Abstract:
RESUMO:Áreas naturais protegidas são consideradas a principal ferramenta de proteção da diversidade biológica e têm se destacado como espaços apropriados para a promoção da Educação Ambiental (EA). Florestas secas tropicais estão entre os ecossistemas mais ameaçados do mundo, contudo, são raramente protegidas, e pouco se sabe sobre sua biodiversidade. Além disso, o uso de áreas naturais protegidas para a EA é ainda frequentemente ignorado. Assim, este estudo teve como objetivo verificar como a conversão de ecossistemas naturais em sistemas agropecuários afeta a estrutura de assembleias de borboletas e avaliar a percepção de professores sobre EA em áreas naturais protegidas. No estudo, a conversão ambiental levou a um aumento da diversidade beta, formando comunidades de borboletas altamente aninhadas a comunidades de ecossistemas florestais, e afetou principalmente espécies especialistas. Os resultados evidenciam o valor de conservação de florestas secas por abrigarem um grande número de espécies que são afetadas pela conversão ambiental. A percepção dos professores sobre o uso de áreas naturais protegidas para EA foi, em geral, positiva. Isso significa que a efetivação da EA pelas instituições escolares não depende apenas do desejo dos professores. Portanto, estudos posteriores são necessários para identificar os reais obstáculos para uma EA significativa. Além disso, os resultados mostraram que os professores estão moderadamente conectados à natureza, porém, suas atitudes ambientais não puderam ser avaliadas com o uso da escala NEP, visto que, este instrumento apresentou baixa consistência interna. Diante da relevância da interação do homem com a natureza, é imprescindível que sejam criadas mais oportunidades para que as pessoas a vivenciem. Além disso, diante do valor de florestas secas para a conservação, sugere-se que mais e maiores reservas são necessárias para a proteção da biodiversidade, além de servirem como espaços para contato com a natureza.
ABSTRACT:Protected natural areas are considered the main tool for the protection of biological diversity and have been highlighted as appropriate spaces for the promotion of Environmental Education (EA). Tropical dry forests are among the most threatened ecosystems in the world, however, they are rarely protected, and little is known about their biodiversity. In addition, the use of protected natural areas for EA is still often ignored. Thus, this study aimed to verify how the conversion of natural ecosystems into farming systems affects the structure of butterfly assemblages and to evaluate the teachers' perception about EE in protected natural areas. In the study, environmental conversion led to an increase in beta diversity, forming communities of butterflies highly nested to communities of forest ecosystems, and mainly affected specialist species. The results show the conservation value of dry forests because they harbor a large number of species that are affected by the environmental conversion. The teachers' perception of the use of protected natural areas for EE was, in general, positive. This means that the implementation of EE by school institutions does not depend only on teachers' wishes. Therefore, further studies are needed to identify the real obstacles to meaningful EE. In addition, the results showed that teachers are moderately connected to nature, however, their environmental attitudes could not be evaluated with the use of the NEP scale, since this instrument had low internal consistency. Given the relevance of man's interaction with nature, it is essential that more opportunities be created for people to experience it. In addition, in view of the value of dry forests for conservation, it is suggested that more and more reserves are necessary for the protection of biodiversity, besides serving as spaces for contact with nature.