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RESUMO:INTRODUÇÃO: Os mercados públicos são ambientes culturais ainda pouco explorados no que diz respeito à culinária, às preparações servidas e às práticas alimentares dos comensais que os frequentam. Nesse contexto, o estudo dos determinantes da escolha alimentar permite maior conhecimento a respeito dos principais fatores que direcionam a conduta alimentar em tais locais. OBJETIVO: Analisar os determinantes associados à escolha alimentar por parte de indivíduos que frequentam os restaurantes do mercado público da Piçarra. METODOLOGIA: Pesquisa de natureza transversal, constituída por 198 adultos, de ambos os sexos, maiores de 19 anos de idade e comensal do mercado público da Piçarra. As variáveis investigadas foram: sexo, idade, etnia, estado civil, escolaridade, renda familiar, profissão e procedência. As informações de saúde levantadas foram o diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis, a prática de atividade física, ingestão de bebidas alcóolicas, uso do tabaco e autopercepção sobre saúde. Os determinantes da escolha alimentar foram avaliados pelo Food Choice Questionnaire, validado para a população brasileira, com ênfase no alimento e no indivíduo. RESULTADOS: A maioria das pessoas abordadas era do sexo masculino, com idade entre 30 e 39 anos, identificada como pardos, em convívio com companheiro, com ensino superior completo, renda mensal inferior a dois salários mínimos, residentes em Teresina. A maioria não apresentava doenças, praticava atividade física, não fumava, avaliou a sua saúde como boa, frequentava o mercado raramente e fazia refeições no mesmo restaurante, com companhia. O almoço era a principal refeição realizada e a panelada a preparação mais servida. O sabor dos alimentos foi o atributo mais valorizado. O preço, a qualidade das preparações, os aspectos higiênicos e os restaurantes foram avaliados como bons. Quanto aos determinantes da escolha alimentar, o apelo sensorial, o preço e a saúde foram considerados os mais importantes. CONCLUSÃO: O mercado público da Piçarra constitui-se em um espaço dotado de simbolismo e replicador da cultura local, fornece à população produtos e pratos típicos da região de valoração pelos comensais. Além disso, favorece socialização e comensalidade entre os usuários do serviço de alimentação, que dentre diversos atributos são atraídos principalmente pelo sabor das preparações servidas, pela praticidade em encontrar o alimento pronto para o consumo e pelo baixo custo das refeições.
ABSTRACT:INTRODUCTION: Public markets are cultural environments underexplored with regard to their cuisines, the preparations served, and their diners’ eating practices. In this context, the study of food consumption determinants allows a broader knowledge of the main factors that guide food choices in such places. OBJECTIVES: To analyze the determinants associated to the food choices of individuals who attend the public market restaurants. METHODOLOGY: Transversal research conducted through a quantitative, descriptive and analytical approach. The study target audience consisted of 198 adults from both sexes, aged +19, all usual diners of the market. The variables investigated were: gender, age, ethnicity, marital status, educational background, family income, occupation and origin. The health information collected was the chronic diseases not transmissible diagnosis, physical activity, alcohol intake, tobacco use and self-perception of health. The determinants of Food Choice Questionnaire with emphasis on food and in the individual.. RESULTS: Most participants were male, aged between 30 and 39, pardo Brazilian, married, with a college degree, monthly income below 2 Brazilian minimum wages and lived in the city of Teresina. As for the health profile, most participants did not present illnesses, were physically active, did not smoke and evaluated their overall health as good. As for the characteristics of the place, most diners often attended the market rarely, and would dine in the same restaurant, accompanied. Lunch was the main preparation held and panelada the most served one. The main reason to eat at the market was the taste of the food. Regarding the diners’ perceptions of the environment, most rated the price, the quality of the preparations served, hygiene, and the place’s evaluation as good. Concerning the determinants of food consumption, food choice, sensory appeal, price and healthiness were considered the most important ones. CONCLUSION: In face of what was found, it is notable that public markets are spaces endowed with symbolism and replicators of the local culture, since they provide the population with typical products and foods of the region, of value for diners. In addition, they favor the socialization and commensality among food service users, who are mainly attracted by the taste of the preparations served, the practicality in finding food ready for consumption and the low cost of the feed.