Abstract:
RESUMO: O campo literário é um espaço existente no plano imaginário no qual os artistas e
editores se posicionam. A posição hierárquica de um escritor no campo literário
depende, entre outros fatores, do gênero, cor, condição social; e também da
localização e porte da editora. Para um trabalho ser reconhecido depende da
posição de seu autor na estrutura do campo intelectual. De acordo com a análise
sociológica de Pierre Bourdieu (1968 e 1996) deve-se, primeiramente, analisar o
campo do poder enquanto espaço macroscópico da obra; depois, em nível
intermediário, uma análise do campo literário observando a postura dos agentes na
luta pelo poder de consagração da obra e do autor; e finalmente no espaço menor a
observação da trajetória do autor e de suas relações interpessoais com os demais
integrantes do campo. Assim, esta dissertação tem como objetivo principal analisar o
itinerário do romance Curral de serras (1980) de Alvina Gameiro a partir da teoria de
Bourdieu; contudo, é feita uma leitura conjunta com Grande sertão: veredas (1956)
de Guimarães Rosa para apontar possíveis similaridades entre ambos. Evocamos o
Modernismo e também o Regionalismo mais recente para situar os dois romances e
seus autores; a topoanálise para um estudo espacial da narrativa de Curral de serras
(1980). As técnicas de pesquisa são bibliográficas e documental com vistas a
compreender o campo literário e as lutas pelo espaço, para tanto se recorre a
Bourdieu (1968 e 1996) e Speller (s.d.). Para entendimento do mercado editorial
reporta-se a Reimão (1996) e Johnson (1995) e Hallewell (2012); os
direcionamentos sobre o Modernismo localista estão em Moreira (2012) e Bolle
(2004); para o Regionalismo: em Dalcastagnè (2012) e Albuquerque Jr. (1996); para
a topoanálise: Borges Filho (2007) e Brandão (2013), sobre estudos comparados:
Nitrini (2010) e Carvalhal (2010), dentre outros. ABSTRACT: The literary field is an existing space on the imaginary plan where the artists and
editors take positions. The hierarchical position of a writer on the literary field
depends on, among other things, gender, race, social status, and also the
location and magnitude of the publisher. In order to be recognized, a work
depends on the position of his author in the structure of the intellectual field.
According to Bourdieu’s (1968 and 1996) sociological analysis one must, initially,
analyze the field of power while macroscopic space of the oeuvre; then, at
intermediate level, an analysis of the literary field observing the agents’ stance in
the struggle for power of consecration of the work and the author; and finally, in
a minor space, the observation of the author’s trajectory and his interpersonal
relationship with other members of the field. Thus, this master thesis’ main
purpose is to analyze the itinerary of the novel Curral de serras (1980) by Alvina
Gameiro from Bourdieu’s theory; yet, it is done conjoint reading with Grande
sertão: veredas (1956) by Guimarães Rosa so that it is possible to point out
similarities between them. Modernism, as well as more recent Regionalism, are
evoked as means to situate the two novels and their authors; the topoanalysis
for a spatial study of the narrative in Curral de serras (1980). The research
technique is bibliographical in order to comprehend literary field and its struggles
for space, for this purpose we resort to Bourdieu (1968 and 1996) and Speller
(n.d.). To understand the publishing industry we use Reimão (1996), Johnson
(1995), and Hallewell (2012); the orientation about local modernism is in Moreira
(2012), and Bolle (2004); about regionalism: Dalcastagnè (2012) and
Albuquerque Jr. (1996); concerning topoanalysis: Borges Filho (2007), and
Brandão (2013), and on the subject of comparative studies: Nitrini (2010) and
Carvalhal (2010), among others.