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RESUMO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) configura-se como uma metodologia
de trabalho que viabiliza a organização, planejamento e execução do cuidado prestado ao
paciente, a partir de uma assistência holística e individualizada. Apesar de sua importância,
sabe-se que não está instituída em muitos serviços de saúde, principalmente na estratégia
Saúde da Família (eSF), gerando lacunas nas ações propostas na consulta de puericultura,
principalmente no que concerne ao acompanhamento sistematizado às crianças. Diante disso,
a assistência de enfermagem à criança fica comprometida, gerando fragilidade e fragmentação
do cuidado. Dessa forma, o estudo teve como objetivo construir um modelo teórico para
compreender o processo da sistematização da assistência de enfermagem na atenção à criança
na estratégia Saúde da Família, em Teresina-PI. Trata-se de um estudo de abordagem
qualitativa do tipo interpretativa orientado pelo referencial metodológico da Teoria
Fundamentada nos Dados. O estudo foi desenvolvido com 16 enfermeiros de diferentes
cenários, da Atenção Básica para a compreensão do objeto de investigação. Foram
contemplados enfermeiros assistenciais da eSF, gestores municipais da Atenção Básica e o
órgão fiscalizador da categoria profissional – Conselho Regional de Enfermagem. O processo
de análise dos dados ocorreu em três etapas interdependentes nomeadas: codificação aberta,
codificação axial e codificação seletiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em
Pesquisa da Universidade Federal do Piauí CAEE: 22792213.3.0000.5214. Dois fenômenos
emergiram com o estudo: ―Compreendendo a importância da SAE para o cuidado à criança e
para a ascensão da equipe de enfermagem‖ e ―Apontando lacunas na SAE na atenção à
criança na eSF e os caminhos para a superação das dificuldades‖. Os dois fenômenos e seus
respectivos componentes foram reunidos e analisados teoricamente, segundo o modelo de
paradigma de Strauss e Corbin. As categorias foram integradas em relação às condições
causais, ao contexto, às condições intervenientes, às estratégias de ação e às consequências.
Com a refinação e integração das categorias, resultou na categoria central ―Buscando
caminhos e suprindo lacunas que comprometem a SAE na atenção à criança na eSF, a partir
da compreensão de sua importância para o cuidado efetivo e ascensão da enfermagem‖. A
categoria evidencia que os enfermeiros apresentam limitações e dificuldades para a
operacionalização da SAE no cuidado à criança na Atenção Básica, no entanto, manifestam o
interesse pela superação de todas as lacunas para a operacionalização do processo de
enfermagem. ABSTRACT: The Systematization of Nursing Care (SNC) is configured as a working methodology that
enables the organization, planning and implementation of patient care, from a holistic and
individualized care. Despite its importance, we know that is not established in many health
services, especially in the Family Health strategy (FHs), creating gaps in the proposed actions
in the puericulture consultation, especially with regard to systematic monitoring to children.
Therefore, the child nursing care becomes compromised, causing weakness and care
fragmentation. Thus, the study aimed to construct a theoretical model to understand the
Systematization of Nursing Care process in child care in Family Health strategy in Teresina,
PI. This is a qualitative study of interpretive type guided by the methodological framework of
Grounded Theory. The study was conducted with 16 nurses of different scenarios, of primary
care, to understand the object of investigation. Were contemplated the eSF nurses, municipal
managers of primary care and the professional category supervisory organ - Regional Nursing
Council. The data analysis was carried out in three interdependent steps named: open coding,
axial coding and selective coding. The study was approved by the Research Ethics Committee
of the Federal University of Piauí CAEE: 22792213.3.0000.5214. Two phenomena emerged
with the study, "Understanding the importance of SNC for child care and for the rise of
nursing staff" and "Pointing gaps in SNC in child care in FHs and the ways to overcome the
difficulties." The two phenomena and their components were assembled and analyzed
theoretically, according to the paradigm model of Strauss and Corbin. The categories were
integrated in relation to the causal conditions, context, the intervening conditions, the action
strategies and consequences. With the integration and refining of categories resulted in the
main category "Seeking ways and filling gaps that compromise the SNC in child care in FHs,
from the understanding of its importance for the effective care and nursing rise". The category
shows that nurses have limitations and difficulties for the SNC operation in child care in
primary care, however, express interest in overcoming all the gaps for the nursing process
operation. |
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