Abstract:
RESUMO: O objeto do presente estudo compreende a mobilização e aquisição de saberes por professores de Matemática ao vivenciarem experiências com materiais manipuláveis. O objetivo geral é compreender de que forma os saberes são adquiridos e mobilizados na prática pedagógica dos professores de Matemática do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental, ao vivenciarem experiências com materiais manipuláveis. Especificamente pretendemos: contextualizar aspectos históricos da Matemática, dando ênfase aos materiais manipuláveis enquanto tendência pedagógica; caracterizar a prática pedagógica dos professores de Matemática que exercem a docência no Ensino Fundamental; descrever formas de aquisição e de mobilização de saberes docentes no que tange à prática do professor de Matemática do 6º ao 9º ano ao utilizar os materiais manipuláveis em atividades propostas nas aulas de Matemática e identificar a importância da utilização dos materiais manipuláveis como subsídio para o fazer pedagógico do professor de Matemática. Considerando a abordagem teórica conceitual, a pesquisa foi desenvolvida a partir de bases das tendências no ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental referenciadas em autores como: Reys (1971), Nacarato (2005), Valente (2007), Fiorentini e Miorim (1990), Mendes (2006), dentre outros e Tardif (2008), no que diz respeito aos saberes docentes. Utilizamos também como aporte teórico, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), que mostram as contribuições do uso dos materiais manipuláveis para um trabalho de formação de atitudes, enfrentando desafios na busca de soluções, na criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório e necessário para a aprendizagem da Matemática. A pesquisa é qualitativa e descritiva, para a qual dados foram coletados utilizando um questionário misto, para identificarmos o perfil dos sujeitos e entrevista semiestruturada, para conhecer aspectos relativos à prática pedagógica e, em especial, à utilização de materiais manipuláveis. O referencial metodológico está embasado em Minayo (1994), Richardson et al (1999), Bardin (2006), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são professores de Matemática que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Teresina-PI. Com base na análise dos dados, evidenciamos que os Professores investigados na pesquisa mobilizam e adquirem saberes a partir da utilização dos materiais manipuláveis, tais como: tangram, material dourado, sólidos geométricos, fichas numeradas, barras, ábaco, com os quais estabelecem atividades diferenciadas e aplicações dos temas de estudo em Matemática, a partir de uma ruptura do modelo de ensino tradicional. Dessa forma, contemplamos um novo delineamento ao Ensino de Matemática, a partir das reflexões e iniciativas em novas estratégias metodológicas e no compromisso do trabalho evidenciado em cada sujeito deste estudo. ABSTRACT: The purpose of this study comprises the mobilization and acquisition of knowledge by mathematics teachers when they experience experiences with manipulatives. The overall goal is to understand how knowledge is acquired and mobilized the pedagogical practice of the 6th mathematics teachers to 9th grade of elementary school, when they experience experiences with manipulatives. Specifically we aim to: contextualize historical aspects of mathematics , emphasizing manipulatives as pedagogical trend; characterize the pedagogical practices of mathematics teachers engaged in teaching in elementary education ; describe forms of acquisition and mobilization of teaching knowledge regarding the practice of mathematics teacher from 6th to 9th grade when using manipulatives in activities proposed in class Mathematics and identify the importance of the use of manipulatives as a subsidy for the pedagogical teacher of Mathematics . Considering the conceptual theoretical approach , the research was carried out from bases of trends in the teaching of Mathematics in the final years of elementary school referenced in authors such as : Reyes (1971 ) , Nacarato (2005 ) , Valente (2007 ) , Fiorentini and Miorim ( 1990) , Mendes (2006 ) , among others, and Tardif (2008 ) with respect to the teacher's knowledge . We also use as theoretical framework, the National Curriculum Parameters ( BRAZIL , 1997) , showing the contributions of the use of manipulatives for a job training attitudes , facing challenges in finding solutions , creating strategies and the ability to change them when the result is not satisfactory and necessary for the learning of mathematics . The research is qualitative and descriptive, for which data were collected using a mixed questionnaire to identify the profile of subjects and semi-structured interview, to know aspects of pedagogical practice and in particular the use of manipulatives. The methodological framework is grounded in Minayo (1994), Richardson et al (1999), Bardin (2006), among others. The research subjects are math teachers who work from 6th to 9th grade of elementary school of the Municipal Public Network Teresina-PI. Based on data analysis, it noted that the survey investigated Teachers mobilize and acquire knowledge from the use of manipulatives, such as tangram, golden material, geometric solids, numbered sheets, bars, Abacus, with which they differentiated activities and applications of subjects of study in mathematics, from a breakdown in the traditional teaching model. Therefore, we contemplate a new design to the Teaching of Mathematics, from the reflections and initiatives in new methodological strategies and commitment of the work shown in each subject of this study.