Repositório Institucional da UFPI

O USO DA FERRAMENTA DUOLINGO NO APRENDIZADO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, DESAFIOS E REFLEXÕESO USO DA FERRAMENTA DUOLINGO NO APRENDIZADO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, DESAFIOS E REFLEXÕES

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA JUNIOR, Osvaldo Marreiros da.
dc.date.accessioned 2020-06-19T11:57:02Z
dc.date.available 2020-06-19T11:57:02Z
dc.date.issued 2020-06-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2230
dc.description Orientador:Prof. Dr. Francisco Wellington Borges Gomes. Examinadora Interna: Profª. Drª. Vânia Soares Barbosa. Examinadora Interna: Profª. Drª. Ana Cláudia Oliveira Silva. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Devido às mudanças tecnológicas proporcionadas pelas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no mundo atual e no ensino, estudantes de inglês como língua estrangeira (ILE) têm acesso a diversas novas formas de aprendizado. Para que haja sucesso na inserção de TICs em sala de aula – incluindo websites e aplicativos como o Duolingo, objeto de estudos desta pesquisa – é preciso identificar as percepções dos alunos acerca das tecnologias escolhidas no processo de ensino e aprendizagem, além de identificar os desafios e propor reflexões acerca de tal processo. Desse modo, este estudo tem como objetivo identificar o perfil de um grupo de alunos do IFPI do 1º ano do curso de Eletromecânica, Campus Floriano, quanto ao uso de TICs no aprendizado de Língua Inglesa, verificar as percepções do impacto do uso da ferramenta Duolingo no aprendizado de vocabulário em Língua Inglesa e apontar as relações entre o perfil dos alunos e as percepções que eles têm sobre o Duolingo. Foram utilizadas as contribuições teóricas de Kress & van Leeuwen (2001, 2006), Jewitt (2011), Gibson (1986), Cornwell et al (2003), Deterding et al. (2011), e Kapp (2012), entre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa (estudo de caso e observação participante) e os dados foram coletados através de questionários, entrevistas de grupo (focus group) e diário de observação. Foi feita a análise dos dados através da análise temática das informações provenientes das diferentes fontes e concluímos que a) o grupo de alunos participantes, em grande maioria, tem familiaridade com o uso da internet em computador e smartphone, especialmente quanto ao uso de jogos; b) o contato com a ferramenta Duolingo se deu de forma satisfatória, com o grupo de alunos atingindo o nível Intermediário da ferramenta; c) os aprendizes participantes tiveram percepções essencialmente positivas acerca do uso do Duolingo para o aprendizado de vocabulário em Língua Inglesa, apontando desenvolvimento e aumento da facilidade no aprendizado, do interesse e da motivação para aprender novas palavras em Inglês; e d) ainda há dificuldades na inserção de TICs como o Duolingo no processo de ensino-aprendizagem de ILE, apontando a necessidade de mais estudos que apresentem mais possibilidades de seu uso no cotidiano escolar. ABSTRACT:Due to the technological changes provided by ICTs in today's world, students of English as a Foreign Language (EFL) have access to several new forms of learning. In order to succeed in the insertion of ICTs in the classroom - including websites and applications such as Duolingo, this research object of study - it is necessary to identify the perceptions of students about the technologies chosen in the teaching and learning process, besides identifying the challenges and proposing reflections about such process. Thus, this study aims of identifying the profile of a group of students of the 1st year of the Electromechanical Course of IFPI, Campus of Floriano, regarding the use of ICTs in English language learning, in order to verify the perceptions of the impact of the use of Duolingo in learning English vocabulary and pointing out the relationships between the profile of the students and the perceptions they have about Duolingo. The theoretical contributions of Kress & van Leeuwen (2001, 2006), Jewitt (2011), Gibson (1986), Cornwell et al. (2003), Deterding et al. (2011) and Kapp (2012), among others, were used. This research is of qualitative nature (case study and participant observation) and the data were collected through questionnaires, focus group interviews and observation diaries. We proceeded with the thematic analysis of the data from different sources and we concluded that a) the group of students, in its great majority, is familiar with the use of internet in computers and smartphones, especially with regard to the use of games; b) the contact with Duolingo was satisfactory, with the group of students reaching the Intermediate level of the tool; c) participating learners had essentially positive perceptions about using Duolingo to learn English vocabulary, pointing to development and increased ease of learning, interest, and motivation to learn new words in English and d) there are still difficulties in the insertion of ICTs such as Duolingo in the teaching-learning process of EFL, pointing out the need for more studies that present more possibilities of its use in school. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject TICs pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Duolingo pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject English language pt_BR
dc.subject Perception pt_BR
dc.title O USO DA FERRAMENTA DUOLINGO NO APRENDIZADO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, DESAFIOS E REFLEXÕESO USO DA FERRAMENTA DUOLINGO NO APRENDIZADO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, DESAFIOS E REFLEXÕES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account