Repositório Institucional da UFPI

DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ANDRADE, Ana Cláudia de Aguiar.
dc.date.accessioned 2020-08-20T15:07:48Z
dc.date.available 2020-08-20T15:07:48Z
dc.date.issued 2020-08-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2349
dc.description Orientador: Dr. Raimundo Batista dos Santos Júnior. Examinador Interno: Prof Dr Denis Barros de Carvalho. Examinador Interno: Prof Dr Murilo de Oliveira Junqueira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:As organizações tanto públicas como privadas estão constantemente ajustando-se às mudanças e condições dos ambientes em que se encontram em busca de se tornarem referência frente a sua clientela, para tanto, estas vem tentando alinhar suas estratégias organizacionais com estratégias de gestão do conhecimento. Hoje a esfera pública é tão cobrada como a privada e deve utilizar de todas as ferramentas a seu alcance para fornecer serviços de forma cada vez mais eficiente dispondo de recursos cada vez mais escassos. A informação e o conhecimento têm se tornado ativos importantes para as organizações modernas, por serem alguns dos principais recursos utilizados pelas mesmas, logo, se tornaram tão vantajosos como qualquer outro ativo de valor monetário ou material, principalmente como instrumento de obtenção de vantagem competitiva. Dito isto, este trabalho visa frisar a importância da informação e do conhecimento dentro das organizações, principalmente no que trata das Instituições de Ensino Superior, mais especificamente a UFPI, por meio de um estudo de caso único descrevendo como a gestão do conhecimento é tratada dentro dessa IES pelos gestores. A presente dissertação analisou a Gestão do Conhecimento na percepção dos gestores, servidores em cargos de direção da Universidade Federal do Piauí, localizada na cidade de Teresina-PI. A pesquisa de natureza quantitativa, com finalidade descritiva, teve como procedimento o estudo de caso. Para sua elaboração, foi utilizado o modelo proposto pelas autoras Bukowitz e Williams (2002). A coleta de informações aconteceu através do questionário estruturado e validado pelas autoras citadas como também um pequeno questionário sociodemográfico, sendo o modelo proposto pelas autoras dividido em processo tático e estratégico. Os resultados da pesquisa apontaram que a GC ainda não se encontra totalmente estabelecida na instituição estudada, esta obteve um percentual considerado moderado tanto no processo tático como no estratégico conforme a metodologia adotada, demonstrando que existe na organização uma estrutura de processo de gestão do conhecimento ainda incipiente. ABSTRACT:Both public and private organizations are constantly adjusting to the changes and conditions of the environments in which they are in search of becoming a reference to their clientele, for this reason, these organizations are trying to align their organizational strategies with knowledge management strategies. Today the public sphere is as required as the private sphere and must use all the tools at its disposal to provide increasingly efficient services with increasingly scarce available resources. Information and knowledge have become important assets for modern organizations, since they are some of the main resources used by them, so they have become as advantageous as any other asset of monetary or material value, mainly as an instrument of obtaining competitive advantage. That said, this paper aims to highlight the importance of information and knowledge within organizations, especially in what concerns Higher Education Institutions, more specifically in the UFPI, through a single case study describing how the management of knowledge is treated within of this HEI by the managers. This dissertation analyzed the Knowledge Management in the perception of managers, servers in management positions of the Federal University of Piauí, located in the city of Teresina-PI. The nature quantitative research, with a descriptive purpose, had as procedure the case study. For its elaboration, the model proposed by the authors Bukowitz and Williams (2002) was used. The information was collected through the questionnaire structured and validated by the authors mentioned as well as a small sociodemographic questionnaire, the model proposed by the authors is divided into tactical and strategic process. The results of the research indicated that the KM is not yet fully established in the studied institution, it obtained a percentage considered moderate in both the tactical and strategic process according to the adopted methodology, demonstrating that there is a still incipient knowledge management process structure in the organization. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Informação pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Piauí pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Federal University of Piaui pt_BR
dc.subject Higher Education Institutions pt_BR
dc.subject Knowledge Management. pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Information pt_BR
dc.title DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account