Abstract:
RESUMO:O presente trabalho tem por objetivo compreender a moda e os modos propostos pelo
jornalismo de moda nos jornais O Estado e O Dia, durante a década de 1970, no Piauí.
Partindo da hipótese de que neste período, no Brasil e no Piauí, ainda não havia propriamente
o gênero ―jornalismo de moda‖ de forma definida, a moda se fazia presente nos jornais
através das editorias femininas e/ou colunas sociais. Por meio do referencial teórico que
discute jornalismo, jornalismo de moda, produção do acontecimento e da metodologia da
análise de conteúdo temático categorial (Bardin, 2011), e da História Oral, faz-se uma análise
das matérias veiculadas com conteúdo de moda a fim de entender as práticas que foram
construídas pelos profissionais responsáveis por escrever editoriais femininos e coluna social
nos dois periódicos piauienses. O recorte temporal da pesquisa é a década de 1970, período
caracterizado por grandes transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil e que
também marcam o mundo da moda, imprimindo estilos e movimentos que balizaram toda
uma geração, como o estilo hippie, o rock roll, discoteca e a influência de filmes e músicas no
vestuário das mulheres. Desta maneira, é possível afirmar que a década de 1970 é um período
de modificações tanto para o ―universo fashion”, quanto para os impressos, pois estes passam
a conferir visibilidade para a temática da moda, constituindo importante faceta para as
práticas jornalísticas em torno do processo de introdução do jornalismo de moda no Piauí.
ABSTRACT:This present work have for objective the fashion and the ways proposed by fashion journalism
in the newspapers O Estado e O Dia, the decode of the1970, in Piauí. Based on the hypothesis
that in this period, in Brazil and in Piauí, there was not the genre "fashion journalism" had not
yet been defined, fashion was present in the newspapers through women's and / or social
columns. Through the theoretical framework that discusses journalism, fashion journalism,
event production and the methodology of categorical thematic content analysis (Bardin,
2011), and Oral History, an analysis of the stories conveyed with fashion content is carried
out to understand the practices that were built by the professionals responsible for writing
women's editorials and social column in the two periodicals of Piauí. The time-cut of the
research is the 1970s, a period marked by major political, economic and social
transformations in Brazil, which also mark the world of fashion, imparting styles and
movements that marked the whole generation, such as the hippie style, rock roll , disco and
the influence of films and music on women's clothing. In this way, it is possible to affirm that
the 1970s is a period of modifications both for the "fashion universe" and for the printed ones,
since these give to give visibility to the thematic of the fashion, constituting important facet
for the journalistic practices around of the process of introducing fashion journalism in Piauí.