Repositório Institucional da UFPI

FATORES QUE INFLUENCIAM O CONHECIMENTO DA FLORA NATIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO PIAUÍ, BRASIL TERESINA/PI 2019

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Patricia da Silva.
dc.date.accessioned 2020-07-17T11:13:30Z
dc.date.available 2020-07-17T11:13:30Z
dc.date.issued 2020-07-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2281
dc.description Orientadora: Profª Dra. Clarissa Gomes Reis Lopes. Examinador Externo: Prof Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI). Examinador Externo: Prof Dr. Rodrigo Ferreira de Morais (UESPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:A nova época vivida pela sociedade no mundo urbanizado e informatizado está ocasionando em desconexão com a natureza pela população, o que está sendo apontado como o principal fator para problemas ambientais, tanto de cunho físico, devido a fragmentação de habitats, homogeneização e perda de diversidade de fauna e flora nativa, como social, pela perda de conhecimento em relação às espécies locais e sua importância para o meio ambiente. Logo, o objetivo deste estudo foi verificar se fatores socioeconômicos, como também os diferentes níveis de urbanização em cinco cidades afetam o conhecimento sobre flora nativa de estudantes do Ensino Médio do Piauí. Os indivíduos participantes dessa pesquisa foram 409 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais distribuídos nas cidades de Teresina, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Amarante e Floriano. Para a coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e estímulos visuais, conjunto de fotografias de 20 plantas selecionadas pela pesquisadora, 12 espécies vegetais nativas e oito exóticas encontradas na região de estudo. Os dados foram analisados por dois métodos: estatística univariada não paramétrica (Teste U de Mann-Whitney) e estatística multivariada (Agrupamento, ACP, Análise de correspondência e GLM). Os dois métodos estatísticos foram executados no software R versão 3.5.1, com nível de significância 5% (p≤0,05). Como resultados pode-se observar que no município de Teresina os estudantes que convivem mais com o campo conhecem um maior número de espécies tanto nativas como exóticas. As aulas de Botânica não estão contribuindo para um maior aprendizado do conteúdo de plantas em um contexto geral, principalmente ao que se refere às espécies nativas. Cinco plantas foram as mais conhecidas neste município: Anacardium ocidentale L., Psidium guajava L., Talisia esculenta (A.St.-Hil.) Radlk., Mangifera indica L. e Malpighia emarginata DC, três exóticas e duas nativas. Espécies de importância estadual e municipal como a Carnaúba (Copernicia prinifera (Miller) H.E. Moore) e o Caneleiro (Cenostigma macrophyllum Tul.) apresentam pouco ou praticamente nenhum conhecimento por parte dos estudantes de Teresina. Na análise de agrupamento realizada para os cinco municípios obteve-se a divisão da área de estudo em dois grandes grupos (Teresina e Floriano/ Demerval Lobão, Monsenhor Gil e Amarante), devido os dados sócio demográficos (Densidade, PIB e IDHM), como demonstrado pela ACP. A análise de correspondência demonstrou que distribuição do conhecimento das espécies ocorreu de maneira distinta, conforme a distribuição dos municípios. Os testes de GLM evidenciaram um predomínio do gênero masculino no conhecimento de determinadas plantas, como também a probabilidade maior de estudantes que convivem com áreas rurais conhecerem espécies nativas, enquanto nas áreas urbanas a possibilidade aumenta para as exóticas. Esse estudo demonstrou que quanto maior for o processo de urbanização destas cinco cidades piauienses estudadas, maior será a perda de conhecimento para as espécies locais. Faz-se necessárias estratégias de priorização e divulgação das plantas nativas por meio da Educação Ambiental, no ambiente escolar, para que os jovens consigam entender a importância ímpar destas plantas para a biodiversidade regional. ABSTRACT:The new era lived by society in the urbanized and computerized world is causing in disconnection with nature by the population, which is being pointed out as the main factor for environmental problems, both physical, due to the fragmentation of habitats, homogenization and loss of diversity of native fauna and flora, as social, by the loss of knowledge regarding the local species and its importance for the environment. Therefore, the objective of this study was to verify if socioeconomic factors, as well as the different levels of urbanization in five cities affect the knowledge about native flora of students of the High School of Piauí. The individuals participating in this research were 409 students of the 3rd year of high school in state public schools distributed in the cities of Teresina, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Amarante and Floriano. For the data collection, we used semistructured questionnaires and visual stimuli, a set of photographs of 20 plants selected by the researcher, 12 native plant species and eight exotic found in the study region. The data were analyzed by two methods: univariate non-parametric statistics (Test U Mann-Whitney U) and multivariate statistics (Cluster analysis, ACP, Correspondence Analysis and GLM). The two statistical methods were performed in software R version 3.5.1, with significance level 5% (p≤0.05). As a result, it can be observed that in the municipality of Teresina, the students who coexist more with the field know a greater number of both native and exotic species. Botany classes are not contributing to a greater learning of plant content in a general context, especially as regards native species. Five plants were the best known in this municipality: Anacardium occidentalis L., Psidium guajava L., Talisia esculenta (A.St.-Hil.) Radlk., Mangifera indica L. and Malpighia emarginata DC, three exotic and two native plants. Species of state and municipal importance such as Carnaúba (Copernicia prinifera (Miller) H.E. Moore) and Caneleiro (Cenostigma macrophyllum Tul.) present little or no knowledge on the part of Teresina students. In the cluster analysis performed for the five municipalities, the study area was divided into two large groups (Teresina and Floriano / Demerval Lobão, Monsenhor Gil and Amarante), due to the socio-demographic data (Density, GDP and HDI), as demonstrated by ACP. The correspondence analysis showed that the distribution of knowledge of the species occurred in a different way, according to the distribution of the municipalities. The GLM tests showed a predominance of the male gender in the knowledge of certain plants, as well as the greater probability of students living with rural areas to know native species, while in urban areas the possibility increases to the exotic ones. This study demonstrated that the greater the urbanization process of these five studied cities of Piaui, the greater the loss of knowledge for local species. Strategies for prioritization and dissemination of native plants through Environmental Education in the school environment are necessary so that young people can understand the unique importance of these plants for regional biodiversity. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cidades pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.subject Plantas locais pt_BR
dc.subject Urbanização pt_BR
dc.subject Cities pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Local plants pt_BR
dc.subject Urbanization pt_BR
dc.title FATORES QUE INFLUENCIAM O CONHECIMENTO DA FLORA NATIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO PIAUÍ, BRASIL TERESINA/PI 2019 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account