Repositório Institucional da UFPI

“NO TEMPO DO ENSINO MÉDIO O ARMÁRIO ERA MAIS APERTADO DO QUE HOJE” – EXPERIÊNCIAS DE MULHERES LÉSBICAS NO ENSINO PRIVADO DE TERESINA (PI)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author Costa, Tayná Egas.
dc.date.accessioned 2020-08-04T11:57:36Z
dc.date.available 2020-08-04T11:57:36Z
dc.date.issued 2020-08-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2305
dc.description Orientadora : Profª. Drª. Rossana Maria Marinho Albuquerque.Examinador Externo: Profª. Drª. Francineide Pires Pereira. Examinador Interno: Profº. Drº. Francisco de Oliveira Barros Júnior. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Esta pesquisa busca compreender a partir das memórias de mulheres lésbicas, ex-alunas da rede privada de ensino da cidade de Teresina, os significados atribuídos às suas tentativas de encontrar condições para a consecução dos afetos e desejos nas suas trajetórias escolares. A pesquisa utilizou uma abordagem etnobiográfica. Esta abordagem que diz respeito à inovação teórica-metodológica baseada nos valores da pesquisa etnográfica, na sua capacidade de compreensão do mundo simbólico através das narrativas dos sujeitos. Para isso, o trabalho foi conduzido pela imersão em estudos sobre narrativas, sociabilidades e lesbianidades. O campo iniciou-se por meio de encontros, onde os convites foram realizados por meio de uma rede social virtual e por indicação das redes de relações das mulheres lésbicas participantes desta pesquisa. Ao considerar o sujeito pesquisado na sua multidimensionalidade ao narrar sua própria experiência e mediar sobre os desdobramentos subjetivos remetidos em suas memórias, esquecimentos e silêncios expressam repertórios discursivos que permitem, assim, descrever e analisar estruturas significativas de cultura, e não somente de um ponto de vista biográfico da vida particular de indivíduos ou arranjos institucionais, mas sobre os amplos sentidos culturais dados ao gênero e a sexualidade no espaço escolar, assim como, a maneira como a produção desses sentidos conformam a experiência individual após a saída do ensino básico. Com seus resultados intenta-se dá visibilidade sobre a temática da lesbofobia praticada no âmbito escolar e busca promover novas reflexões e discussões no sentido de ampliar debates, desfigurar preconceitos acerca do campo de gênero e da sexualidade, dessa forma, pensar de modo renovado, a cultura, a escola, os afetos, e as formas de ser/estar no mundo. ABSTRACT:This research seeks to understand from the memories of lesbian women, former students of the private school network of the city of Teresina, the meanings attributed to their attempts to find conditions for the achievement of affections and desires in their school trajectories. The research used an ethnobiographic approach. This approach concerns theoreticalmethodological innovation based on the values of ethnographic research, in its capacity to understand the symbolic world through the subjects' narratives. For this, the work was conducted by immersion in studies on narratives, sociabilities and lesbianities. The field was started by means of meetings, where the invitations were made through a virtual social network and by indication of the networks of relations of the lesbian women participating in this research. By considering the subject searched in his multidimensionality by narrating his own experience and mediate on the subjective unfoldings in his memories, forgetfulness and silence express discursive repertoires that allow to describe and analyze meaningful structures of culture, not only from a point of view biographical view of the private life of individuals or institutional arrangements, but about the broad cultural meanings given to gender and sexuality in the school space, as well as how the production of these senses conforms to individual experience after leaving primary school. With its results it is tried to give visibility on the theme of the lesbofobia practiced in the school scope and seeks to promote new reflections and discussions in the sense of widening debates, disfiguring prejudices about the field of gender and sexuality, in this way, to think in a renewed way, the culture, school, affections, and ways of being / being in the world. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso zh pt_BR
dc.subject Etnobiografia pt_BR
dc.subject Lesbianidades pt_BR
dc.subject Trajetória escolar pt_BR
dc.subject Ethnobiography pt_BR
dc.subject Lesbianities pt_BR
dc.subject School trajectory pt_BR
dc.title “NO TEMPO DO ENSINO MÉDIO O ARMÁRIO ERA MAIS APERTADO DO QUE HOJE” – EXPERIÊNCIAS DE MULHERES LÉSBICAS NO ENSINO PRIVADO DE TERESINA (PI) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account