Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL APOLÔNIO FACUNDES DE SOUSA DO ASSENTAMENTO BUENOS AIRES DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Denilson Barbosa dos.
dc.date.accessioned 2020-06-17T12:42:29Z
dc.date.available 2020-06-17T12:42:29Z
dc.date.issued 2020-06-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2227
dc.description Prof. Dr. Raimundo Wilson Pereira dos Santos1º Examinador Interno: .Prof.ª Dr.ª Josélia Saraiva e Silva.2º Examinador Interno: Prof. Dr. Raimundo Jucier Sousa de Assis.3º Examinador Interno: Prof. Dr. Elmo Souza Lima.1º Examinador Externo: Prof. Dr. Jorge Martins Filho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO;A escola e a prática docente, têm sentidos e significados distintos para cada professor, já que todos nós somos seres sociohistóricos únicos e com personalidades únicas. Desse modo, esta pesquisa desenvolveu-se considerando o cenário da Educação do Campo, da escola e da prática docente de Geografia em Caxias-MA, sob a lupa da Geografia Humana e das evidências empíricas. De maneira ampla este trabalho, consiste em analisar o papel da Escola Apolônio Facundes de Sousa e da prática docente de Geografia no Assentamentos Buenos Aires do Município de Caxias-MA. Especificamente, buscou-se, verificar como o professor que não é da Educação do Campo, se percebe enquanto docente de Geografia, o que o move a trabalhar e permanecer atuando na escola do Assentamento Buenos Aires em Caxias-MA; Caracterizar a prática docente de Geografia desenvolvida na escola do Assentamento Buenos Aires em Caxias-MA e, por fim, identificar os fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento da prática do professor de Geografia em Educação do Campo na escola deste assentamento, bem como o sentido e o significado atribuído por ele ao papel da escola e da sua própria prática docente. Os aportes teóricos constituem em autores que dialogam com o papel da escola (RODRIGUES, 1997; AZEVEDO, 2007; GOULART, 2014; OLIVEIRA, 1994); prática docente (FRANCO, 2016; 2012; 2010), Geografia Escolar (COSTELLA, 2017; 2015; CAMACHO, 2011; 2008; CASTROGIOVANNI, 2011; 2009; 2007; CALLAI, 2011; CAVALCANTI, 2011; 2010; 2002; CASTELLLAR, 2005), Educação do Campo (CALDART, 2009; 2005; 2004; FERNANDES, 2009a; 2009b; 2005) e assentamentos rurais (FERNANDES, 2005) e de pesquisa documental na legislação educacional vigente e outros documentos oficiais que dão base legal e sentido a Educação do Campo e ao ensino de Geografia (BRASIL, 2014; 2013; 2012; 2008; 2002; 2000; 1998; 1996; 1988). Optou-se por seguir os parâmetros da metodologia qualitativa de investigação e do método materialismo histórico e dialético (MARAFON et al., 2013; MINAYO, 2004; 2000; ROSSI, 2014; AGUIAR; OZELLA, 2013; 2006), os quais nortearam todas as etapas do trabalho de campo junto à escola e ao professor de Geografia, interlocutor da pesquisa, com aplicação de questionários, realização de entrevistas semiestruturadas e observação participante de aulas com registros em diário de campo e fotográfico nos anos letivos de 2017 e 2018. Na organização, análise e interpretação dos dados, com base em Aguiar e Ozella (2013; 2006), foram inferidos e sistematizados 5 núcleos de significação, reveladores do modo de pensar, sentir e agir do Prof. Francisco José, interlocutor desta pesquisa, no movimento dialético de sua atividade docente: 1) O ser professor de Geografia em assentamento rural como uma atividade humana focada na qualidade do trabalho docente e da aprendizagem discente significativa, emancipadora e transformadora; 2) Saberes docentes consolidados e não consolidados, o exercício da docência e o ser professor de Geografia no âmbito da fase inicial do ciclo de vida profissional; 3) As aulas de Geografia na Escola Apolônio Facundes de Sousa: momentos indissociáveis entre a experiência vivida, saberes cotidianos e os saberes escolares do docente e dos discentes; 4) Prática docente de Geografia em Educação do Campo como práxis, fonte de conhecimento e geradora de novos conhecimentos; 5) O papel da escola e da prática docente de Geografia na formação dos educandos camponeses: uma apreensão dos sentidos e significados. Os resultados revelam que o sentido e o significado atribuído ao papel da escola e da prática docente de Geografia em Educação do Campo pelo professor investigado estão intimamente vinculados a epistemologia que fundamenta a tal prática, a qual segundo ele, baseia-se na Pedagogia Libertadora freireana e na corrente psicológica histórico-cultural vygostkyana, pois prioriza a mediação do processo de construção do conhecimento de seus educandos, com vista formar cidadãos autônomos, emancipados, críticos, reconhecendo-se como sujeitos históricos. Nesse aspecto, esse professor, é consciente de sua responsabilidade e da própria escola Apolônio Facundes de Sousa, na formação humana integral dos seus educandos e na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida em todas suas dimensões. ABSTRACT:School and teaching practice have different meanings and meanings for each teacher, since we are all unique sociohistorical beings with unique personalities. Thus, this research was developed considering the field education, the school and the teaching practice of Geography in Caxias-MA, under the magnifying glass of Human Geography and the empirical evidence. In a broad way this work consists of analyzing the role of the Apolônio Facundo de Sousa School and the teaching practice of Geography in the Buenos Aires Settlements of the Municipality of Caxias, MA. Specifically, we sought to verify how the non-Field Education teacher perceived himself as a Geography teacher, which moved him to work and continue to work in the Buenos Aires Settlement school in Caxias -MA; To characterize the teaching practice of Geography developed at the Buenos Aires Settlement school in Caxias -MA and, finally, to identify the factors that favor or hinder the development of the Geography teacher's practice in Field Education at the school of this settlement, as well as the sense and the meaning attributed by him to the role of the school and his own teaching practice. Theoretical contributions constitute authors that dialogue with the role of the school (RODRIGUES, 1997; AZEVEDO, 2007; GOULART, 2014; OLIVEIRA, 1994); (2004), and in this paper, we present the results of a study of the geography of schools in Brazil (FRANCO, 2016, 2012, 2010), School Geography (COSTELLA, 2017, 2015, CAMACHO, 2011; ) And rural settlements (FERNANDES, 2005), as well as documentary research in current educational legislation and other official documents that give legal basis and meaning to education of the Field and the teaching of Geography (BRASIL, 2014, 2013, 2012, 2008, 2002, 2000, 1998, 1996, 1988). It was decided to follow the parameters of the qualitative research methodology and the method of historical and dialectical materialism (MARAFON et al., 2013, MINAYO, 2004, ROSSI, 2014, AGUIAR, OZELLA, 2013, 2006). the stages of the field work with the school and the professor of Geography, research interlocutor, with application of questionnaires, semi-structured interviews and participant observation of classes with field and photographic journal records in the academic years of 2017 and 2018. In organization, analysis and interpretation of the data, based on Aguiar and Ozella (2013, 2006), 5 nuclei of meaning were inferred and systematized, revealing the way of thinking, feeling and acting of Prof. Francisco José, interlocutor of this research, in the dialectical movement of his teaching activity: 1) To be a professor of Geography in rural settlement as a human activity focused on the quality of teaching work and student learning meaningful, emancipating and transforming; 2) Consolidated and non-consolidated teacher knowledge, teaching and teaching geography in the initial phase of the professional life cycle; 3) Geography classes at the Apolônio Facundo de Sousa School: inseparable moments between the lived experience, everyday knowledge and the school knowledge of the teacher and the students; 4) Teaching practice of Geography in Field Education as a praxis, source of knowledge and generator of new knowledge; 5) The role of the school and the teaching practice of Geography in the formation of the peasant educandos: an apprehension of the senses and meanings. The results reveal that the sense and meaning attributed to the role of the school and the teaching practice of Geography in Field Education by the investigated professor are closely linked to the epistemology that underlies this practice, which according to him, is based on Freirean Freemasonry Pedagogy and in the Vygostkyan historical-cultural psychological current, since it prioritizes the mediation of the process of construction of the knowledge of its students, with a view to forming autonomous, emancipated, critical citizens, recognizing themselves as historical subjects. In this aspect, this teacher is aware of his responsibility and of the Apolônio Facundo de Sousa school itself, in the integral human formation of its students and in the construction of a more just, egalitarian and developed society in all its dimensions. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola Camponesa pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Geografia Escolar pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Assentamento Buenos Aires pt_BR
dc.subject Peasant School pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject School Geography pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Settlement Buenos Aires pt_BR
dc.title PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL APOLÔNIO FACUNDES DE SOUSA DO ASSENTAMENTO BUENOS AIRES DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account