Abstract:
RESUMO:O atual contexto de mudanças, nos segmentos econômico, político e social, somado às
transformações tecnológicas, rapidez nas comunicações e os efeitos da globalização
impõem uma busca por melhores desempenhos por parte das organizações. Os
comportamentos organizacionais, assim como, ações, ou qualquer atividade por parte do
Estado precisam ser bem formuladas, monitoradas e avaliadas para o alcance dos objetivos
esperados. Os comportamentos de civismo organizacional são atos espontâneos que os
trabalhadores apresentam capazes de auxiliar na resolução de problemas, nas relações de
cooperação mútua entre os colegas, no estimulo à necessidade de aperfeiçoamento e
capacitação profissional e na criação de clima favorável à organização no ambiente
externo. Esta pesquisa investigou os fatores influenciadores dos comportamentos de
civismo organizacional, a partir da satisfação no trabalho, motivação e dos valores
organizacionais, ao considerar a percepção dos servidores do Instituto Federal do Piauí
(IFPI). Apresentou-se um modelo dos antecedentes do Civismo Organizacional. Utilizouse o questionário como método, aplicado a 324 respondentes, em 11 campi do Instituto
Federal do Piauí. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais
baseada na técnica estatística Partial Least Squares (PLS) por meio da utilização do
software SmartPLS 3.0. A satisfação no trabalho influenciou positivamente nos
comportamentos de civismo organizacional. A motivação influenciou positivamente nos
comportamentos de civismo organizacional e na satisfação no trabalho. Os valores
organizacionais influenciaram positivamente nos comportamentos de civismo
organizacional e na motivação. Esse resultado, teoricamente é importante, tendo em vista
que as pesquisas anteriores não avaliaram a relação entre os antecedentes do civismo
organizacional no âmbito do serviço público. No que se refere ao campo de aplicação
prática, essa pesquisa contribui com gestores de órgãos da administração pública, uma vez
que os comportamentos de civismo organizacional contribuem para o alcance da
efetividade organizacional. Esse estudo contribui metodologicamente por conta da
abordagem quantitativa e a natureza exploratória utilizada para a análise dos
comportamentos de civismo organizacional. A relação encontrada entre os construtos
comportamentos de civismo organizacional, satisfação no trabalho, motivação e valores
organizacionais aponta para novas possibilidades no aprofundamento teórico relativo aos
comportamentos organizacionais no âmbito das instituições públicas.
ABSTRACT:The current context of changes in the economic, political and social segments, coupled
with technological changes, rapid communication and the effects of globalization, demand
a search for better performance of organizations. Organizational behaviors, as well as
actions, or any state activity, need to be well formulated, monitored and evaluated to
achieve the expected objectives. Organizational citizenship behaviors are spontaneous acts
that workers present capable of assisting in solving problems, in relations of mutual
cooperation between colleagues, in stimulating the need for professional improvement and
qualification, and in creating a favorable climate for organization in the external
environment. This research investigated the influencing factors of organizational
citizenship behaviors, based on job satisfaction, motivation and organizational values,
considering the perception of employees of the Federal Institute of Piauí (IFPI). An
antecedent model of the Organizational Citizenship Behaviors was presented. The
questionnaire was used as a method, applied to 324 respondents, in 11 campuses of the
Federal Institute of Piauí. Data were analyzed using structural equation modeling based on
the Partial Least Squares (PLS) statistical technique using SmartPLS 3.0 software. Job
satisfaction positively influenced organizational citizenship behaviors. Motivation
positively influenced organizational citizenship behaviors and job satisfaction.
Organizational values positively influenced organizational citizenship behaviors and
motivation. This result is theoretically important, given that previous research has not
evaluated the relationship between the antecedents of organizational citizenship behaviors
within the public service. Regarding the field of practical application, this research
contributes to managers of public administration agencies, since the behaviors of
organizational citizenship contribute to the achievement of organizational effectiveness.
This study contributes methodologically because of the quantitative approach and the
exploratory nature used for the analysis of organizational citizenship behaviors. The
relationship found between the constructs behaviors of organizational citizenship, job
satisfaction, motivation and organizational values points to new possibilities in the
theoretical deepening concerning organizational behaviors within the public institutions.