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REPRESENTAÇÕES ACERCA DE JOVENS NERDS NOS DISCURSOS DO PROGRAMA NERDCAST

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dc.contributor.author FREITAS, Rute Dâmaris da Silva.
dc.date.accessioned 2020-08-11T11:48:12Z
dc.date.available 2020-08-11T11:48:12Z
dc.date.issued 2020-08-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2319
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lívia Fernanda Nery da Silva. Examinador Interno: Prof Dr. Francisco Laerte Juvêncio Magalhães. Examinadora Externa; Profª Dra. Catarina Tereza Farias de Oliveira (UFC). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O objetivo principal do trabalho é analisar as representações acerca de jovens nerds constituídos nos discursos do programa NerdCast, que é um programa de podcast que faz parte do site Jovem Nerd e aborda assuntos relacionados à cultura pop e nerd. Veiculado toda sexta-feira no site, aplicativos e agregadores de podcasts, o NerdCast é o principal programa da categoria do Brasil. Assim, de forma mais específica, pretendemos identificar os discursos sobre jovens nerds que circulam no NerdCast; caracterizar as representações sobre jovens nerds construídas nos discursos desse programa; e, por fim, descrever as representações sobre jovens nerds no programa NerdCast. Para isso, são analisados, ao todo, doze programas, seis publicados no site Jovem Nerd em maio de 2017 e seis no mesmo mês, porém em 2018. O mês de maio é escolhido por fazer alusão ao Orgulho Nerd. A fim de atingir os objetivos propostos, esta dissertação se apoia na teoria das representações sociais proposta por Moscovici (1978; 2013), entendendo as representações como um processo sócio cognitivo, ou seja, elas são compartilhadas pelos indivíduos na sociedade tendo como referências uma percepção mental que eles têm de mundo. Da mesma forma em que os indivíduos partilham essas representações, também interpretam outras representações, e seus comportamentos e opiniões são parte desse processo. Sobre jovens, nos baseamos nas discussões em Kehl (2018), Debert (2010), Pais (1990) e outros que discutem as concepções de jovens na contemporaneidade. Já os jovens nerds passaram e continuam passando por várias representações ao longo do tempo, percorremos esse movimento baseados, principalmente, em Santos (2014), Nugent (2010) e Pizzol (2010). Como aporte metodológico, utilizamos a Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Fairclough (2001; 2003), que compreende o discurso como um lugar em que indivíduos tanto representam a realidade como também são por ele representados. Também utilizamos Wodak (2003) e van Dijk (2003), que nos orientam em um quadro metodológico de análise do discurso. Por meio do discurso, o indivíduo é posicionado em um lugar social no mundo. Desse modo, a principal proposta da ADC é a mudança social provocada por ele. Podemos afirmar que no discurso do NerdCast os jovens nerds são representados como indivíduos em fase de transição, mesmo sem o estabelecimento de uma faixa etária específica, propensos ao sucesso devido às suas constantes buscas por conhecimento e afinidade com a tecnologia. Além disso, são sociáveis e aventureiros, representações que entram em confronto com a de jovens nerds antissociais, estranhos e apáticos. ABSTRACT:The general objective work is analysis the representations about young nerds constitutive in the discourses of the NerdCast program. NerdCast is a podcast program that is part of the Jovem Nerd website and relates to pop and nerd culture, the show runs every Friday on podcast site, apps and aggregators. NerdCast is the main program of its category in Brazil. More finely we pretend to: identify the discourses about young nerds circulating on NerdCast; characterize the representations about young nerds constitutive in the discourses of this program; and finally, describe as representations about unscheduled young nerds NerdCast. We analysed twelve programs, six published May 2017 and six published May 2018. The may is chosen for celebrate the Nerd Pride. Supported by the theory of social representations proposed by Moscovici (1978; 2013) this dissertation seen representations as a conscious process, that is, they are promoted by the ways of having a mental notion that they have the world. Just as images share these representations as meaning of their world, so they interpret other representations, their behaviors and evaluations are part of the process. About youth we draw on the discussions in Kehl (2018), Debert (2010), Pais (1990) and others who discuss as conceptions of young people in contemporary times. Already the young nerds have passed and continue to go through various representations over time, covering this movement mainly in Santos (2014), Nugent (2010) and Pizzol (2010). As a didactic method uses Critical Discourse Analysis (ADC), mainly by Fairclough (2001; 2003) and also represented by them, we also use Wodak (2003) and van Dijk (2003) who guided us in a methodological framework of analysis of speech. Through discourse, the individual is positioned in a social place in the world. ADC's main proposal is the social area through discourse. Those who are nerds are represented as being in transition, even without establishing an age issue. Young nerds are conceived as individuals prone to success due to the pursuit of knowledge and affinity with technology, are sociable and adventurous as well, this representation between confrontation of young antisocial, strange and apathetic nerds. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise de Discurso Crítica pt_BR
dc.subject Jovens Nerds pt_BR
dc.subject NerdCast pt_BR
dc.subject Podcast pt_BR
dc.subject Critical Discourse Analysis pt_BR
dc.subject Young Nerds pt_BR
dc.subject Representations pt_BR
dc.title REPRESENTAÇÕES ACERCA DE JOVENS NERDS NOS DISCURSOS DO PROGRAMA NERDCAST pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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