Repositório Institucional da UFPI

A PROBLEMATIZAÇÃO FILOSÓFICA COMO PARADIGMA DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO: uma proposta curricular de intervenção

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Maria Sueli Lopes.
dc.date.accessioned 2020-06-30T12:57:11Z
dc.date.available 2020-06-30T12:57:11Z
dc.date.issued 2020-06-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2248
dc.description Orientador: Prof Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca Examinador Interno: Prof. Dr. Luizir Oliveira.Examinadora Interna: Profª Dra. Hilda Mara Lopes de Araújo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Elaborar esta dissertação resultou do trabalho de uma pesquisa de intervenção filosófica assentada nos aportes teóricos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. As motivações que concorreram para a escolha do tema desta intervenção partiram de reflexões em torno das práticas de como o ensino é conduzido pelos docentes da Educação Básica, pois a ênfase recai no conteúdo, que pouco dialoga e se articula com a realidade, o que é característico de um modelo fragmentado, compartimentado, fruto da herança positivista que esfacela o conhecimento em especialidades denominadas de disciplinas. Dessa realidade, emergiu o seguinte questionamento: Como a problematização filosófica se constitui como paradigma da construção do pensamento complexo mediado no processo de ensino? Esse questionamento traduziu-se na força motriz do delineamento desta pesquisa de cunho intervencionista, intitulada A implementação da problematização filosófica como paradigma da construção do pensamento complexo na proposta curricular. Para a aplicação dessa intervenção, foi traçado, como objetivo geral, implementar os eixos de problematização filosófica como paradigma da construção do pensamento complexo na proposta curricular de uma escola de Ensino Médio de Tempo Integral na cidade de Parnaíba-PI. No âmbito dos objetivos específicos, definiu-se: Mapear, de forma articulada, as potencialidades e fragilidades capazes de exercer influências para a operacionalização do processo de mudança na proposta curricular; Sensibilizar o corpo docente a (re)organizar a proposta curricular da escola na perspectiva globalizadora, integradora e transdisciplinar de ensino-aprendizagem globalizadora, integradora e transdisciplinar; Fomentar uma proposta pedagógica, tendo como referência a problematização filosófica a partir da abordagem sistêmica da Teoria da Complexidade, e elaborar eixos articuladores para um ensino problematizador como implemento político da proposta curricular. O embasamento teórico acerca da complexidade está fundamentado em Morin (2001, 2002, 2005, 2007, 2014, 2015); Morin e Ciurama (2004); Maturama e Varela (1995); Pellanda (2009); entre outros que se dedicam à Teoria da Complexidade. Já em relação ao itinerário metodológico, o embasamento teórico está fundamentado em Deslandes; Fialho (2010); Thiollent (2005); Vázquez (2007); Rodriguez e Limena (2006); entre outros. O lócus da pesquisa-ação foi a Escola Pública Estadual de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo, onde a metodologia multidimensional, fundamentada em Morin, foi aplicada por meio da realização de encontros com o grupo dialogal, norteado por roteiros semiestruturados. A pesquisa focalizou o paradigma da complexidade como norteador para superar a fragmentação do pensamento, por meio da proposição de eixos problematizadores, na proposta curricular, que passam a integrar e articular os conteúdos disciplinares com base no pensamento complexo de natureza transdisciplinar e problematizadora do conhecimento pertinente. Os resultados obtidos constituem uma contribuição para o melhoramento da educação, subsidiando aos professores possibilidades de mudança no trabalho pedagógico por meio da adoção de uma prática docente que trabalhe a problematização, promovendo o pensamento complexo e a formação de uma cidadania planetária. ABSTRACT:The production of this dissertation is the result of a research of philosophical intervention based on the theoretical contributions of Edgar Morin’s Complex Thought. The motivations that contributed to this theme choice started with reflections about the practices of how teaching has been conducted by Elementary and High school teachers, since the emphasis falls on contentes, that almost do not dialogue nor articulate with reality, the which is characteristic of a fragmented, compartmentalized model, the fruit of the positivist heritage that smashes knowledge in specialties called disciplines. From this reality, the following question emerged: How does the philosophical problematization emerge as a paradigm for the construction of complex thought mediated in the teaching process? This questioning was the driving force behind the design of this interventionist research, the implementation of philosophical problematization as a paradigm for the construction of complex thinking in the curricular proposal. For the application of this intervention, the following a general objective was designed implement the axes of philosophical problematization as paradigm of the construction of complex thinking in the curricular proposal of an integral time high school in the city of Parnaíba-PI. Its specific objectives were defined as: To map, in an articulated way, the research potentialities and weaknesses capable of influencing the operationalization of the process of change in the curricular proposal; To sensitize the teaching staff to the bases of a teaching based on the globalizing, integrating and transdisciplinary perspective; To foment the pedagogical proposal, having as reference the philosophical problematization from the systemic approach of the Theory of Complexity, and to elaborate articulating axes for a problematizing teaching as a political implement of the curricular proposal. The Theoretical basis for Complexity is based on Morin (2001, 2002, 2005, 2007, 2014, 2015), Morin and Ciurama (2004); Maturama and Varela (1995); Pellanda (2009), among others who dedicate themselves to complexity theory. In relation to the methodological itinerary, the theoretical basis is based on Deslandes; Fialho (2010); Thiollent (2005); Vázquez, (2007); Rodriguez and Limena (2006), among others. The locus of action research was an Integral Time Public School Polivalente Lima Rebelo, where the multidimensional methodology, based on Morin, was applied through meetings with the dialogical group guided by semi-structured scripts. The research focused on the paradigm of complexity as a way to overcome the fragmentation of thought, through the proposition of problematizing axes, in the curricular proposal, which begin to integrate and articulate the disciplinary contents from the complex thinking of a transdisciplinary and problematizing nature of pertinent knowledge. The results obtained constitute a contribution to the improvement of education, subsidizing to teachers possibilities of change in the pedagogical work through the adoption of a teaching practice that works the problematization, promoting the complex thought and the formation of a planetary citizenship. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Problematização filosófica pt_BR
dc.subject Pensamento complexo pt_BR
dc.subject Filosofia e ensino pt_BR
dc.subject Transdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ensino globalizador pt_BR
dc.subject Philosophical problematization pt_BR
dc.subject Complex thinking pt_BR
dc.subject Philosophy and teaching pt_BR
dc.subject Transdisciplinary pt_BR
dc.subject Globali pt_BR
dc.title A PROBLEMATIZAÇÃO FILOSÓFICA COMO PARADIGMA DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO: uma proposta curricular de intervenção pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account