Repositório Institucional da UFPI

PADRÕES ETNOBIOLÓGICOS DE ARACNÍDEOS (ARACHNIDA, ARANEAE) DO DELTA DO PARNAÍBA – BRASIL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CUNHA, José Alex da Silva.
dc.date.accessioned 2020-07-14T12:40:48Z
dc.date.available 2020-07-14T12:40:48Z
dc.date.issued 2020-07-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2274
dc.description Orientadora :Profª. Dra. Roseli Farias Melo de Barros. Membro Externo :Profª. Dra. Maria Iracema Bezerra Loiola (UFC). Membro Interno: Prof. Dr. João Batista Lopes. Membro Externo: Prof. Dr. Etielle Barroso de Andrade (IFPI). Membro Externo: Profª. Dra. Kelly Polyana Pereira dos Santos(UESPI). Suplente: Profª. Dra. Maria Pessoa da Silva pt_BR
dc.description.abstract RESUMO;O Delta do Parnaíba é considerado o terceiro maior do mundo, único no Continente Americano a desaguar diretamente no Oceano Atlântico. É uma Unidade de Conservação (UC), cujos espaços de seu território legalmente estabelecidos pelo poder público para a conservação, possui limites definidos e regime característicos de administração, como forma de garantir sua proteção. Pesquisas etnobiológicas são escassas para a região da Área de Proteção Ambiental (APA), fazendo-se necessários estudos que demonstrem o conhecimento etnobiológico, as práticas ambientais, culturais e a realidade socioeconômica das comunidades na região. Objetivou-se investigar, a partir de uma perspectiva etnozoológica, o conhecimento e atitude dos moradores da APA, referente ao meio ambiente, em especial às aranhas, visando fornecer dados que possam contribuir para atividades voltadas a conservação. Os dados foram coletados entre 2016 e 2018 e consistiram em formulário semiestruturado aplicados a 162 moradores residentes nas duas principais Ilhas do Delta do Parnaíba, Ilha Grande e Ilha das Canárias, pertencentes a área de influência da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Delta do Parnaíba, inseridas na APA. Paralelamente, aplicou-se 158 mapas mentais junto aos alunos nas escolas da APA, e, desenvolvidas atividades de educação ambiental voltados a conservação. Os participantes citaram um total de 264 indivíduos, distribuídos em 36 etnoespécies, e 11 famílias de aranhas. O gênero dos entrevistados não influenciou no conhecimento das aranhas. Por outro lado, houve variação significativa quando relacionado à idade e ao nível de escolaridade dos participantes. Mais da metade dos moradores (59%) nomearam pelo menos um comportamento ecológico das aranhas, relacionando-o as suas atividades funcionais. Os entrevistados exibiram uma variedade de atitudes em relação as aranhas, cuja maioria (87%) afirmou apresentar repulsa ao animal caso o encontre, prevalecendo aspectos negativos, com ênfase ao medo (63%) ou a vontade de matá-las (37%). O uso de aranhas pelas comunidades estudadas ainda é restrito, estando relacionado ao caráter terapêutico (66,7%) ou magia (33,3%), em ambos, os entrevistados usam todo o animal. Por meio dos mapas mentais, percebe-se que alunos têm boa noção para descrever as paisagens da APA, entretanto os componentes aparecem dispersos. Os desenhos apontam forte indicativo da ligação afetiva com o ambiente e revelam, também, o modo como percebem o lugar, destacando-se representações de paisagem típica do Delta e seus variados habitats ocupados pelas aranhas. As imagens apresentam certa dualidade entre a percepção naturalista e a inclusão do homem como integrante do meio, demonstrando visão romântica da APA, em que a figura humana é mero observador, como também, expressam as variantes da problemática ambiental, provenientes das intervenções humanas. Percebe-se que o9 sistema de classificação etnobiológico adotado pelos moradores reflete os saberes relacionados aos aspectos biológico e ecológico, mediante um conjunto de sentimentos, conhecimentos e comportamentos em relação as aranhas, o que pode ser traduzido como um valioso recurso cultural. Foi indentificado, também, que uma pequena parcela dos participantes se preocupa com o meio ambiente, com pequenos atos de preservação, necessitando de conscientização e ações mais incisivas por parte dos órgãos locais, no que tange a preservação dos recursos ambientais da APA. A percepção ambiental dos moradores reforça a importância da pesquisa voltada ao conhecimento das comunidades em UCs, visando auxiliar no manejo e programas de educação ambiental voltados a conservação. ABSTRACT:The Parnaíba Delta is considered the third largest in the world, unique in the American Continent to flow directly into the Atlantic Ocean. It is a Conservation Unit (UC), whose spaces of its territory legally established by the public power for conservation, has defined limits and characteristic regime of administration, as a way to guarantee its protection. Ethnobiological research is scarce for the region of the Environmental Protection Area (APA), requiring studies that demonstrate ethnobiological knowledge, environmental, cultural practices and the socioeconomic reality of communities in the region. The objective was to investigate, from an ethnozoological perspective, the knowledge and attitude of the residents of the APA, referring to the environment, especially to spiders, aiming to provide data that may contribute to activities aimed at conservation. The data were collected between 2016 and 2018 and consisted of a semistructured form applied to 162 residents living in the two main islands of the Parnaíba Delta, Ilha Grande and Ilha das Canárias, belonging to the area of influence of the Marinha Delta del Parnaíba Extractive Reserve (RESEX) inserted in the APA. At the same time, 158 mental maps were applied to the students in the APA schools, and environmental education activities were developed for conservation. Participants cited a total of 264 individuals, distributed in 36 ethnoespecies, and 11 families of spiders. The gender of the interviewees did not influence the knowledge of the spiders. On the other hand, there was a significant variation when related to the age and educational level of the participants. More than half of the residents (59%) named at least one ecological behavior of the spiders, relating it to their functional activities. Respondents exhibited a variety of attitudes toward spiders, with a majority (87%) claiming to repulse the animal if it encountered it, with negative aspects prevailing, with emphasis on fear (63%) or willingness to kill them (37%). The use of spiders by the studied communities is still restricted, being related to the therapeutic (66.7%) or magic (33.3%), in both, the interviewees use the whole animal. By means of the mental maps, it is perceived that students have good notion to describe the landscapes of the APA, however the components appear scattered. The drawings show a strong indication of the affective connection with the environment and also reveal the way they perceive the place, highlighting representations of typical landscape of the Delta and its varied habitats occupied by spiders. The images show a certain duality between the naturalistic perception and the inclusion of the man as part of the environment, demonstrating a romantic view of the APA, in which the human figure is a mere observer, as well as expressing the variants of the environmental problematic from human interventions. It is noticed that the system of ethnobiological classification adopted by the11 residents reflects the knowledge related to the biological and ecological aspects, through a set of feelings, knowledge and behaviors in relation to the spiders, which can be translated as a valuable cultural resource. It was also pointed out that a small number of the participants are concerned about the environment, with small acts of preservation, requiring awareness and more incisive actions by local bodies, regarding the preservation of environmental resources of the APA. The environmental perception of the residents reinforces the importance of the research directed to the knowledge of the communities in PAs, aiming at assisting in the management and programs of environmental education focused on conservation. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Biodiversidade pt_BR
dc.subject Percepção Ambiental pt_BR
dc.subject Etnozoologia pt_BR
dc.subject Etnoaracnologia pt_BR
dc.subject Biodiversity pt_BR
dc.subject Environmental Perception pt_BR
dc.subject Ethnozoology pt_BR
dc.subject Ethnoaracology pt_BR
dc.title PADRÕES ETNOBIOLÓGICOS DE ARACNÍDEOS (ARACHNIDA, ARANEAE) DO DELTA DO PARNAÍBA – BRASIL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account