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RESUMO:Cartografia Tátil e ensino de geografia no Centro de Habilitação e Reabilitação de Cegos
(CHARCE) da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), localizado em Teresina, constitui
o tema motivador deste trabalho, tendo como problemática discutir em que aspectos a
Cartografia Tátil tem contribuído no ensino de geografia para a ampliação da percepção
dos fenômenos espaciais e para a compreensão do espaço geográfico. A pesquisa teve
como objetivo geral analisar o uso da Cartografia Tátil no ensino de geografia no
CHARCE. E, como objetivos específicos pretendeu-se: conhecer o Centro de Habilitação
e Reabilitação de Cegos, na perspectiva dos professores e dos estudantes; observar as
práticas pedagógicas utilizadas nas aulas de geografia; propor ações de intervenção de
caráter colaborativo na confecção de produtos táteis. O suporte teórico está respaldado
em autores como Vasconcellos (1993), Américo (2002), Cavalcanti (2006), Castellar
(2006), Moraes (2006), Brasil (2001; 2008; 2011; 2015), Loch (2008), Lira; Schlindwein
(2008), Nogueira (2007; 2009) Carmo (2009), Sena (2009), Lelis (2009), Tardif; Lessard
(2009), Rapoli (2010) IBGE (2010), Apple; Au; Gandin (2011), Venturini (2012), Tardif
(2012) Callai (2011;2013), Lockamann; Henning (2013) Régis (2013; 2016) Bersch
(2017), dentre outros. A pesquisa de natureza qualitativa pautou-se na coleta de
informações realizada por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo
envolvendo a observação participante e a pesquisa ação. Foram utilizados como
instrumentos de pesquisa a entrevista, com professores e estudantes de geografia, e a
fotografia no intuito de registrar aspectos do processo de ensino-aprendizagem. E,
também, como procedimentos: as conversas do cotidiano e o diário de campo.
Percebemos no decorrer da pesquisa que o uso dos recursos táteis no CHARCE, é
incipiente. Uma parte do material utilizado foi doada pelo Instituto Benjamin Constant
(IBC) e se constitui de mapas táteis relativos ao Espaço Geográfico Brasileiro e Regional,
de âmbito político. Outros foram confeccionados, de maneira artesanal, pelos professores
da instituição, compostos por: globos táteis e alguns mapas físicos e humanos,
especialmente do território piauiense. Constatamos, também, a ausência de tecnologias
assistivas (TA) para o ensino de geografia durante o atendimento individualizado. A
pesquisa nos permitiu ainda refletir sobre a ineficiência na implantação das políticas
públicas inclusivas, nos cursos de Licenciatura de Geografia, das instituições públicas
responsáveis pela formação de professores no estado do Piauí e, verificar que o acesso as
TA é uma realidade distante dos sujeitos pesquisados.
ABSTRACT:Cartography and geographical school education in the Center for the Qualification and
Rehabilitation of the Blind (BRQC) of the Association of the Blind of Piauí (PBA) located
in Teresina, is the motivating theme of this work, having as a problem to discuss in which
aspects the Tactile Cartography has contributed in the teaching geography to increase the
perception of spatial phenomena and to understand geographic space. The general
objective of the research was to analyze the use of Tactile Cartography and the teaching
of geography in BRQC. And, as specific objectives it was intended: To present the
panorama of the Special Education through the legislation and the public policies
concerned; To discuss aspects of teacher education to work in special education in the
perspective of inclusive geography education; To investigate the importance of the
teaching of geography and the Tactile Cartography (through its products) for the
understanding of geographical knowledge by People with Visual Impairment (IVP); To
know the Center for the Rehabilitation and Rehabilitation of the Blind, from the
perspective of teachers and students, and propose actions of intervention of a
collaborative nature. Theoretical support is supported by authors such as: Vasconcellos
(1993), Américo (2002), Cavalcanti (2006), Castellar (2006), Moraes (2006), Brazil
(2001, 2008, 2011, 2015), Loch (2008), Lira; Schlindwein (2008), Nogueira (2007; 2009)
Carmo (2009), Sena (2009), Lelis (2009), Tardif; Lessard (2009), Rapoli (2010) IBGE
(2010), Apple; Au; Gandin (2011), Venturini (2012), Tardif (2012) Callai (2011; 2013),
Lockamann; Henning (2013) Régis (2013; 2016) Bersch (2017) among others.
Qualitative research was based on the collection of information through bibliographic,
documentary and field research involving participant observation and action research.
The interview was used as a research tool, with teachers and students of geography, and
photography in order to record aspects of the teaching-learning process. And also, as
procedures: the daily conversations and the field diary. We realized in the course of the
research that the use of the tactile resources in the BRQC, still, is incipient. A part of the
material used was donated by the Benjamin Constant Institute (ICB) and consists of tactile
maps related to the Brazilian and Regional Geographic Space, of political scope. Others
were handcrafted by the teachers of the institution, composed of tactile globes and some
physical and human maps, especially of Piauí territory. We also verified the absence of
assistive technologies (TA) for the teaching of geography during individualized care. The
research also allowed us to reflect on the inefficiency in the implementation of inclusive
public policies, in the degree courses of Geography, of the public institutions responsible
for teacher training in the state of Piauí, and to verify that access to TA is a reality that is
somewhat distant from subjects. |
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