Abstract:
RESUMO:Este estudo tem como objeto de pesquisa o uso do gênero documentário nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. Seu objetivo central é promover metodologias que possam contribuir para a contextualização do ensino de conceitos filosóficos, mas que impulsionem o discente a uma atitude ativa, de conversação, diálogo, indagação, logo, estimule o desenvolvimento de seu pensamento crítico, reflexivo. Dessa forma, reconhece que a prática docente voltada exclusivamente para o ensino tradicional, teórico, centrada na reprodução de conteúdos, não colabora para o ensino-aprendizagem de sentido, de significado, capaz de tornar o discente mais participativo, pelo contrário, produz aprendizagem mecânica. Defende, portanto, que a preocupação maior do docente seja fornecer ao aluno subsídios para o seu desenvolvimento intelectual, motivá-lo à atividade filosófica de análise, argumentação, investigação, descoberta e, ao mesmo tempo, oferecer a ele autonomia para elaborar suas próprias ideias. Com base nisso, apresenta a narrativa do documentário como meio adequado e eficiente para propiciar a contextualização do ensino de Filosofia e, também, como poderoso instrumento para a expansão do pensamento do discente e, desse modo, auxiliar em seu próprio processo de filosofar, pois, conforme concebe Rorty (2007), as narrativas, seja do gênero documentário, romance, o livro de história em quadrinhos, a reportagem jornalística têm, efetivamente, mais força para sensibilizar, provocar a atenção e o interesse das pessoas do que a teoria. Com isso, os temas de Filosofia, as obras e os textos filosóficos, dos filósofos clássicos da antiguidade aos contemporâneos, assim como textos não filosóficos, compreendidos aqui como músicas, poemas, poesias, textos jornalísticos, quando articulados à linguagem de um documentário pertinente, são capazes de produzir um ensino de Filosofia contextualizado e inspirador. É também, intenção deste trabalho, demonstrar a importância da aquisição do conhecimento filosófico com autonomia e para exercer a liberdade, provocar mudanças, esta é a utilidade prática da Filosofia, buscar sempre transformar a sociedade, com o propósito de torná-la melhor e emancipada. Esses argumentos convergem, essencialmente, com a visão de Rorty sobre o papel da Filosofia, mas, também, com filósofos contemplados nesta pesquisa que propõem a aprendizagem com mais autonomia, maior protagonismo do discente, como forma de construir conhecimento por meio da descoberta, por conseguinte, mais significativo e mais emancipatório.
ABSTRACT:The research object of this study is the use of the documentary genre in Philosophy classes in High School. Its main objective is to promote methodologies that can contribute to the contextualization of the teaching of philosophical concepts, but that impel the student to an active attitude, of conversation, dialogue, inquiry, and thus stimulate the development of his critical and reflective thinking. In this way, we recognize that the teaching practice focused exclusively on traditional and theoretical teaching, centered on the reproduction of contents, does not contribute to a meaningful teaching learning process able to make the student more participative, on the other hand, it produces a mechanical learning. Therefore, in this work we defend that the main concern of the teacher is to provide the student with subsidies for his intellectual development, to motivate him to the philosophical activity of analysis, argumentation, investigation, discovery and, at the same time, to offer him autonomy to elaborate his own ideas. Based on this, we present the narrative of the documentary as an adequate and efficient means to propitiate the contextualization of the Philosophy teaching and also as a powerful instrument for the student's thought expansion and, thus, to assist in his own process of philosophizing. Thus, as Rorty (2007) argues, the narratives, whether of the documentary genre, novel, comic book, journalistic reporting, have effectively more power to sensitize, arouse people's attention and interest than theory. With this, we believe that the Philosophy themes, works and philosophical texts, from the classic philosophers of antiquity to the contemporaries, as well as nonphilosophical texts, understood in this work as songs, poems, poetries, journalistic texts, when articulated to the language of a pertinent documentary, are capable of producing a contextualized and inspiring Philosophy teaching. It is also the intention of this work to demonstrate the importance of the philosophical knowledge acquisition with autonomy in order to exercise freedom and incite change, this is the practical utility of Philosophy, always seek to transform society, with the purpose of making it better and emancipated. These arguments essentially converge with Rorty's view of the philosophy role, but also with philosophers contemplated in this research who propose a more autonomous learning, greater student leading role, as a way of building knowledge through discovery, therefore, more significant and more emancipatory.