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RESUMO:Segundo a Organização Mundial de Saúde em 2012 ocorreram cerca de 804.000 suicídios no mundo, um a cada 45 segundos (OMS, 2014). No Brasil, foram notificados 55.649 suicídios de 2011 a 2015 (Brasil, 2017). Isto deixa claro a relevância da temática e os discursos sobre a mesma têm se ampliado, sendo preciso compreendê-los. Busca-se aqui esclarecer quais linhas de força atravessam os discursos sobre suicídio em uma rede social mediada pela tecnologia. O objetivo é cartografar os discursos sobre suicídio de usuários de redes sociais mediadas pela tecnologia, intenção que se desdobrou em: apreender as percepções dos usuários de páginas virtuais sobre a temática; caracterizar afetações acerca do suicídio nos discursos em páginas virtuais; e analisar os discursos acerca do tema em sua relação com os processos de produção de subjetividade contemporâneos. Foi traçada uma Cartografia (Deleuze & Guattari, 1995) dos discursos sobre suicídio no Facebook em comentários de publicações abertas ao público. Seguindo as pistas do método cartográfico (Passos, Kastrup & Escócia, 2015), realizamos uma busca ativa com a palavra “suicídio”. Dispensamos páginas religiosas, publicações anteriores a 2016, e postagens com menos de cem comentários. Os comentários “mais relevantes” foram selecionadas pela própria ferramenta. Reunimos 364 arquivos, que contribuíram para a construção de sete analisadores: Eixo 1 - discute o suicídio como um desafio ao tabu da morte; a morte autoprovocada sendo percebida como doença, fraqueza e covardia; e a defesa da mesma como um direito; Eixo 2 - possibilita pensar o suicídio como um resultado de pressões sociais; e como uma reação ao preconceito; Eixo das Resistências – observa a formação no território de grupos de apoio e trabalho. Percebemos os discursos sobre suicídio compondo um rizoma
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complexo, bem como a importância da realização de mais pesquisas nesse território e sua apropriação para se pensar em prevenir o suicídio.
ABSTRACT:According to the World Health Organization, in 2012 there were around 804,000 suicides in the world, one per 45 seconds (WHO, 2014). In Brazil, 55,649 suicides were reported from 2011 to 2015 (Brazil, 2017). This makes clear the relevance of the subject and the discourses about it are expanding it, been necessary to understand them. This paper seeks to clarify which lines of force cross the discourses about suicide in a social network mediated by technology. It aims to map the suicide discourses of users of social networks mediated by technology. This was unfolded in: apprehending the perceptions of the users of virtual pages on the subject; characterize affections about suicide in discourses in virtual pages; and to analyze these discourses in their relation with the processes of contemporary subjectivity production. We draw a Cartography (Deleuze & Guattari, 1995) of suicide discourses on Facebook with comments of opened publications. Following the clues of the cartographic method (Passos, Kastrup & Escócia, 2015), we conducted an active search with the word "suicide". We have waived religious pages, pre-2016 publications, and posts with less than one hundred comments. The tool itself selected the “most relevant” comments. We collected 364 files, which contributed to the construction of seven analyzers. Axis 1 - discusses suicide as a challenge to the taboo of death; self-deceived death being perceived as a disease, weakness and cowardice; and the defense of it as a right. Axis 2 – it thinks suicide as a result of social pressures, and as a reaction to prejudice. Axis of Resistance - observes the generation of support and work groups in the territory. We perceive the discourses on suicide by composing a complex rhizome, as well as the importance of conducting more research in this territory and its appropriation to think about suicide prevention. |
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