Repositório Institucional da UFPI

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SENTIDOS ATRIBUÍDOS FRENTE AOS DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS, RELACIONAIS E PEDAGÓGICOS

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BRANDÃO, Polyana Dias Miranda.
dc.date.accessioned 2020-08-24T12:22:04Z
dc.date.available 2020-08-24T12:22:04Z
dc.date.issued 2020-08-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2356
dc.description Orientador: Prof. Dr. Fauston Negreiros. Examinador Externo: Prof Dr. José Arimatéa Barros Bezerra (UFC). Examinadora Interna:. Prof ª Dra. Olivia Cristina Perez pt_BR
dc.description.abstract RESUMO;O trabalho propõe analisar a Educação Profissional, a partir de uma mudança institucional, a criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que expandiu e reordenou essa modalidade de ensino, com a promulgação da Lei nº 11.892/2008. Hoje existem 38 Institutos Federais em todos os estados brasileiros, sendo um no Estado do Piauí – IFPI. O objeto de estudo foram os dispositivos institucionais do IFPI, o plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Organização Didática (OD) que foram criados a partir da expansão e teve como objetivo identificar e analisar os sentidos contidos nos dispositivos institucionais de planejamento estratégico e pedagógicos em relação à participação política e cidadania. O estudo se insere no campo das pesquisas qualitativas, do tipo descritiva e exploratória, e tem como procedimento metodológico a análise de conteúdo, com a categorização dos textos nas seguintes unidades temáticas: participação, cidadania e educação profissional. As análises possibilitaram verificar que a instituição, ao longo da sua história, reflete a política econômica vinculada a política educacional, identifica espaços de participação com tendência ao desenvolvimento da cidadania ativa, ainda que mantenha um projeto sociedade liberal. Dentro de suas bases documentais se verifica uma valorização de dimensões conceituais relativas à participação política aliada a uma formação educacional para além das demandas de mercado, mas que sinaliza sua atuação para desenvolvimento da compreensão crítica das problemáticas sociais. Na perspectiva da participação política como direito e importância para o fortalecimento da democracia, têm-se nas políticas públicas de educação profissional contemporâneas um processo de conquista de uma sociedade política, entende-se que a diversidade de posicionamentos ideológicos é a garantia de legitimidade de diferentes demandas sociais. ABSTRACT:The work proposes to analyze the Professional Education, from an institutional change, the creation of the Federal Institutes of Education Science and Technology in the Government of Luiz Inácio Lula da Silva, that expanded and reordered this modality of education, with the promulgation of Law 11,892 / 2008. Today there are 38 Federal Institutes in all Brazilian states, one in the State of Piauí - IFPI. The object of study was the institutional arrangements of the IFPI, the Institutional Development Plan (PDI) and Didactic Organization (OD) that were created from the expansion and aimed to identify and analyze the meanings contained in the institutional devices of strategic and pedagogical planning in relation to political participation and citizenship. The study is part of qualitative research, descriptive and exploratory, and has as methodological procedure the content analysis, with the categorization of texts in the following thematic units: participation, citizenship and professional education. The analyzes made it possible to verify that the institution, throughout its history, reflects the economic policy linked to educational policy, identifies spaces of participation with a tendency towards the development of active citizenship, even though it maintains a liberal society project. Within its documentary bases there is a valuation of conceptual dimensions related to political participation allied to an educational formation beyond the demands of the market, but that indicates its action to develop the critical understanding of the social problems. In the perspective of political participation as a right and importance for the strengthening of democracy, contemporary public education policies have a process of conquest of a political society, it is understood that the diversity of ideological positions is the guarantee of legitimacy of different social demands. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Professional education pt_BR
dc.subject Participation pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.title PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SENTIDOS ATRIBUÍDOS FRENTE AOS DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS, RELACIONAIS E PEDAGÓGICOS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account