Abstract:
RESUMO:As organizações tanto públicas como privadas estão constantemente ajustando-se às mudanças
e condições dos ambientes em que se encontram em busca de se tornarem referência frente a
sua clientela, para tanto, estas vem tentando alinhar suas estratégias organizacionais com
estratégias de gestão do conhecimento. Hoje a esfera pública é tão cobrada como a privada e
deve utilizar de todas as ferramentas a seu alcance para fornecer serviços de forma cada vez
mais eficiente dispondo de recursos cada vez mais escassos. A informação e o conhecimento
têm se tornado ativos importantes para as organizações modernas, por serem alguns dos
principais recursos utilizados pelas mesmas, logo, se tornaram tão vantajosos como qualquer
outro ativo de valor monetário ou material, principalmente como instrumento de obtenção de
vantagem competitiva. Dito isto, este trabalho visa frisar a importância da informação e do
conhecimento dentro das organizações, principalmente no que trata das Instituições de Ensino
Superior, mais especificamente a UFPI, por meio de um estudo de caso único descrevendo
como a gestão do conhecimento é tratada dentro dessa IES pelos gestores. A presente
dissertação analisou a Gestão do Conhecimento na percepção dos gestores, servidores em
cargos de direção da Universidade Federal do Piauí, localizada na cidade de Teresina-PI. A
pesquisa de natureza quantitativa, com finalidade descritiva, teve como procedimento o estudo
de caso. Para sua elaboração, foi utilizado o modelo proposto pelas autoras Bukowitz e
Williams (2002). A coleta de informações aconteceu através do questionário estruturado e
validado pelas autoras citadas como também um pequeno questionário sociodemográfico,
sendo o modelo proposto pelas autoras dividido em processo tático e estratégico. Os resultados
da pesquisa apontaram que a GC ainda não se encontra totalmente estabelecida na instituição
estudada, esta obteve um percentual considerado moderado tanto no processo tático como no
estratégico conforme a metodologia adotada, demonstrando que existe na organização uma
estrutura de processo de gestão do conhecimento ainda incipiente.
ABSTRACT:Both public and private organizations are constantly adjusting to the changes and conditions of
the environments in which they are in search of becoming a reference to their clientele, for this
reason, these organizations are trying to align their organizational strategies with knowledge
management strategies. Today the public sphere is as required as the private sphere and must
use all the tools at its disposal to provide increasingly efficient services with increasingly scarce
available resources. Information and knowledge have become important assets for modern
organizations, since they are some of the main resources used by them, so they have become as
advantageous as any other asset of monetary or material value, mainly as an instrument of
obtaining competitive advantage. That said, this paper aims to highlight the importance of
information and knowledge within organizations, especially in what concerns Higher Education
Institutions, more specifically in the UFPI, through a single case study describing how the
management of knowledge is treated within of this HEI by the managers. This dissertation
analyzed the Knowledge Management in the perception of managers, servers in management
positions of the Federal University of Piauí, located in the city of Teresina-PI. The nature
quantitative research, with a descriptive purpose, had as procedure the case study. For its
elaboration, the model proposed by the authors Bukowitz and Williams (2002) was used. The
information was collected through the questionnaire structured and validated by the authors
mentioned as well as a small sociodemographic questionnaire, the model proposed by the
authors is divided into tactical and strategic process. The results of the research indicated that
the KM is not yet fully established in the studied institution, it obtained a percentage considered
moderate in both the tactical and strategic process according to the adopted methodology,
demonstrating that there is a still incipient knowledge management process structure in the
organization.