Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA DE MONITORES DE EFAs E PRÁTICA DOCENTE: TRAVESSIAS E EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÃNCIA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Luana Vieira de.
dc.date.accessioned 2020-06-23T12:10:20Z
dc.date.available 2020-06-23T12:10:20Z
dc.date.issued 2020-06-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2236
dc.description Orientadora: Prof.ª. Dra. Carmen Lucia de Oliveira Cabral. Examinadora Externa: Profª Dra. Lucineide Barros Medeiros (UESPI). Examinadora Interna: Profª Dra Antonia Edna Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Esse trabalho dissertativo tem como objeto de pesquisa a formação continuada na prática docente de monitores das Escolas Família Agrícola (EFAs). O estudo se desenvolve a partir do seguinte problema: quais as contribuições da formação continuada na prática docente de monitores nas EFAs? A formação de monitores emerge como uma questão importante diante do cenário educacional no campo, em virtude dos avanços formativos na educação e da necessidade de formação contínua do professor. Assim, faz-se necessário oferecer uma formação continuada aos monitores como suporte teórico e prático a fim de que possam atender aos desafios da atualidade na prática docente. Com esse entendimento, o estudo teve como objetivo geral investigar as contribuições da formação continuada na prática docente de monitores nas EFAs, especificamente na Pedagogia da Alternância (PA). Como objetivos específicos, almeja-se: analisar os subsídios teóricos e metodológicos da formação continuada dos monitores nas EFAs; descrever a prática docente de monitores, os limites e/ou contradições da formação continuada na prática docente de monitores; identificar as contribuições da formação continuada na prática docente de monitores nas EFAs. Com essa problematização o trabalho está teoricamente fundamentado nos seguintes autores: sobre formação continuada, em Brito e Melo (2016), Freitas (2015), Imbernón (2009, 2010), Lima (2005), Misukami (2002, 2005), Silva (2018), entre outros; a prática docente está alicerçada em Nóvoa (1997, 1995), Franco (2012); no que se refere à PA, Begnami (2003), Silva (2012), Gimonet (2005), Souza (2014), entre outros. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se aos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem da pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa narrativa, respaldada nos estudos de Clandinin e Connelly (2015). A pesquisa teve como dispositivos para os registros das narrativas o memorial de formação e a entrevista narrativa. Aquele foi desenvolvido conforme as orientações de Passeggi (2008), e esta, de Bertaux (2010). O contexto empírico da pesquisa constitui-se de três EFAs do Piauí. Outrossim, o estudo contou com oito monitores, dotados de experiência docente de, no mínimo cinco anos de atuação, os quais participaram do curso de Formação Pedagógica Inicial de Monitores, em 2013, no Piauí, e atuam como monitores das EFAs. Para fins de análise das narrativas, o estudo tomou como base as orientações de Bertaux (2010). Asanálises revelam que a formação continuada tem contribuído com a prática docente de monitores nas EFAs, favorecendo o desenvolvimento da PA de maneira reflexiva, dialógica, considerando a realidade do campo, evidenciando contribuições metodológicas para prática docente, e teóricas que nortearam a execução da PA na EFA. Evidenciam uma melhor compreensão sobre a PA, potencializando uma melhor sistematização das situações didáticas em sala de aula. Ao lado dessas contribuições, os participantes indicam alguns contrapontos enfrentados no processo de formação, como a organização dos locais de formação, o tempo/duraçãoe, ainda, a necessidade de uma revitalização e melhoria da estrutura física das EFAs, bem como o reconhecimento profissional do monitor, contudo reconhecem a formação continuada como espaço de construção e reelaboração da prática docente. ABSTRACT:This dissertative work has the object of research the continued formation in the teaching practice of monitors of the Agricultural Family Schools (EFAs). The development of this study started with the following problem: what are the contributions of the continuous training in the teaching practice of monitors in the EFAs? The training of monitors emerges as an important issue in the face of the educational scenario in the field, due to the formative advances in education and the need for continuous teacher training. Thus, it is necessary to provide the theoretical and practical support to the monitors in order to meet the current challenges in teaching practice. With this understanding, the main objective of the study was to investigate the contributions of continuing education in the teaching practice of monitors in the EFAs, specifically in the Pedagogy of Alternation (PA). As specific objectives, it aims to: analyze the theoretical and methodological subsidies of the continuous training of the monitors in the EFAs; to describe the teaching practice of monitors, the limits and / or contradictions of the continuous training in the teaching practice of monitors; to identify the contributions of the continuous training in the teaching practice of monitors in the EFAs. With this problematization the work is theoretically based on the following authors: on continuous training, in Brito and Melo (2016), Freitas (2015), Imbernón (2009, 2010), Lima (2005), Misukami 2018), among others; the teaching practice is based on Nóvoa (1997, 1995), Franco (2012).; and about Peagogy of Alternation (PA), Begnami (2003), Silva (2012), Gimonet (2005), Souza (2014), among others. From the methodological point of view, it was used the theoretical and methodological assumptions of the qualitative research approach, using narrative research as a method, supported by Clandinin and Connelly (2015). The research had as techniques of data production the training memorial and the narrative interview. It was developed according to the guidelines of Passeggi (2008), and this, of Bertaux (2010). The empirical context of the research consists of three EFAs from Piauí. In addition, the study had eight monitors, with at least five years of teaching experience, who participated in the Initial Pedagogical Training of Monitors course, in 2013, in Piauí, and act as monitors of the EFAs. For purposes of data analysis, the study was based on Bertaux's (2010) guidelines, through the analysis of narratives. The analyzes show that continuing education has contributed to the teaching practice of monitors in the EFAs, favoring the development of PA in a reflexive, dialogical way, considering the reality of the field. The analysis reveals that the continuous training has contributed to the teaching practice ofmonitors in the EFAs, favoring the development of the PA in a reflexive, dialogical way, considering the reality of the field, evidencing methodological contributions for teaching practice, and theoretical that guided the execution of the PA in the EFA. They show a better understanding of PA, enhancing a better systematization of didactic situations in the classroom. In addition to these contributions, the participants indicate some counterpoints in the training process, such as the organization of training sites, time / duration, and the need for a revitalization and improvement of the physical structure of the EFAs, as well as the professional recognition of the monitor, however, recognize the continued formation as a space of construction and re-elaboration of the teaching practice. pt_BR
dc.description.sponsorship FAPEPI pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Pedagogia da Alternância pt_BR
dc.subject Monitores pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.subject Pedagogy of Alternation pt_BR
dc.subject Monitors pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA DE MONITORES DE EFAs E PRÁTICA DOCENTE: TRAVESSIAS E EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÃNCIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account