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RETALHOS DO SER JOVEM EM MEIO À HETERONORMATIVIDADE: EXPERIÊNCIAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA

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dc.contributor.author COSTA, Samara Layse da Rocha.
dc.date.accessioned 2020-07-07T11:41:40Z
dc.date.available 2020-07-07T11:41:40Z
dc.date.issued 2020-07-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2260
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad. Examinador Interno: Prof Dr. Phd Francis Musa Boakari. Examinador Interno: Profª Dra Maria Rosângela de Souza. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O ser jovem em meio à heteronormatividade é o tema-gerador desta pesquisa. O objetivo geral é de analisar confetos (conceitos + afetos) produzidos por jovens estudantes do CETI Profa. Maria da Conceição Salomé sobre o ser jovem em meio à heteronormatividade. Tem como objetivos específicos: identificar quem são as/os jovens do CETI Profa. Maria da Conceição Salomé ditos por elas/es mesmos; perceber o que estas/es jovens pensam sobre o ser jovem em meio à heteronormatividade; identificar os problemas vivenciados por estas/es jovens em meio à heteronormatividade; identificar as estratégias das/os jovens deste espaço escolar frente aos problemas vivenciados em meio à heteronormatividade. A pesquisa utilizou a abordagem de pesquisa Sociopoética, prática social de construção coletiva do conhecimento à luz de Gauthier (1999, 2005, 2012), Adad (2004, 2011, 2014) e Petit (2014) dentre outros. Esta abordagem parte de uma multirreferencialidade de fontes e inspirações teóricas e está pautada em cinco princípios, a saber: pesquisar com pessoas de um grupo; pesquisar com as culturas de resistência, das categorias e dos conceitos que produze; pesquisar com o corpo todo; uso da arte; e responsabilidade ética, noética e espiritual do grupo-pesquisador no momento do processo de pesquisa. A metodologia se deu por meio de oficinas com vivências sociopoéticas. Os dados foram registrados pelo audiovisual e diários de itinerância, produzidos a partir de duas técnicas artísticas intituladas: Retalhos do ser jovem em meio à heteronormatividade e seu desdobramento Estandarte do ser jovem em meio à heteronormatividade. Quando analisados, os dados revelam dimensões do pensamento do grupo-pesquisador de como ser jovem dentro da construção heteronormativa e evidenciaram que há jovens que são impedidos de ser o que são pela família e pela sociedade e outros que não são impedidos, pois são as próprias regras da sociedade; Lugares do ser jovem em meio à heteronormatividade - o grupo-pesquisador mostrou que há lugares que o ser jovem pode ser o que quiser sem impedimentos, preconceitos e críticas, lugares que são totalmente bloqueados para quem é homossexual e lugares que os jovens são robôs; Problemas do ser jovem em meio à heteronormatividade - as jovens e os jovens pontuaram que em meio à heteronormatividade, além dos problemas que os travam, os arrastam e os impedem de lidar com seus problemas sozinhos, também há os problemas com a família; e Estratégias frente aos problemas vivenciados em meio à heteronormatividade - as copesquisadoras e os copesquisadores fizeram emergir suas estratégias e a ajuda da mãe e dos amigos frente aos problemas descritos pelo grupo-pesquisador. Essas dimensões do pensamento do grupo-pesquisador indicam a desconstrução de ideias naturalizadas sobre o ser jovem e sua relação com a heteronormatividade, possibilitando outras formas de pensar esta temática para além do instituído e imposto socialmente. Neste sentido, os relatos produzidos durante as oficinas revelaram um turbilhão de ideias com as marcas das multifaces juvenis para além da heteronormatividade, denunciando o preconceito, a violência, a tristeza, o envolvimento com drogas, os problemas familiares, dentre outros que atravessam o ser jovem no contemporâneo. São produções e narrativas que reivindicam esperança, amor, respeito e, principalmente, o direito à voz. ABSTRACT:Young people amid heteronormativity is the theme-generator of this research. The study aims to analyze the "confetos" (concepts + affections) produced by young students from the CETI Profa. Maria da Conceição Salomé regarding young people amid heteronormativity. In addition, the research aims to identify who are the young people from CETI Profa. Maria da Conceição Salomé, based on their own description about themselves; to perceive what these young people think about young people amid heteronormativity; to identify the problems experienced by them amid heteronormativity; identify the strategies of the youngsters from this school to facing the problems experienced amid heteronormativity. The research was carried out based on the sociopoetics research approach, which is a social practice of collective construction of knowledge, according to Gauthier (1999, 2005, 2012), Adad (2004, 2011, 2014), Petit (2014), and others. This approach starts from a multi-referral of sources and theoretical inspirations, and it is based on five principles, including: researching with people in a group, research with resistance cultures, categories and concepts that produce, research with the whole body, use of art, and ethical, noetic and spiritual responsibility of the researcher group during the research process. The study was carried out through workshops with sociopoetics experiences. The data were recorded by audiovisual and roaming diaries, which were produced from two artistic techniques entitled: Patches of young people amid heteronormativity and its upcomings - Banner of youngster amid heteronormativity. The data reveal the dimensions of the researcher's thinking about how to be young within the heteronormative construction. In addition, the results showed that there are young people who are prevented from being what they are by the family and society, and others that are not prevented, since they are the rules of society. Places of young people amid heteronormativity - the researcher group has shown that there are places where young people can be anything they want without impediment, prejudices and criticism; places where they are not allowed for being homosexual; and places where young people are like robots. Problems of young people amid heteronormativity - the young people pointed out that amid heteronormativity, besides the problems they have to deal with, which they can not solve by themselves, there are also problems with their family. Strategies to face the problems experienced amid heteronormativity - the co-researchers exposed their strategies and the help from their mothers and friends in order to face the problems described by them. These dimensions of the researcher's thinking indicate the deconstruction of naturalized ideas about young people and its relation to heteronormativity, allowing other thoughts about this subject beyond what was instituted and imposed socially. Therefore, the reports obtained during the workshops revealed a huge amount of ideas with the marks of the juvenile multifaceted beyond heteronormativity. It was highlighted the prejudice, violence, sadness, drugs addiction, family problems, among others that cross the young people in their contemporary. The data from this study are productions and narratives that claim hope, love, respect and, above all, the right to speak. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Fomento á Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jovens pt_BR
dc.subject Heteronormatividade pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Sociopoética pt_BR
dc.subject Young people pt_BR
dc.subject Heteronormativity pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Sociopoetics pt_BR
dc.title RETALHOS DO SER JOVEM EM MEIO À HETERONORMATIVIDADE: EXPERIÊNCIAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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