Repositório Institucional da UFPI

INVENTAR PROCESSOS POÉTICOS - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MEDEIROS, Marina Souza,
dc.date.accessioned 2020-06-24T11:48:05Z
dc.date.available 2020-06-24T11:48:05Z
dc.date.issued 2020-06-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2237
dc.description Orientador:Prof. Dr. Fernando Antonio Baptista Pereira. Co-orientadora: Prof.ª Dra. Rita de Cássia Moura Carvalho. Avaliadora Interna: Prof.ª Dra. Áurea da Paz Pinheiro.Avaliadora Interna: Prof.ª Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Inventar foi um projeto que propôs contribuir para as discussões a respeito dos novos caminhos que movem a Museologia e Inovação Social, como prática de transformação, por meio da sensibilização das comunidades, para a melhoria e proteção do patrimônio e suas memórias. Foi realizado na Vila-Bairro Coqueiro da Praia, no município de Luís Correia (PI). Para tanto, foram utilizados processos poéticos e intervenção em arte, como instrumento para conscientização através de práticas de educação patrimonial, em uma série de encontros que convergiam em oficinas, conversas, apresentações, visitas à exposição e intervenção artística na Vila-Bairro. Participaram: um grupo-pesquisador, os estudantes da Escola Municipal Carmosina, a Comunidade e artistas convidados. O Projeto Inventar é uma fração das ações que vêm sendo realizadas na região Norte do Estado do Piauí, através do Programa de Pós-Graduação em Arte, Patrimônio e Museologia (PPGAPM), mais especificamente na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (APA), que idealiza e realiza uma rede de Museus de território na região, visando contribuir para a sensibilização das comunidades ribeirinhas, deltaicas e praieiras, sobre os patrimônios ali pertencentes. As ações em rede vêm atuando por meio de práticas colaborativas, motivadas pelo olhar atento e atuante da Coordenação do PPGAPM e dos mestrandos, no que se refere às problemáticas que circundam a Comunidade e seus patrimônios, nos âmbitos cultural e natural. Isto se dá tendo em vista as transformações emergentes que as sociedades têm sofrido na modernidade, em relação aos processos de globalização que tendenciam a homogeneização das identidades culturais e suas memórias, mesmo aquelas que, de certa forma, resistem por estarem mais afastadas dos grandes centros econômicos e sociais. Essa homogeneização provoca o esquecimento das memórias ancestrais locais e, em consequência, o enfraquecimento e distanciamento das pessoas para o uso devido de seus patrimônios. Realizamos a pesquisa pela hibridização de duas metodologias, a Pesquisa-Ação e a Sociopoética; com a escolha dessas metodologias, foi possível fazer dois momentos que definiram a pesquisa e culminaram com a intervenção artística na Vila-Bairro. ABSTRACT: Inventar was a project that proposed to contribute to the discussions about the new ways that move the museology and social innovation, as a practice of transformation, through the sensitization of the communities for the promotion and protection of the patrimony and its memories; carried out in Vila-bairro Coqueiro da Praia, in the municipality of Luís Correia / PI; using poetic processes and intervention in art as an instrument for raising awareness through heritage education practices, holding a series of meetings that converged in workshops, talks, presentations, visits to the exhibition and artistic intervention in the Vila-bairro, in which they participated: a group-researcher, students of the Carmosina Municipal School, the community and invited artists. The Inventar project is a fraction of the actions that have been carried out in the northern region of the state of Piauí through the PPGAPM - Postgraduate Program in Art, Heritage and Museology, more specifically in the APA - Environmental Protection Area of the Delta do Parnaíba, that idealizes and realizes a network of Museums of territory in the region, aiming to contribute with the sensitization of the riverside communities, comunities of the Delta do Parnaíba and coastal, about the patrimonies belonging to them. The actions have been working through collaborative practices motivated by the attentive look of the PPGAPM coordination and of the masters, on the issues surrounding the community and its cultural and natural heritage, in view considering the processes of globalization that tend towards the homogenization of cultural identities and their memories, even those that somehow resist because they are further away from the great economic and social centers; this homogenization causes the forgetting of the local ancestral memories and consequently distancing the people to the due use of their patrimony. We conducted the research by the hybridization of two methodologies, Action Research and Sociopoetics; with the choice of these methodologies it was possible to make two moments that defined the research and culminated with the artistic intervention in the Vila-Bairro. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Museologia pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Educação Patrimonial pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Sociopoética pt_BR
dc.subject Museology pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Patrimonial Education pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.subject Sociopoetics. pt_BR
dc.title INVENTAR PROCESSOS POÉTICOS - INTERVENÇÃO ARTÍSTICA - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account