Repositório Institucional da UFPI

A REPRESENTAÇÃO DE FILOSOFIA NA OPINIÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: uma intervenção filosófica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PINHEIRO, Francisca Alaíne
dc.date.accessioned 2020-07-23T11:24:43Z
dc.date.available 2020-07-23T11:24:43Z
dc.date.issued 2020-07-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2294
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Edna Maria Magalhães. Examinador Interno: Prof Dr Heraldo Aparecido Silva. Examinadora Externa: Prof ª Dra. Solange Aparecida de Campos Costa. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:A presente Dissertação de Mestrado foi intitulada ―A representação de Filosofia na opinião dos discentes do Ensino Médio: uma intervenção filosófica. Trata-se de um estudo sobre o ensino de Filosofia e a recepção desta disciplina segundo discentes do Ensino Médio. Esse estudo fundamenta-se na percepção de que as opiniões vigentes sobre a Filosofia, produzem uma representação negativa acerca dessa área de conhecimento, que interfere na recepção dos discentes em relação ao componente curricular Filosofia. Constata-se que isto inviabiliza o trabalho docente e prejudica o desempenho acadêmico dos discentes. Esta problemática, certamente, é vivenciada na experiência daqueles que lidam com ensino de Filosofia, o que leva a frequentes dificuldades em efetivar um trabalho pedagógico satisfatório. Este estudo tem como objetivo compreender como se dá a representação de Filosofia pelos discentes e, neste sentido, verificar se tal representação ou opinião tem interferido efetivamente na consolidação da Filosofia como componente curricular do ensino médio. A Filosofia enquanto saber detentor de conteúdo crítico está envolvida em controvérsias, questionamentos, isto é, trata-se de um conhecimento que tem em si mesmo seu objeto de estudo enquanto fundamento do método e da crítica radical. Com base neste entendimento, para realizar a presente pesquisa, parte-se de uma concepção de Filosofia que adota a perspectiva socrático-platônica de ―busca amorosa do saber‖ cuja natureza é a discussão de problemas e questões da experiência humana (opiniões) que, submetida ao exercício da razão e do diálogo (dialética) propicie um conhecimento que amplie e/ou fundamente as opiniões (quando consideradas verdadeiras) ou as supere (quando consideradas falsas). Desse modo, a finalidade desta pesquisa é entender como as opiniões sobre a Filosofia, presentes no senso comum, compõem uma representação social acerca deste ensino para o currículo do ensino médio que impactam em sua real efetivação. ABSTRACT:This Master's Dissertation was entitled "The representation of Philosophy in the opinion of high school students: a philosophical intervention. It is a study about the teaching of philosophy and the reception of this discipline according to high school students. This study is based on the perception that the current opinions about philosophy produce a negative representation about this area of knowledge, which interferes with the reception of the students in relation to the curricular component philosophy. It is verified that this makes the teaching work unfeasible and impairs the academic performance of the students. This problem is certainly experienced in the experience of those who deal with teaching philosophy, which leads to frequent difficulties in carrying out satisfactory pedagogical work. This study aims to understand how to give the representation of philosophy by students and, in this sense, to verify if such representation or opinion has effectively interfered with the consolidation of philosophy as a component of high school curriculum. Philosophy as a knowledge of critical content is involved in controversies, questions, that is, it is a knowledge that has in itself its object of study as the foundation of method and radical criticism. Based on this understanding, the present research is based on a conception of Philosophy that adopts the Socratic-Platonic perspective of the "loving search for knowledge", whose nature is the discussion of problems and questions of human experience (opinions) subject to the exercise of reason and dialogue (dialectic) provides a knowledge that broadens and / or substantiates opinions (when considered true) or surpasses them (when considered false). Thus, the purpose of this research is to understand how opinions about philosophy, present in common sense, make up a social representation about philosophy and its importance to the high school curriculum, which constitute the opinions of the students and impact their effectiveness. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Opinião pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Diálogo pt_BR
dc.subject Ensino de Filosofia pt_BR
dc.subject Opinion pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Dialogue pt_BR
dc.subject Teaching Philosophy pt_BR
dc.title A REPRESENTAÇÃO DE FILOSOFIA NA OPINIÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: uma intervenção filosófica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account