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MODA E MODOS: CULTURA DE CONSUMO NO JORNALISMO DE MODA EM O ESTADO E O DIA NA DÉCADA DE 1970

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dc.contributor.author SANTOS, Nathércia Vasconcelos.
dc.date.accessioned 2020-06-09T12:40:19Z
dc.date.available 2020-06-09T12:40:19Z
dc.date.issued 2020-06-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2210
dc.description Orientadora: Prof.ª. Dra. Nilsângela Cardoso Lima. Examinadora Interna: Profª. Dra. Ana Regina Barros Rêgo Leal. Examinadora Externa: Profª Dra. Mara Rúbia Sant'anna (Universidade do Estado de Santa Catarina) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O presente trabalho tem por objetivo compreender a moda e os modos propostos pelo jornalismo de moda nos jornais O Estado e O Dia, durante a década de 1970, no Piauí. Partindo da hipótese de que neste período, no Brasil e no Piauí, ainda não havia propriamente o gênero ―jornalismo de moda‖ de forma definida, a moda se fazia presente nos jornais através das editorias femininas e/ou colunas sociais. Por meio do referencial teórico que discute jornalismo, jornalismo de moda, produção do acontecimento e da metodologia da análise de conteúdo temático categorial (Bardin, 2011), e da História Oral, faz-se uma análise das matérias veiculadas com conteúdo de moda a fim de entender as práticas que foram construídas pelos profissionais responsáveis por escrever editoriais femininos e coluna social nos dois periódicos piauienses. O recorte temporal da pesquisa é a década de 1970, período caracterizado por grandes transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil e que também marcam o mundo da moda, imprimindo estilos e movimentos que balizaram toda uma geração, como o estilo hippie, o rock roll, discoteca e a influência de filmes e músicas no vestuário das mulheres. Desta maneira, é possível afirmar que a década de 1970 é um período de modificações tanto para o ―universo fashion”, quanto para os impressos, pois estes passam a conferir visibilidade para a temática da moda, constituindo importante faceta para as práticas jornalísticas em torno do processo de introdução do jornalismo de moda no Piauí. ABSTRACT:This present work have for objective the fashion and the ways proposed by fashion journalism in the newspapers O Estado e O Dia, the decode of the1970, in Piauí. Based on the hypothesis that in this period, in Brazil and in Piauí, there was not the genre "fashion journalism" had not yet been defined, fashion was present in the newspapers through women's and / or social columns. Through the theoretical framework that discusses journalism, fashion journalism, event production and the methodology of categorical thematic content analysis (Bardin, 2011), and Oral History, an analysis of the stories conveyed with fashion content is carried out to understand the practices that were built by the professionals responsible for writing women's editorials and social column in the two periodicals of Piauí. The time-cut of the research is the 1970s, a period marked by major political, economic and social transformations in Brazil, which also mark the world of fashion, imparting styles and movements that marked the whole generation, such as the hippie style, rock roll , disco and the influence of films and music on women's clothing. In this way, it is possible to affirm that the 1970s is a period of modifications both for the "fashion universe" and for the printed ones, since these give to give visibility to the thematic of the fashion, constituting important facet for the journalistic practices around of the process of introducing fashion journalism in Piauí. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso zh pt_BR
dc.subject Cultura de consumo pt_BR
dc.subject Jornalismo de moda pt_BR
dc.subject Moda pt_BR
dc.subject Imprensa pt_BR
dc.subject Piauí pt_BR
dc.subject Consumer culture pt_BR
dc.subject Fashion journalism pt_BR
dc.subject Fashion pt_BR
dc.subject Press pt_BR
dc.title MODA E MODOS: CULTURA DE CONSUMO NO JORNALISMO DE MODA EM O ESTADO E O DIA NA DÉCADA DE 1970 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

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