Abstract:
RESUMO:Introdução: A adolescência é uma fase da vida de constantes mudanças sejam biológicas, sociais, comportamentais ou de cognição. Esse período pode ser turbulento e resultar em adoção de estilo de vida não saudável com exposição a fatores de risco à saúde, como o sedentarismo precoce e distúrbios da saúde mental, como o isolamento social. A prática de atividade física é frequentemente citada como promotora da saúde mental, mas poucos são os achados científicos que relacionam o isolamento social como preditor do sedentarismo na adolescência. Objetivo: Analisar a associação entre os níveis de atividade física, lazer sedentário e indicadores de isolamento social em adolescentes. Metodologia: Estudo transversal no qual foram analisadas informações referentes à prática de atividade física, lazer sedentário e indicadores de isolamento social (sentir-se sozinho e ter poucos amigos) de 448 estudantes do nono ano das escolas públicas da cidade de Parnaíba-PI. Os dados foram coletados a partir do questionário utilizado na PeNSE. Para análise bivariada utilizou-se o teste qui-quadrado; onde investigou-se a associação entre o nível de atividade física, assim como tempo de lazer sedentário com indicadores de isolamento social e com as variáveis sociodemográficas. Resultados: Detectou-se que o isolamento social é uma situação fortemente presente entre os estudantes, 77,7% dos participantes entrevistados declararam que se sentem sozinhos, 72,4% eram sedentários e 52,9% possuíam mais de 2h de lazer sedentário. A associação entre isolamento social e lazer sedentário apontou que os participantes que relataram se sentirem sozinhos tiveram maior nível de lazer sedentário que os demais (p=0,047). A variável “sente-se sozinho” mostrou associação significativa com o nível de atividade física (p=0,04) e lazer sedentário (p=0,047). A variável idade mostrou associação com o nível de atividade física (p=0,05). Conclusão: O estudo demonstrou que estudantes que se sentem solitários estão mais propensos a níveis maiores de lazer sedentário. Além disso, fatores socioeconômicos como idade e cor estão diretamente associados com os níveis de atividade física.
ABSTRACT:Introduction: Adolescence is a phase of constant biological, social, behavioral or cognitive changes in a person’s life. This period can be turbulent and result in the adoption of an unhealthy lifestyle with exposure to health risk factors such as early sedentarism and mental health disorders, including social isolation. The practice of physical activity is often mentioned as being able to foster mental health, but there are a few scientific findings that relate social isolation as a predictor of sedentarism in adolescence. Objective: To analyze the association between physical activity levels, sedentary leisure and indicators of social isolation in adolescents. Methodology: A cross-sectional study was carried out in which data about physical activity practices, sedentary leisure and social isolation indicators (feeling alone and having few friends) was analyzed for 448 students from the ninth year of public schools in the city of Parnaíba- State of Piauí, Brazil. Data was collected from the questionnaire used in PeNSE. For bivariate analysis, the chi-square test was used; for the multivariate, logistic regression was used, where the association between physical activity level, as well as sedentary leisure time with indicators of social isolation and sociodemographic variables was investigated. Results: It was found that social isolation is a strongly present situation among students, 77.7% of participants interviewed stated that they felt alone, 72.4% were sedentary and 52.9% had more than 2 hours of sedentary leisure . The association between social isolation and sedentary leisure showed that participants who reported feeling alone had a higher level of sedentary leisure than the others (p = 0.047). The "sit alone" variable showed a significant association between the level of physical activity (p = 0.04) and sedentary leisure (p = 0.047). The age variable showed association with the level of physical activity (p = 0.05). Conclusion: The study demonstrated that students who feel lonely are more prone to higher levels of sedentary leisure. In addition, socioeconomic factors such as age and skin are directly associated with physical activity levels.