Abstract:
RESUMO:Elaborar esta dissertação resultou do trabalho de uma pesquisa de intervenção filosófica
assentada nos aportes teóricos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. As motivações que
concorreram para a escolha do tema desta intervenção partiram de reflexões em torno das
práticas de como o ensino é conduzido pelos docentes da Educação Básica, pois a ênfase recai
no conteúdo, que pouco dialoga e se articula com a realidade, o que é característico de um
modelo fragmentado, compartimentado, fruto da herança positivista que esfacela o
conhecimento em especialidades denominadas de disciplinas. Dessa realidade, emergiu o
seguinte questionamento: Como a problematização filosófica se constitui como paradigma da
construção do pensamento complexo mediado no processo de ensino? Esse questionamento
traduziu-se na força motriz do delineamento desta pesquisa de cunho intervencionista,
intitulada A implementação da problematização filosófica como paradigma da construção do
pensamento complexo na proposta curricular. Para a aplicação dessa intervenção, foi traçado,
como objetivo geral, implementar os eixos de problematização filosófica como paradigma da
construção do pensamento complexo na proposta curricular de uma escola de Ensino Médio de
Tempo Integral na cidade de Parnaíba-PI. No âmbito dos objetivos específicos, definiu-se:
Mapear, de forma articulada, as potencialidades e fragilidades capazes de exercer influências
para a operacionalização do processo de mudança na proposta curricular; Sensibilizar o corpo
docente a (re)organizar a proposta curricular da escola na perspectiva globalizadora, integradora
e transdisciplinar de ensino-aprendizagem globalizadora, integradora e transdisciplinar;
Fomentar uma proposta pedagógica, tendo como referência a problematização filosófica a partir
da abordagem sistêmica da Teoria da Complexidade, e elaborar eixos articuladores para um
ensino problematizador como implemento político da proposta curricular. O embasamento
teórico acerca da complexidade está fundamentado em Morin (2001, 2002, 2005, 2007, 2014,
2015); Morin e Ciurama (2004); Maturama e Varela (1995); Pellanda (2009); entre outros que
se dedicam à Teoria da Complexidade. Já em relação ao itinerário metodológico, o
embasamento teórico está fundamentado em Deslandes; Fialho (2010); Thiollent (2005);
Vázquez (2007); Rodriguez e Limena (2006); entre outros. O lócus da pesquisa-ação foi a
Escola Pública Estadual de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo, onde a metodologia
multidimensional, fundamentada em Morin, foi aplicada por meio da realização de encontros
com o grupo dialogal, norteado por roteiros semiestruturados. A pesquisa focalizou o paradigma
da complexidade como norteador para superar a fragmentação do pensamento, por meio da
proposição de eixos problematizadores, na proposta curricular, que passam a integrar e articular
os conteúdos disciplinares com base no pensamento complexo de natureza transdisciplinar e
problematizadora do conhecimento pertinente. Os resultados obtidos constituem uma
contribuição para o melhoramento da educação, subsidiando aos professores possibilidades de
mudança no trabalho pedagógico por meio da adoção de uma prática docente que trabalhe a
problematização, promovendo o pensamento complexo e a formação de uma cidadania
planetária.
ABSTRACT:The production of this dissertation is the result of a research of philosophical intervention based
on the theoretical contributions of Edgar Morin’s Complex Thought. The motivations that
contributed to this theme choice started with reflections about the practices of how teaching has
been conducted by Elementary and High school teachers, since the emphasis falls on contentes,
that almost do not dialogue nor articulate with reality, the which is characteristic of a
fragmented, compartmentalized model, the fruit of the positivist heritage that smashes
knowledge in specialties called disciplines. From this reality, the following question emerged:
How does the philosophical problematization emerge as a paradigm for the construction of
complex thought mediated in the teaching process? This questioning was the driving force
behind the design of this interventionist research, the implementation of philosophical
problematization as a paradigm for the construction of complex thinking in the curricular
proposal. For the application of this intervention, the following a general objective was
designed implement the axes of philosophical problematization as paradigm of the construction
of complex thinking in the curricular proposal of an integral time high school in the city of
Parnaíba-PI. Its specific objectives were defined as: To map, in an articulated way, the research
potentialities and weaknesses capable of influencing the operationalization of the process of
change in the curricular proposal; To sensitize the teaching staff to the bases of a teaching based
on the globalizing, integrating and transdisciplinary perspective; To foment the pedagogical
proposal, having as reference the philosophical problematization from the systemic approach
of the Theory of Complexity, and to elaborate articulating axes for a problematizing teaching
as a political implement of the curricular proposal. The Theoretical basis for Complexity is
based on Morin (2001, 2002, 2005, 2007, 2014, 2015), Morin and Ciurama (2004); Maturama
and Varela (1995); Pellanda (2009), among others who dedicate themselves to complexity
theory. In relation to the methodological itinerary, the theoretical basis is based on Deslandes;
Fialho (2010); Thiollent (2005); Vázquez, (2007); Rodriguez and Limena (2006), among
others. The locus of action research was an Integral Time Public School Polivalente Lima
Rebelo, where the multidimensional methodology, based on Morin, was applied through
meetings with the dialogical group guided by semi-structured scripts. The research focused on
the paradigm of complexity as a way to overcome the fragmentation of thought, through the
proposition of problematizing axes, in the curricular proposal, which begin to integrate and
articulate the disciplinary contents from the complex thinking of a transdisciplinary and
problematizing nature of pertinent knowledge. The results obtained constitute a contribution to
the improvement of education, subsidizing to teachers possibilities of change in the pedagogical
work through the adoption of a teaching practice that works the problematization, promoting
the complex thought and the formation of a planetary citizenship.