Abstract:
RESUMO;As olimp adas de matem atica foram criadas com o prop osito de incentivar o estudo de
matem atica entre os alunos e de descobrir novos talentos para as ci^encias. Nesse sentido
a Secretaria Municipal de Educa c~ao de Teresina criou, em 2012, o Programa Cidade
Ol mpica Educacional. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma an alise estat
stica dos resultados do Programa Cidade Ol mpica Educacional nas olimp adas de
matem atica. Bem como, mostrar a rela c~ao entre o Cidade Ol mpica e as olimp adas de
conhecimento e descrever os projetos desenvolvidos na area de matem atica. Inicialmente
apresentou-se as olimp adas de matem atica das quais o programa participa; em seguida
descreveu-se a evolu c~ao hist orica do Cidade Ol mpica, com destaque para a inser c~ao de
o cinas pro ssionalizantes para atender aos pais. No cap tulo seguinte, relatou-se os projetos
matem aticos de constru c~ao do teodolito com isopor, campeonato de pipas, desenho
geom etrico, geogebra e cubo m agico. Na sequ^encia, apresentou-se a estat stica descritiva
como metodologia utilizada, descrevendo as medidas de posi c~ao central: moda, m edia
e mediana e as medidas de dispers~ao: vari^ancia e desvio padr~ao. Finalmente, fez-se
uma an alise estat stica dos resultados obtidos nas olimp adas de matem atica, tecendo um
comparativo entre os resultados dos alunos do munic pio de Teresina que fazem parte do
Programa e dos que n~ao fazem parte, separando os resultados por olimp adas. E dessa
forma, constatou-se um crescimento regular do ganho de medalhas por parte dos alunos
participantes do Cidade Olímpica.
ABSTRACT:The math olympics were created with the purpose of encouraging the study of math among
the students and discovering new talents for sciences. For this reason, the Educational
City O ce of Teresina (Secretaria Municipal de Educa c~ao) created, in 2012, the Educational
Olympic City Program (Programa Cidade Ol mpica Educacional). This work
has the objective of analysing the statistics of the results of the Educational Olympic
City Program in the math olympics. Also, this work portrays the relationship between
the Olympic City and the knowledge olympics, describing the projects developed in the
area of math. Initially, the math olympics that are part of the program were presented;
next, the historical evolution of the Olympic City was described, highlighting the insertion
of professionalizing workshops for the parents. In the following chapter, the math
projects of construction of the theodolite with syrofoam, kite championships, geometric
drawing, geogebra and magic cube were reported. In sequence, the descriptive statistics
were presented as the used methodology, describing the central position measurements:
mode, average and median and the dispersion techniques: variance and standard deviation.
Finally, a statistical analysis of the obtained results in the math olympics was made,
comparing the results of the students of Teresina that take part in the program and the
ones that don't, separating the results by Olympics. As a result, it was possible to see a
regular increase in the numbers of medals by the participating students in the Olympic
City Program.