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ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS: currículo e prática pedagógica

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dc.contributor.author NASCIMENTO, Maria Noraneide Rodrigues do
dc.date.accessioned 2016-07-13T20:35:54Z
dc.date.available 2016-07-13T20:35:54Z
dc.date.issued 2016-07-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/222
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura. Examinadora Externa: Profa.Dra. Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA). Examinadora Interna: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro. 1ª Suplente Interna: Profa. Dra. Josélia Saraiva e Silva. 2ª Suplente Interna: Profa. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A dissertação apresentada tem como objeto de investigação situações que envolvem o currículo, o ensino de geografia e a prática pedagógica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC) e a Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. O interesse partiu da inquietação da pesquisadora como coordenadora pedagógica de EJA, nas escolas municipais de Teresina-PI, resultando na questão/problema que norteou o estudo: "Como as discussões sobre o currículo e o ensino de geografia contribuem para ressignificação da prática pedagógica do professor, na modalidade Educação de Jovens e Adultos?" Essa questão deu origem ao seguinte objetivo geral: Analisar o currículo do ensino de geografia, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, visando à ressignificação da prática pedagógica. Especificamente buscou-se: identificar a concepção do professor sobre o ensino de geografia e sua influência na prática pedagógica; entender a relação entre o currículo e a prática pedagógica do professor de geografia; refletir a prática pedagógica do professor de geografia, do Ensino Fundamental. Está embasada teórica e metodologicamente na abordagem qualitativa do tipo descritiva à luz dos estudos de Flick (2009), Maanem (1979), Gatti (2005). A opção pela pesquisa qualitativa se justifica por ser apropriada para a realização da investigação em discussão, permitindo ao pesquisador o contato com o real lócus e sujeitos do presente estudo, ao tempo em que obtém maiores informações na coleta e produção dos dados empíricos. Fundamenta-se em Arroyo (2006, 2011), Macedo (2001, 2010, 2012), Sacristán (2000, 2001), Moreira (2002, 2008, 2010), Candau (2000, 2010), Di Pierro (2010), Moraes (1984, 2007), Moura (2003, 2007, 2012), Santos (1976, 1986, 1994, 2001, 2008), Vesentini (1992, 2000, 2009), Mendonça (2007), Freire (1985, 1992, 1996, 2005, 2007), entre outros. Os procedimentos metodológicos para coleta de informações foram realizados por meio da aplicação do questionário, objetivando traçar o perfil dos interlocutores e da entrevista semiestruturada realizada no grupo focal, seguida da transcrição, e categorização segundo Bardin (2011), Oliveira (2010). Produzidos as informações, foram interpretadas à luz da Análise do Discurso, baseada nas concepções de Martins (2008), Maingueneau (1997), entre outros. Os resultados apontam a necessidade de ter-se clareza de que um currículo para alicerçar o ensino de geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá fundamentar-se em práticas curriculares e pedagógicas que considerem o jovem e o adulto um sujeito em formação que traz para a escola uma rica experiência de vida. Então, são pessoas jovens e adultas, trabalhadores com rosto e histórias de vida que vivem e fazem a história. Concluiu-se que os desafios apresentados na modalidade Educação Jovens e Adultos, assumem particularidades, que nem sempre são contempladas nos cursos de formação dos professores, fator determinante para um ensino de qualidade para esse público. Assim, o currículo tem implicações no desenvolvimento da prática pedagógica no ensino de geografia na modalidade EJA, influenciando nos modos de pensar e agir dos docentes no exercício de sua profissão. ABSTRACT: The dissertation presented has as object of research situations involving curriculum, the teaching of geography and pedagogical practice in Young and Adult Education mode (EJA). Integrates the Interdisciplinary Center for Research on Curricular Practice and Training of professionals of Education (NIPPC) and the Line of Research: Teaching, Teacher Training and Pedagogical Practices, of the Post-Graduation Program in Education and the Federal University of Piauí. The interest carne from the concern of the researcher as pedagogical coordinator of EJA, in the municipal schools of Teresina-PI, resulting in the question/problem that guided the study: "How the discussions on curriculum and the teaching of geography contribute to reframing the pedagogical practice of the teacher, in Young and Adult Education mode?" This issue has led generally to the following objective: To analyze the geography teaching curriculum, in Young and Adult Education mode, aiming at reframing the pedagogical practice. Specifically we seek: to identify the conception of the teacher about the teaching of geography and its influence on teaching practice; understand the relationship between the curriculum and the pedagogical practice of the geography teacher; reflect the pedagogical practice of the geography teacher of Elementary School. It is theoretically and methodologically grounded in qualitative approach of descriptive type in the light of the studies of Flick (2009), Maanem (1979), Gatti (2005). The choice of qualitative research is justified to be suitable for the conduct of the research under discussion allowing the researcher to contact the real locus and subjects of the present study, time you get more information on the collection and production of empirical data. It is based on Arroyo (2006, 2011), Macedo (2001, 2010, 2012), Sacristán (2000, 2001), Moreira (2002, 2008, 2010), Candau (2000, 2010), Di Pierro (2010), Moraes (1984, 2007), Moura (2003, 2007, 2012), Santos (1976, 1986, 1994, 2001, 2008), Vesentini (1992, 2000, 2009) Mendonça (2007), Freire (1985, 1992, 1996, 2005, 2007), among others. The methodological procedures for data collection was carried out by applying the questionnaire, in order to trace the profile of the speakers and semi-structured held in the focus group, followed by transcription, and categorization according to Bardin (2011), Oliveira (2010). Produced the information, were interpreted in the light of the Discourse Analysis, based on the conceptions of Martins (2008), Maingueneau (1997), among others. The results indicate the need to have clarity that a curriculum to support the teaching of geography in the Young and Adult Education mode (EJA) should be based on curricular and pedagogical practice that considers the young and the adult a subject in training who brings to school a rich life experience. So, they are young and adult, workers with face and life stories that live and make history. We conclude that the challenges presented in Young and Adult Education mode, take particularities, which are not always included in training courses for teachers, determining factor for a quality teaching to this public. Thus, the curriculum has implications in the development of the pedagogical practice in the geography teaching in EJA mode, influencing the ways of thinking and acting of teachers in the exercise of their profession. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Currículo e prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Curriculum and padagogical practice pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.title ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS: currículo e prática pedagógica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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