Abstract:
RESUMO::O trabalho tem como objeto de estudo a prática do professor de filosofia no Centro de Ensino Oscar Galvão (CEOG), escola pública, sediada no Município de Pedreiras, Estado do Maranhão, analisada à luz da Filosofia da Práxis do italiano Antônio Gramsci (1891-1937), filósofo marxista do século XX. A filosofia da práxis de Gramsci é uma consciência política que tem a capacidade de unir teoria e prática, e o que pretendemos é sensibilizar os docentes de filosofia, que a sua atividade em sala de aula, deve levar os seus educandos a encarar e solucionar os seus problemas a partir da atividade crítica, superando o senso comum, e propondo elevar a condição cultural da massa e dos indivíduos. O objetivo da pesquisa é levar o professor de Filosofia do Ensino Médio a fazer uma reflexão teórico-metodológico da sua prática docente a partir da filosofia gramsciana e, para isso, apropriar-se de alguns conceitos, como hegemonia, ideologia, intelectual orgânico. Desse modo, defendemos mudanças na postura do professor, visto que o mesmo, aqui sendo considerado um intelectual orgânico, deve ter um papel decisivo na reforma intelectual e moral dos seus alunos, compreendendo que o resultado dessas reforma, pressupõe a reforma econômica, política, social e cultural. O trabalho será desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação, pois envolve os professores de Filosofia da escola como participantes ativos da pesquisa. Serão desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, encontros de formação e, por fim, a elaboração de um jornal comunitário, um blog, com o intuito de estimular os alunos a debaterem os problemas do cotidiano de forma mais crítica e sistemática. Essa pesquisa-ação se volta assim para os professores da disciplina de filosofia da escola acima, tudo sempre analisados com base no pensamento gramsciano.
ABSTRACT:The work has as object of study the practice of the professor of philosophy in the Center of Education Oscar Galvão (CEOG), public school, based in the Municipality of Pedreiras, State of Maranhão, analyzed in the light of the Philosophy of the Praxis of the Italian Antônio Gramsci (1891- 1937), Marxist philosopher of the twentieth century. Gramsci's philosophy of praxis is a political consciousness that has the capacity to unite theory and practice, and what we want is to sensitize the teachers of philosophy, that their activity in the classroom, should lead their students to face and solve their problems from the critical activity, surpassing the common sense, and proposing to elevate the cultural condition of the mass and the individuals. The objective of the research is to lead the teacher of Philosophy of High School to make a theoretical-methodological reflection of his teaching practice from the Gramscian philosophy, and for this, we developed some concepts, such as hegemony, ideology, organic intellectual. In this way, we defend changes in the teacher's position, since the latter, considered here as an organic intellectual, must play a decisive role in the intellectual and moral reform of his students, understanding that the result of these reforms must be economic reform. The work will be developed through an action research, as it involves the Philosophy teachers of the school as active participants in the research. There will be developed semi-structured interviews, training meetings and, finally, the development of a community newspaper, a blog, with the purpose of stimulating students to discuss daily problems in a more critical and systematic way. This action research thus turns to the teachers of the discipline of philosophy of the above school, all always analyzed on the basis of Gramscian thought.