Repositório Institucional da UFPI

CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE ESCOLARES SOBRE VACINAÇÃO CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Simone Barroso de.
dc.date.accessioned 2020-08-25T13:18:27Z
dc.date.available 2020-08-25T13:18:27Z
dc.date.issued 2020-08-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2362
dc.description Orientadora: Luísa Helena de Oliveira Lima. Examinadora Externa: Profª Dra. Andressa Suelly Saturnino de Oliveira (UESPI) .Examinadora Interna: Profª DraAna Roberta Vilarouca da Silva pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:INTRODUÇÃO: A infecção pelo Papilomavírus Humano é responsável por aproximadamente 500 mil casos novos de neoplasia cervical em todo o mundo, e é na adolescência que existe o maior risco de infecção por este vírus em virtude do início precoce da atividade sexual, das práticas sexuais desprotegidas, grandes números de parceiros e contato com outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. A vacinação é uma estratégia relevante para a saúde pública, pois é uma ação preventiva reconhecida pelo impacto na redução da morbimortalidade de doenças imunopreveníveis. OBJETIVO: avaliar o conhecimento, a atitude e a prática de escolares acerca da vacinação contra Papilomavírus Humano. METODOLOGIA: estudo avaliativo do tipo Conhecimento, Atitude e Prática, de corte transversal, realizado em 22 escolas públicas do interior piauiense, com meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A amostra foi calculada com base em uma margem de erro de 3% e nível de confiança de 95% e proporção máxima de ocorrência do fenômeno de 50%, totalizando 631 indivíduos. A coleta de dados ocorreu em salas reservadas no período de fevereiro a novembro de 2018, por meio de um questionário. Os dados foram compilados e analisados com o auxílio do software estatístico SPSS versão 20.0. Para a análise do conhecimento, atitude e prática utilizou-se os itens de avaliação de escala likert apresentados na Classificação dos Resultados das Intervenções de Enfermagem e para as associações entre as variáveis, foi utilizado o Teste Qui-quadrado de Pearson. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com parecer nº 2.429.531 e seguiu os princípios éticos estabelecidos na resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS: Dos 631 entrevistados, 56,4% eram mulheres. A idade variou entre 09 a 14 anos 11 meses e 29 dias, com predomínio de escolares com 11 anos. Nos dois sexos, foi maior a proporção de indivíduos de cor da pele parda 44,5%. A maioria dos escolares era solteiro 82,4%, católicos 59,6%, apenas estudava 85,7% e possuía renda familiar menor que um salário mínimo. O inquérito Conhecimento, Atitude e Prática, permitiu identificar que a maioria dos escolares foram classificados com conhecimento, atitude e prática adequada, 65,9%, 80,5% e 65,8%, respectivamente. Verificou-se uma associação estatisticamente significativa entre o conhecimento e a prática (p= 0,028), não houve significância estatística na busca de associação entre a atitude e a prática (p= 0,663). CONCLUSÃO: Observou-se que ter conhecimento adequado aumentou a probabilidade de ter uma prática adequada. A educação em saúde envolvendo escolares e familiares, consulta programada, busca ativa e fortalecimento do Programa Saúde na Escola são alternativas e propostas que precisam ser revistas e avaliadas quanto a sua efetividade, pois são imprescindíveis para a conscientização e participação dos escolares acerca dos serviços de saúde aos quais têm direito. A participação do profissional de saúde é essencial, principalmente o enfermeiro, visto que é um ator em ações adequadas no enfrentamento dos problemas de saúde. ABSTRACT:INTRODUCTION: Human papillomavirus infection is responsible for approximately 500,000 new cases of cervical neoplasia worldwide, and it is in adolescence that there is the highest risk of infection with this virus due to the early onset of sexual activity, unprotected sexual practices, large numbers of partners, and contact with other Sexually Transmitted Infections. Vaccination is a relevant strategy for public health because it is a preventive action recognized by the impact in reducing the morbimortality of immunopreventable diseases. PURPOSE: evaluate the knowledge, attitude and practice of schoolchildren about vaccination against Human Papillomavirus. METHODOLOGY: A cross-sectional study of Knowledge, Attitude and Practice, carried out in 22 public schools in the interior of Piauí, with girls aged 9 to 14 years and boys aged 11 to 14 years. The sample was calculated based on a margin of error of 3% and confidence level of 95% and maximum proportion of occurrence of the phenomenon of 50%, totaling 631 individuals. The data collection took place in rooms reserved from February to November 2018, through a questionnaire. The data were compiled and analyzed with the help of statistical software SPSS version 20.0. For the knowledge, attitude and practice analysis we used the likert scale evaluation items presented in the Classification of Nursing Interventions Results and for the associations between the variables, the Pearson Chi-square test was used. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, with an opinion No. 2,429,531 and followed the ethical principles established in Resolution 466/12 of the National Health Council. RESULTS: Of the 631 interviewees, 56.4% were women. Age ranged from 9 to 14 years 11 months and 29 days, with a predominance of 11-year-old students. In both sexes, the proportion of individuals with skin color was 44.5% higher. Most schoolchildren were single 82.4%, Catholic 59.6%, only studied 85.7% and had a family income less than a minimum wage. The Knowledge, Attitude and Practice survey allowed us to identify that most students were classified with knowledge, attitude and adequate practice, 65.9%, 80.5% and 65.8%, respectively. There was a statistically significant association between knowledge and practice (p = 0.028), there was no statistical significance in the search for association between attitude and practice (p = 0.663). CONCLUSION: It was observed that having adequate knowledge increased the probability of having an adequate practice. Health education involving schoolchildren and family members, scheduled consultation, active search and strengthening of the School Health Program are alternatives and proposals that need to be reviewed and evaluated for their effectiveness, since they are essential for the students' awareness and participation in services to which they are entitled. The participation of the health professional is essential, especially the nurse, since he is an actor in adequate actions in the confrontation of health problems. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Conhecimentos pt_BR
dc.subject Atitudes e Práticas em Saúde pt_BR
dc.subject Vacinação pt_BR
dc.subject Saúde do estudante pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Papilomavírus Humano pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Vaccination pt_BR
dc.subject Human Papillomavirus pt_BR
dc.subject Attitudes and Practices in Health pt_BR
dc.subject Student Health pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.title CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE ESCOLARES SOBRE VACINAÇÃO CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Saúde e Comunidade
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account