Abstract:
RESUMO:Esta pesquisa busca compreender a partir das memórias de mulheres lésbicas, ex-alunas da
rede privada de ensino da cidade de Teresina, os significados atribuídos às suas tentativas de
encontrar condições para a consecução dos afetos e desejos nas suas trajetórias escolares. A
pesquisa utilizou uma abordagem etnobiográfica. Esta abordagem que diz respeito à inovação
teórica-metodológica baseada nos valores da pesquisa etnográfica, na sua capacidade de
compreensão do mundo simbólico através das narrativas dos sujeitos. Para isso, o trabalho foi
conduzido pela imersão em estudos sobre narrativas, sociabilidades e lesbianidades. O campo
iniciou-se por meio de encontros, onde os convites foram realizados por meio de uma rede
social virtual e por indicação das redes de relações das mulheres lésbicas participantes desta
pesquisa. Ao considerar o sujeito pesquisado na sua multidimensionalidade ao narrar sua
própria experiência e mediar sobre os desdobramentos subjetivos remetidos em suas
memórias, esquecimentos e silêncios expressam repertórios discursivos que permitem, assim,
descrever e analisar estruturas significativas de cultura, e não somente de um ponto de vista
biográfico da vida particular de indivíduos ou arranjos institucionais, mas sobre os amplos
sentidos culturais dados ao gênero e a sexualidade no espaço escolar, assim como, a maneira
como a produção desses sentidos conformam a experiência individual após a saída do ensino
básico. Com seus resultados intenta-se dá visibilidade sobre a temática da lesbofobia praticada
no âmbito escolar e busca promover novas reflexões e discussões no sentido de ampliar
debates, desfigurar preconceitos acerca do campo de gênero e da sexualidade, dessa forma,
pensar de modo renovado, a cultura, a escola, os afetos, e as formas de ser/estar no mundo.
ABSTRACT:This research seeks to understand from the memories of lesbian women, former students of
the private school network of the city of Teresina, the meanings attributed to their attempts to
find conditions for the achievement of affections and desires in their school trajectories. The
research used an ethnobiographic approach. This approach concerns theoreticalmethodological innovation based on the values of ethnographic research, in its capacity to
understand the symbolic world through the subjects' narratives. For this, the work was
conducted by immersion in studies on narratives, sociabilities and lesbianities. The field was
started by means of meetings, where the invitations were made through a virtual social
network and by indication of the networks of relations of the lesbian women participating in
this research. By considering the subject searched in his multidimensionality by narrating his
own experience and mediate on the subjective unfoldings in his memories, forgetfulness and
silence express discursive repertoires that allow to describe and analyze meaningful structures
of culture, not only from a point of view biographical view of the private life of individuals or
institutional arrangements, but about the broad cultural meanings given to gender and
sexuality in the school space, as well as how the production of these senses conforms to
individual experience after leaving primary school. With its results it is tried to give visibility
on the theme of the lesbofobia practiced in the school scope and seeks to promote new
reflections and discussions in the sense of widening debates, disfiguring prejudices about the
field of gender and sexuality, in this way, to think in a renewed way, the culture, school,
affections, and ways of being / being in the world.