Abstract:
RESUMO:Esta pesquisa investigou o perfil da formação inicial do professor de Educação Infantil do
Município de Teresina, considerando a exigência da LDB 9.394/96 que trata da formação
mínima exigida para atuar nesta etapa de Educação Básica, problematizando os elementos de
convergências e divergências entre o referido marco legal e o perfil formativo encontrado. O
estudo compreendeu o universo de 2.342 docentes que atuavam na rede municipal e privada
desse município, em 2017. Considerando as características do objeto de estudo, optou-se por
uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, classificada quanto ao objetivo elencado como
descritivo-analítica, tendo como fonte os dados do Censo Escolar da Educação Básica do ano
de 2017, disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio
Teixeira (INEP), em forma de Microdados. A extração destes Microdados e a posterior
análise estatística foram realizadas com o auxílio do Programa Statistical Package for the
Social Siences (SPSS), utilizando-se das seguintes funções: selecionar casos, agregar,
frequência e referência cruzada, as quais possibilitaram a produção de um banco de dados
composto pelas variáveis: dependência administrativa, tipo de contratação, escolaridade, tipo
e situação do curso superior, agências formadoras. A construção das Tabelas contou com a
utilização do programa Excel. O embasamento teórico da pesquisa está pautado,
especialmente, em Gatti (2004, 2009, 2011, 2019), Lima (2016), Barreto (2009), Kishimoto
(1999, 2002, 2005), Kramer (2006), Imbernón (2005). Os resultados revelam que apesar dos
avanços, o perfil de formação dos professores é diversificado, pois boa parte possuía curso
superior, um significativo número de docentes tinha nível médio (sem magistério) estando
com o curso superior em andamento, alguns possuíam curso Normal Magistério de nível
médio e um pequeno percentual de professores com ensino fundamental incompleto. Em
relação à área específica da formação inicial dos professores, que atuavam na educação
infantil da rede pública e privada em Teresina, constatou-se que quase todos os titulares de
turmas da Rede Pública Municipal tinham ou cursavam Licenciatura em Pedagogia, em 2017,
enquanto que os profissionais que atuavam na rede privada possuíam uma configuração um
pouco diferente, visto que apenas 71,3% dos docentes, em 2017. Os números revelam que o
perfil dos docentes da primeira rede de ensino, tanto em relação à formação em nível superior
quanto no que se refere à formação adequada para atuar na educação, aproxima-se mais do
que estabelece a legislação. Conclui-se que, quantitativamente, ainda falta muito para que o
perfil formativo dos professores investigados atenda as exigências da legislação educacional
brasileira. No entanto, considerando o percentual de docentes que já possuíam e estavam
cursando licenciatura em Pedagogia, pode-se projetar uma melhoria desse perfil formativo a
curto ou médio prazo.
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ABSTRACT:This research investigated the profile of the initial education of the Teresina School of
Education teacher, considering the requirement of LDB 9.394/96 that deals with the minimum
training required to perform in this stage of Basic Education, problematizing the elements of
convergences and divergences between the aforementioned legal framework and the training
profile found. The study comprised the universe of 2.342 teachers working in the municipal
and private network of this municipality, in 2017. Considering the characteristics of the object
of study, we opted for a quantitative-qualitative approach, classified according to the
objective described as descriptive-analytical, based on data from 2017‟s Census of the Basic
Education School, available in the portal of the National Institute of Studies and Research
Anísio Teixeira (INEP), in the form of microdata. The extraction of these microdata and
subsequent statistical analysis were carried out with the help of the Statistical Package for the
Social Sciences (SPSS), using the following functions: select cases, aggregate, frequency and
cross-reference, which enabled the production of a database composed of the variables:
administrative dependency, type of hiring, schooling, type and situation of the higher course,
training agencies. The construction of the tables counted on the use of the Excel program. The
theoretical basis of the research is on Gatti (2004, 2009, 2011, 2019), Lima (2016), Barreto
(2009), Kishimoto (1999, 2002, 2005), Kramer (2006) and Kuhlmann Jr (2001). The results
show that, despite the advances, the teacher training profile is diversified, since most of had a
higher education degree, and that a significant number of teachers had a medium level
(without a teaching profession) while the course was in progress, some had a Normal High
School and a small percentage of teachers with incomplete elementary school. In relation to
the specific area of initial teacher training, which worked in the public and private schools in
Teresina, it was verified that almost all the holders of classes in the Municipal Public Network
had or attended a degree in Pedagogy in 2017, while the professionals working in the private
network had a slightly different configuration, as only 71.3% of teachers in 2017. The figures
show that the profile of teachers in the Public Education Network, both in relation to training
at the higher level and with regard to adequate training to act in education, is closer to what
the legislation establishes. It is concluded that, quantitatively, the formative profile of the
teachers investigated still needs to meet the requirements of Brazilian educational legislation.
However, considering the percentage of teachers who already had and were taking a degree in
Pedagogy, an improvement of this training profile can be projected in the short or medium
term.