
drogas na escola. Para ser desenvolvida contou com a participação de professores e jovens e
adultos estudantes da rede municipal de ensino de Parnaíba, Piauí, Brasil. O referencial
teórico metodológico configura-se como uma pesquisa-ação colaborativa do tipo Quantitativa
e Qualitativa, segundo contribuições de Thiollent (2009;2011), Desgagné (1994; 2007). A
opção pela abordagem colaborativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que
possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados no processo. O interesse da
pesquisadora deriva do envolvimento com pesquisas que envolvem a temática de drogas,
educação e saúde, por ser enfermeira e, principalmente, professora, percebendo assim, a
escola como lócus privilegiado para trabalhar a temática, acentuando-se quando a equipe da
Secretaria de Educação do Município de Parnaíba buscou apoio para trabalhar a problemática.
Essas inquietações deram origem à questão norteadora do estudo: Como a formação de
professores em espaços colaborativos, sobre a prevenção ao uso de drogas, ganha centralidade
nas ações escolares e contribui para (re) construção da prática pedagógica? Tendo como
objetivo geral analisar a influência da formação continuada, em espaços colaborativos, na
prática pedagógica do professor de Educação de Jovens e Adultos com vistas à prevenção ao
uso de drogas no espaço escolar. Teoricamente fundamentam-se além de documentos
disponibilizados, em estudiosos como Pillon (2009), Sodelli (2010) e Laranjeira (2004; 2011),
Fonseca (2006), que debatem sobre o uso de drogas e sua prevenção, incluindo o contexto
escolar; e estudiosos da Educação de Jovens e Adultos; Ensino e Aprendizagem; Formação
Docente e Prática Pedagógica, como: Moura (2007; 2012; 2015), Saviani (2009), Nóvoa
(2013); De Aquino (2007), Bellan (2005), entre outros. Para produção das informações os
procedimentos metodológicos adotados foram o questionário e a entrevista e, a formação
continuada realizada na escola, lócus do estudo. Para a organização das informações e sua
análise, utilizou-se como orientação teórica a Análise do Discurso, na perspectiva
foucaultiana. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada do professor
com vistas à (re) construção de práticas pedagógicas que levem à prevenção ao uso de drogas
na escola. Conclui-se, diante do reconhecimento dos professores e feedback dos estudantes,
que é possível a formação continuada, (re) construir a prática pedagógica do professor, em
espaços colaborativos, possibilitando movimento contínuo de ação-reflexão-ação no cotidiano
da sala de aula, modificando positivamente a realidade vivida, de forma a atuar como fator
protetivo frente à problemática do uso de drogas na escola.
ABSTRACT:The present study presents a research on the continuing education of teachers of Youth and
Adult Education and their articulation with the prevention of drug use in school and
pedagogical practices. It is linked to the Research Line: Teacher Training and Educational
Practice, Graduate Program in Education and to the Interdisciplinary Center for Research in
Curricular Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), Federal University of
Piauí. It analyzes the contribution of continuing education of teachers of Youth and Adult
Education (EJA), in face of the challenges of drug prevention in school. To be developed it
counted on the participation of teachers and young people and adults students of the
municipal network of education of Parnaíba, Piauí, Brazil. The theoretical methodological
framework is a collaborative action research of the Quantitative and Qualitative type,
according to Thiollent (2009; 2011), Desgagné (1994; 2007). The option for the collaborative
approach is justified because it applies to the object of study, since it allows a systemic view
of the subjects involved in the process. The interest of the researcher derives from the
involvement with research involving the use of drugs, education and health, for being a nurse
and, mainly, teacher, perceiving, thus, the school as privileged locus to work the thematic,
being accentuated when the staff of the Secretariat of Education in the Municipality of
Parnaíba sought support to work on the problem. These concerns gave rise to the guiding
question of the study: How does teacher education in collaborative spaces, on drug
prevention, gain centrality in school actions and contribute to (re) construction of pedagogical
practice? The objective of this study was to analyze the influence of continuing education in
collaborative spaces in the pedagogical practice of the teacher of Youth and Adult Education
with a view to preventing drug use in school. Theoretically, they are based on documents
available to scholars such as Pillon (2009), Sodelli (2010) and Laranjeira (2004; 2011),
Fonseca (2006), who discuss drug use and its prevention, including school context; and
scholars of Youth and Adult Education; Teaching and Learning; Peacher Training and
Pedagogical Practice, such as: Moura (2007; 2012; 2015), Saviani (2009), Nóvoa (2013); De
Aquino (2007), Bellan (2005), among others. For the production of the information the
methodological procedures adopted were the questionnaire and the interview, and the
continued formation in the school, the locus of the study. For the organization of the
information and its analysis, the Discourse Analysis was used as a theoretical orientation in
the Foucaultian perspective. The results point to the need for continuing teacher training in
order to (re) construct pedagogical practices that lead to the prevention of drug use in school.
It is concluded, in the face of teacher recognition and feedback from students, that it is
possible to continue training, (re) construct the pedagogical practice of the teacher, in
collaborative spaces, enabling continuous movement of action-reflection-action in the
everyday classroom, positively modifying the lived reality, in order to act as a protective
factor against the problem of drug use in school. |
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