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RESUMO:Esse trabalho dissertativo tem como objeto de pesquisa a formação continuada na prática
docente de monitores das Escolas Família Agrícola (EFAs). O estudo se desenvolve a partir
do seguinte problema: quais as contribuições da formação continuada na prática docente de
monitores nas EFAs? A formação de monitores emerge como uma questão importante diante
do cenário educacional no campo, em virtude dos avanços formativos na educação e da
necessidade de formação contínua do professor. Assim, faz-se necessário oferecer uma
formação continuada aos monitores como suporte teórico e prático a fim de que possam
atender aos desafios da atualidade na prática docente. Com esse entendimento, o estudo teve
como objetivo geral investigar as contribuições da formação continuada na prática docente de
monitores nas EFAs, especificamente na Pedagogia da Alternância (PA). Como objetivos
específicos, almeja-se: analisar os subsídios teóricos e metodológicos da formação continuada
dos monitores nas EFAs; descrever a prática docente de monitores, os limites e/ou
contradições da formação continuada na prática docente de monitores; identificar as
contribuições da formação continuada na prática docente de monitores nas EFAs. Com essa
problematização o trabalho está teoricamente fundamentado nos seguintes autores: sobre
formação continuada, em Brito e Melo (2016), Freitas (2015), Imbernón (2009, 2010), Lima
(2005), Misukami (2002, 2005), Silva (2018), entre outros; a prática docente está alicerçada
em Nóvoa (1997, 1995), Franco (2012); no que se refere à PA, Begnami (2003), Silva (2012),
Gimonet (2005), Souza (2014), entre outros. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se aos
pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem da pesquisa qualitativa, tendo como
método a pesquisa narrativa, respaldada nos estudos de Clandinin e Connelly (2015). A
pesquisa teve como dispositivos para os registros das narrativas o memorial de formação e a
entrevista narrativa. Aquele foi desenvolvido conforme as orientações de Passeggi (2008), e
esta, de Bertaux (2010). O contexto empírico da pesquisa constitui-se de três EFAs do Piauí.
Outrossim, o estudo contou com oito monitores, dotados de experiência docente de, no
mínimo cinco anos de atuação, os quais participaram do curso de Formação Pedagógica
Inicial de Monitores, em 2013, no Piauí, e atuam como monitores das EFAs. Para fins de
análise das narrativas, o estudo tomou como base as orientações de Bertaux (2010). Asanálises revelam que a formação continuada tem contribuído com a prática docente de
monitores nas EFAs, favorecendo o desenvolvimento da PA de maneira reflexiva, dialógica,
considerando a realidade do campo, evidenciando contribuições metodológicas para prática
docente, e teóricas que nortearam a execução da PA na EFA. Evidenciam uma melhor
compreensão sobre a PA, potencializando uma melhor sistematização das situações didáticas
em sala de aula. Ao lado dessas contribuições, os participantes indicam alguns contrapontos
enfrentados no processo de formação, como a organização dos locais de formação, o
tempo/duraçãoe, ainda, a necessidade de uma revitalização e melhoria da estrutura física das
EFAs, bem como o reconhecimento profissional do monitor, contudo reconhecem a formação
continuada como espaço de construção e reelaboração da prática docente.
ABSTRACT:This dissertative work has the object of research the continued formation in the teaching
practice of monitors of the Agricultural Family Schools (EFAs). The development of this
study started with the following problem: what are the contributions of the continuous
training in the teaching practice of monitors in the EFAs? The training of monitors emerges as
an important issue in the face of the educational scenario in the field, due to the formative
advances in education and the need for continuous teacher training. Thus, it is necessary to
provide the theoretical and practical support to the monitors in order to meet the current
challenges in teaching practice. With this understanding, the main objective of the study was
to investigate the contributions of continuing education in the teaching practice of monitors in
the EFAs, specifically in the Pedagogy of Alternation (PA). As specific objectives, it aims to:
analyze the theoretical and methodological subsidies of the continuous training of the
monitors in the EFAs; to describe the teaching practice of monitors, the limits and / or
contradictions of the continuous training in the teaching practice of monitors; to identify the
contributions of the continuous training in the teaching practice of monitors in the EFAs.
With this problematization the work is theoretically based on the following authors: on
continuous training, in Brito and Melo (2016), Freitas (2015), Imbernón (2009, 2010), Lima
(2005), Misukami 2018), among others; the teaching practice is based on Nóvoa (1997,
1995), Franco (2012).; and about Peagogy of Alternation (PA), Begnami (2003), Silva (2012),
Gimonet (2005), Souza (2014), among others. From the methodological point of view, it was
used the theoretical and methodological assumptions of the qualitative research approach,
using narrative research as a method, supported by Clandinin and Connelly (2015). The
research had as techniques of data production the training memorial and the narrative
interview. It was developed according to the guidelines of Passeggi (2008), and this, of
Bertaux (2010). The empirical context of the research consists of three EFAs from Piauí. In
addition, the study had eight monitors, with at least five years of teaching experience, who
participated in the Initial Pedagogical Training of Monitors course, in 2013, in Piauí, and act
as monitors of the EFAs. For purposes of data analysis, the study was based on Bertaux's
(2010) guidelines, through the analysis of narratives. The analyzes show that continuing
education has contributed to the teaching practice of monitors in the EFAs, favoring the
development of PA in a reflexive, dialogical way, considering the reality of the field. The
analysis reveals that the continuous training has contributed to the teaching practice ofmonitors in the EFAs, favoring the development of the PA in a reflexive, dialogical way,
considering the reality of the field, evidencing methodological contributions for teaching
practice, and theoretical that guided the execution of the PA in the EFA. They show a better
understanding of PA, enhancing a better systematization of didactic situations in the
classroom. In addition to these contributions, the participants indicate some counterpoints in
the training process, such as the organization of training sites, time / duration, and the need for
a revitalization and improvement of the physical structure of the EFAs, as well as the
professional recognition of the monitor, however, recognize the continued formation as a
space of construction and re-elaboration of the teaching practice. |
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