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DETERMINANTES DO CIVISMO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: uma análise da percepção dos servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

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dc.contributor.author NASCIMENTO, Danilo Alves do.
dc.date.accessioned 2020-08-11T11:36:37Z
dc.date.available 2020-08-11T11:36:37Z
dc.date.issued 2020-08-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2318
dc.description Orientador: Prof. Dr Alexandre Rabêlo Neto. Examinador Interno: Prof Dr. João Carlos Hipólito B. do Nascimento. Examinador Externo: Prof. Dr. José Carlos Raulino Lopes (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O atual contexto de mudanças, nos segmentos econômico, político e social, somado às transformações tecnológicas, rapidez nas comunicações e os efeitos da globalização impõem uma busca por melhores desempenhos por parte das organizações. Os comportamentos organizacionais, assim como, ações, ou qualquer atividade por parte do Estado precisam ser bem formuladas, monitoradas e avaliadas para o alcance dos objetivos esperados. Os comportamentos de civismo organizacional são atos espontâneos que os trabalhadores apresentam capazes de auxiliar na resolução de problemas, nas relações de cooperação mútua entre os colegas, no estimulo à necessidade de aperfeiçoamento e capacitação profissional e na criação de clima favorável à organização no ambiente externo. Esta pesquisa investigou os fatores influenciadores dos comportamentos de civismo organizacional, a partir da satisfação no trabalho, motivação e dos valores organizacionais, ao considerar a percepção dos servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Apresentou-se um modelo dos antecedentes do Civismo Organizacional. Utilizouse o questionário como método, aplicado a 324 respondentes, em 11 campi do Instituto Federal do Piauí. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais baseada na técnica estatística Partial Least Squares (PLS) por meio da utilização do software SmartPLS 3.0. A satisfação no trabalho influenciou positivamente nos comportamentos de civismo organizacional. A motivação influenciou positivamente nos comportamentos de civismo organizacional e na satisfação no trabalho. Os valores organizacionais influenciaram positivamente nos comportamentos de civismo organizacional e na motivação. Esse resultado, teoricamente é importante, tendo em vista que as pesquisas anteriores não avaliaram a relação entre os antecedentes do civismo organizacional no âmbito do serviço público. No que se refere ao campo de aplicação prática, essa pesquisa contribui com gestores de órgãos da administração pública, uma vez que os comportamentos de civismo organizacional contribuem para o alcance da efetividade organizacional. Esse estudo contribui metodologicamente por conta da abordagem quantitativa e a natureza exploratória utilizada para a análise dos comportamentos de civismo organizacional. A relação encontrada entre os construtos comportamentos de civismo organizacional, satisfação no trabalho, motivação e valores organizacionais aponta para novas possibilidades no aprofundamento teórico relativo aos comportamentos organizacionais no âmbito das instituições públicas. ABSTRACT:The current context of changes in the economic, political and social segments, coupled with technological changes, rapid communication and the effects of globalization, demand a search for better performance of organizations. Organizational behaviors, as well as actions, or any state activity, need to be well formulated, monitored and evaluated to achieve the expected objectives. Organizational citizenship behaviors are spontaneous acts that workers present capable of assisting in solving problems, in relations of mutual cooperation between colleagues, in stimulating the need for professional improvement and qualification, and in creating a favorable climate for organization in the external environment. This research investigated the influencing factors of organizational citizenship behaviors, based on job satisfaction, motivation and organizational values, considering the perception of employees of the Federal Institute of Piauí (IFPI). An antecedent model of the Organizational Citizenship Behaviors was presented. The questionnaire was used as a method, applied to 324 respondents, in 11 campuses of the Federal Institute of Piauí. Data were analyzed using structural equation modeling based on the Partial Least Squares (PLS) statistical technique using SmartPLS 3.0 software. Job satisfaction positively influenced organizational citizenship behaviors. Motivation positively influenced organizational citizenship behaviors and job satisfaction. Organizational values positively influenced organizational citizenship behaviors and motivation. This result is theoretically important, given that previous research has not evaluated the relationship between the antecedents of organizational citizenship behaviors within the public service. Regarding the field of practical application, this research contributes to managers of public administration agencies, since the behaviors of organizational citizenship contribute to the achievement of organizational effectiveness. This study contributes methodologically because of the quantitative approach and the exploratory nature used for the analysis of organizational citizenship behaviors. The relationship found between the constructs behaviors of organizational citizenship, job satisfaction, motivation and organizational values points to new possibilities in the theoretical deepening concerning organizational behaviors within the public institutions. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comportamentos de Civismo Organizacional pt_BR
dc.subject Satisfação no trabalho pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Valores organizacionais pt_BR
dc.subject Organizational Values pt_BR
dc.subject Motivation pt_BR
dc.subject Organizational Citizenship Behaviors pt_BR
dc.subject Job Satisfaction pt_BR
dc.title DETERMINANTES DO CIVISMO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: uma análise da percepção dos servidores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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