Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE JOSÉ DE FREITAS-PI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author GOMES, Tiago Pereira.
dc.date.accessioned 2020-09-08T12:26:09Z
dc.date.available 2020-09-08T12:26:09Z
dc.date.issued 2020-09-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2373
dc.description Orientadora: Profª Dra. Neide Cavalcante Guedes.Examinadora Interna: Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Soares Barbosa Lima.Examinadora Externa: Prof.ª Dr.ª Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento Santos.Examinador Externo: Prof. Dr. Genivaldo Macário de Castro.Examinadora Interna: Prof.ª Dr.ª Antônia Edna Brito pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O presente estudo intitulado “Prática Docente na Educação Infantil: concepções teóricas e metodológicas no município de José de Freitas-PI”, associado à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tem como objeto de investigação e foco a seguinte questão problema: Quais as concepções teóricas e metodológicas que orientam a prática docente na Educação Infantil? Nesta perspectiva, tem como objetivo geral analisar a prática docente a partir da concepção de infância, criança e Educação Infantil. De modo específico, busca identificar como os professores compreendem infância, criança e Educação Infantil no desenvolvimento de sua prática docente; caracterizar como a prática docente na Educação Infantil são operacionalizadas em sala de aula e descrever os desafios inerentes a prática docente na Educação Infantil. Para empreender as reflexões teóricas, nesta pesquisa utilizamos as contribuições de Ariés (1986), Brito (2003, 2006), Didonet (2001), Kramer (2005), Kurlmann Jr. (2001) Oliveira (2007), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), Zabalza (1998), entre outros. O desenvolvimento metodológico é de abordagem qualitativa orientado pelo método da narrativa, por este dar voz às interlocutoras para narrarem sobre sua prática docente na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com seis professoras de três escolas da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Para a construção dos dados optou-se pelas rodas de conversas, memorial da prática docente e a observação sistemática. No processo de análise dos dados utilizamos as concepções de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Os dados revelam que as interlocutoras possuem conhecimentos das concepções teóricas e metodológicas que norteiam a sua prática docente e que são embasados na relação teoria-prática e na reflexão cotidiana do saber-fazer em sala de aula. As professoras evidenciam a compreensão sobre infância, criança e Educação Infantil e os conhecimentos em relação aos objetivos, funções e finalidades desta etapa da Educação Básica, potencializam uma melhor sistematização das situações didáticas. Indicam, ainda, a necessidade de uma revitalização e melhoria da estrutura física do espaço escolar, bem como a construção de uma Diretriz Curricular para a Educação Infantil no município e reconhecem a formação continuada como espaço de construção e reelaboração de saberes. ABSTRACT:The teaching practice is constituted by the know-how of the teacher in the classroom, transcending the technical dimension, based on a set of theoretical and practical knowledge imbued with reflection, action and decision-making. It is interconnected with other practices, has intentionalities, is mobilized by everyday situations in the educational field favoring the development of skills and competences of both teachers and children in Early Childhood Education. The present study entitled: Teaching Practice in Infant Education: theoretical and methodological conceptions is associated to the research line in the municipality of José de Freitas-PI. Training and Pedagogical Practices, has as object of investigation and focus the following problem question: What are the theoretical and methodological conceptions that do they guide the teaching practice of pre-school teachers? In this perspective, it has as general objective to analyze the teaching practice from the conception of childhood, child and Early Childhood Education. Specifically, it seeks to identify how teachers understand childhood, child and early childhood education in the development of their teaching practice; characterize how the teaching practice of teachers of Infant Education are operationalized in the classroom and describe the challenges inherent to the teaching practice of teachers of Early Childhood Education. To undertake the theoretical reflections in this research, the contributions of Ariés (1986), Brito (2003; 2006), Didonet (2001), Kramer (2005), Kurlmann Jr., Prado and Soligo (2005), Souza (2006), Zabalza (1998), among others. The methodological development is a qualitative approach guided by the narrative method, for giving voice to the interlocutors to narrate about their teaching practice in Early Childhood Education. The research was carried out with six teachers from three schools of the José de Freitas-PI Municipal Education Network. For the construction of the data we opted for the wheels of conversations, memorial of the teaching practice and the systematic observation. In the process of data analysis uses the conceptions of Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999). The data reveal that the interlocutors have knowledge of the theoretical and methodological conceptions that guide their teaching practice and are based on the relation theory and practice imbued in the everyday reflection of know-how in the classroom. Evidence, understanding about childhood, child and Early Childhood Education. Knowledge regarding the objectives, functions and purposes of this stage of Basic Education, potentiate a better systematization of didactic situations. They also indicate the need for a revitalization and improvement of the physical structure of the school space, as well as the construction of a Curricular Guideline for Early Childhood Education in the city and recognize the continued formation as a space for construction and re-elaboration of knowledge. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Saberes pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.subject You know pt_BR
dc.title PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE JOSÉ DE FREITAS-PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account