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RESUMO:O objetivo principal do trabalho é analisar as representações acerca de jovens nerds
constituídos nos discursos do programa NerdCast, que é um programa de podcast que faz
parte do site Jovem Nerd e aborda assuntos relacionados à cultura pop e nerd. Veiculado toda
sexta-feira no site, aplicativos e agregadores de podcasts, o NerdCast é o principal programa
da categoria do Brasil. Assim, de forma mais específica, pretendemos identificar os discursos
sobre jovens nerds que circulam no NerdCast; caracterizar as representações sobre jovens
nerds construídas nos discursos desse programa; e, por fim, descrever as representações sobre
jovens nerds no programa NerdCast. Para isso, são analisados, ao todo, doze programas, seis
publicados no site Jovem Nerd em maio de 2017 e seis no mesmo mês, porém em 2018. O
mês de maio é escolhido por fazer alusão ao Orgulho Nerd. A fim de atingir os objetivos
propostos, esta dissertação se apoia na teoria das representações sociais proposta por
Moscovici (1978; 2013), entendendo as representações como um processo sócio cognitivo, ou
seja, elas são compartilhadas pelos indivíduos na sociedade tendo como referências uma
percepção mental que eles têm de mundo. Da mesma forma em que os indivíduos partilham
essas representações, também interpretam outras representações, e seus comportamentos e
opiniões são parte desse processo. Sobre jovens, nos baseamos nas discussões em Kehl
(2018), Debert (2010), Pais (1990) e outros que discutem as concepções de jovens na
contemporaneidade. Já os jovens nerds passaram e continuam passando por várias
representações ao longo do tempo, percorremos esse movimento baseados, principalmente,
em Santos (2014), Nugent (2010) e Pizzol (2010). Como aporte metodológico, utilizamos a
Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Fairclough (2001; 2003), que compreende o
discurso como um lugar em que indivíduos tanto representam a realidade como também são
por ele representados. Também utilizamos Wodak (2003) e van Dijk (2003), que nos orientam
em um quadro metodológico de análise do discurso. Por meio do discurso, o indivíduo é
posicionado em um lugar social no mundo. Desse modo, a principal proposta da ADC é a
mudança social provocada por ele. Podemos afirmar que no discurso do NerdCast os jovens
nerds são representados como indivíduos em fase de transição, mesmo sem o estabelecimento
de uma faixa etária específica, propensos ao sucesso devido às suas constantes buscas por
conhecimento e afinidade com a tecnologia. Além disso, são sociáveis e aventureiros,
representações que entram em confronto com a de jovens nerds antissociais, estranhos e
apáticos.
ABSTRACT:The general objective work is analysis the representations about young nerds constitutive in
the discourses of the NerdCast program. NerdCast is a podcast program that is part of the
Jovem Nerd website and relates to pop and nerd culture, the show runs every Friday on
podcast site, apps and aggregators. NerdCast is the main program of its category in Brazil.
More finely we pretend to: identify the discourses about young nerds circulating on NerdCast;
characterize the representations about young nerds constitutive in the discourses of this
program; and finally, describe as representations about unscheduled young nerds NerdCast.
We analysed twelve programs, six published May 2017 and six published May 2018. The
may is chosen for celebrate the Nerd Pride. Supported by the theory of social representations
proposed by Moscovici (1978; 2013) this dissertation seen representations as a conscious
process, that is, they are promoted by the ways of having a mental notion that they have the
world. Just as images share these representations as meaning of their world, so they interpret
other representations, their behaviors and evaluations are part of the process. About youth we
draw on the discussions in Kehl (2018), Debert (2010), Pais (1990) and others who discuss as
conceptions of young people in contemporary times. Already the young nerds have passed
and continue to go through various representations over time, covering this movement mainly
in Santos (2014), Nugent (2010) and Pizzol (2010). As a didactic method uses Critical
Discourse Analysis (ADC), mainly by Fairclough (2001; 2003) and also represented by them,
we also use Wodak (2003) and van Dijk (2003) who guided us in a methodological
framework of analysis of speech. Through discourse, the individual is positioned in a social
place in the world. ADC's main proposal is the social area through discourse. Those who are
nerds are represented as being in transition, even without establishing an age issue. Young
nerds are conceived as individuals prone to success due to the pursuit of knowledge and
affinity with technology, are sociable and adventurous as well, this representation between
confrontation of young antisocial, strange and apathetic nerds. |
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