Repositório Institucional da UFPI

DIVERSIDADE DE FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) NA FLORESTA NACIONAL DE PALMARES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A MIRMECOFAUNA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ALTOS/PI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FERREIRA, Francisca Karen Rodrigues.
dc.date.accessioned 2020-07-09T11:38:29Z
dc.date.available 2020-07-09T11:38:29Z
dc.date.issued 2020-07-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2264
dc.description Orientador: Prof Dr Paulo Roberto Ramalho Silva. Examinador Interno: Prof Dr Denis Barros de Carvalho.Examinadora Externa: Profª Dra. Almerinda Amelia Rodrigues Araújo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Unidades de conservação têm sido criadas em todo o mundo com o intuito de controlar a degradação ocasionada por atividades antrópicas. A exemplo tem-se a Floresta Nacional de Palmares no município de Altos/ PI. Entretanto, somente a proteção por meio de legislação não é suficiente para conter tais mudanças, necessitando de outras estratégias que aliem o ambiente e a sociedade, como o monitoramento dessas áreas e medidas educativas. As formigas são consideradas um grupo relevante no monitoramento de áreas naturais, uma vez que são sensíveis às mudanças ambientais, tornando-se um grupo importante para a caracterização da qualidade do ambiente. Além disso, as formigas interagem com o homem instituindo-se então ideias e concepções que formas representações sociais oriundas do contexto social, educacional e cultural, no qual se estabeleceram estas interações. Diante do exposto, objetivou-se caracterizar as representações sociais dos estudantes do Ensino Médio da Unidade Escolar Cazuza Barbosa, em relação às formigas presentes em áreas urbanas e rurais de Altos/PI, Brasil, bem como identificar a mirmecofauna edáfica e arborícola em duas áreas sob diferentes condições de conservação na Floresta Nacional de Palmares. Em relação a Representações Sociais, foram aplicados questionários semiestruturados a estudantes do Ensino Médio da Unidade Escolar Cazuza Barbosa, bem como realizou-se aula prática sobre importância, coleta, identificação de formigas em áreas urbanas e rurais. O estudo faunístico ocorreu através da coleta sazonal de formigas na Floresta Nacional de Palmares, por meio da utilização de armadilhas pitfall de solo e arbóreo e extrator de Winkler. Os dados foram analisados através de técnicas qualitativas e quantitativas por meio de softwares estatísticos. Os resultados indicam que 37,2% dos estudantes atribuíram expressões negativas as formigas. Entretanto, há o reconhecimento de funções ambientais realizadas por estes insetos. Sentimento pelas formigas, raiva, nojo e medo foram mencionados. Os estudantes também souberam identificar com nomes populares formigas dos gêneros Pheidole, Solenopsis, Atta e Camponotus. Os professores/escola, a mídia e a família são as principais fontes de conhecimento sobre os formicídeos. Com base no levantamento faunístico na Floresta Nacional de Palmares, foram coletados 3.763 espécimes de formicídeos, pertencentes a oito subfamílias, 18 gêneros e 70 morfoespécies. Myrmicinae é a subfamília com o maior número de representantes. A trilha Cedro apresentou a maior diversidade de formicídeos, sendo que o gênero Pheidole foi o mais frequente. Quanto à sazonalidade, 56,4% das formigas foram coletadas no período seco, nos meses de setembro de 2017 e junho de 2018 e o pitfall arbóreo com atrativo, o carboidrato (doce de goiaba) representou 50, 6%. Esse estudo demonstrou que conhecer a relação que os estudantes com as formigas é uma alternativa para propostas de Educação Ambiental, pois estes insetos são importantes recursos didáticos para ampliar a relação do homem com a natureza, sendo também uma oportunidade de construir afetividade com o ambiente, propiciando o surgimento de hábitos ecológicos. Em relação a coleta faunística, pode-se considerar a importância do estudo no Piauí, uma vez que permitiu o reconhecimento do impacto de atividades antrópicas em áreas de conservação, bem como a caracterização e valorização da mirmecofauna piauiense. ABSTRACT:Units of Conservation have been established around the world to control the degradation caused by anthropogenic activities. For instance, there is the Palmares National Forest in the county of Altos / PI. But, protection through legislation alone is not sufficient to contain such changes, requiring other strategies that combine the environment and society, such as monitoring these areas and educational measures. Ants are considered a relevant group in the monitoring of natural areas, such as they are sensitive to environmental changes, becoming an important group for characterizing the quality of the environment. In addition, ants interact themselves with the man, thus instituting ideas and conceptions that form social representations from the social, educational and cultural context in which these interactions were established. Given the above, the objective was to characterize the social representations of the high school students of the Cazuza Barbosa School Unit, in relation to the ants present in urban and rural areas from Altos / PI, Brazil, as well as to identify the edaphic and arboreal myrmecofauna in two areas. Beneath different conservation conditions in Palmares National Forest. Regarding Social Representations, semi-structured questionnaires were applied to high school students of the Cazuza Barbosa School Unit, as well as practical classes on importance, collection, identification of ants in urban and rural areas. The faunal study took place through the seasonal collection of ants in the Palmares National Forest, through the use of soil and arboreal pitfall traps and Winkler extractor. Data were analyzed using qualitative and quantitative techniques using statistical software. The results indicate that 37.2% of the students attributed negative expressions to ants. However, there is recognition of environmental functions performed by these insects. Feeling for ants, anger, disgust and fear were said. Students were also able to identify with popular names ants from the genera Pheidole, Solenopsis, Atta and Camponotus. Professors/ school, the media and the family are the main sources of knowledge about Formicides. Based on the faunal survey in the Palmares National Forest, 3,763 formicide specimens were collected, belonging to eight subfamilies, 18 genera and 70 morphospecies. Myrmicinae is the subfamily with the largest number of representatives. The Cedar Trail presented the highest diversity of formicides, and the genus Pheidole was the most frequent. As for seasonality, 56.4% of the ants were collected in the dry season, in September 2017 and June 2018 and the attractive tree pitfall, carbohydrate (guava candy) represented 50, 6%. This study showed to know the relationship between students and ants is an alternative to Environmental Education proposals, as these insects are important didactic resources to broaden the relationship between man and nature, being also an opportunity to build affection with the environment. enabling the emergence of ecological habits. Regarding the faunal collection, the importance of the study in state of Piaui can be considered, since it allowed the recognition of the impact of anthropic activities in conservation areas, as well as the characterization and valorization of the state of Piaui mirmecofauna. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mirmecofauna pt_BR
dc.subject Conservação pt_BR
dc.subject Representações Sociais pt_BR
dc.subject Conservation pt_BR
dc.subject Social Representations pt_BR
dc.title DIVERSIDADE DE FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) NA FLORESTA NACIONAL DE PALMARES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A MIRMECOFAUNA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ALTOS/PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account