Repositório Institucional da UFPI

O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS ATRAVÉS DE OFICINAS: uma proposta para o ensino de Geometria

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author RODRIGUES, Antonio Francisco Canuto do Nascimento
dc.date.accessioned 2016-07-13T18:34:32Z
dc.date.available 2016-07-13T18:34:32Z
dc.date.issued 2016-07-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/220
dc.description Orientador: Prof. Dr. Mário Gomes dos Santos. Membro Interno: Prof. Dr. Jurandir de Oliveira Lopes. Membro Externo: Prof. Me. Alberto Cunha Alves (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar se o uso dos materiais manipuláveis e dos jogos utilizados como estratégia de ensino, são mais e cientes para o aprendizado dos alunos nas aulas de Geometria do que as aulas apresentadas no formato tradicional. Esta pesquisa foi desenvolvida com os alunos do 1o ano do ensino médio da Unidade Escolar Estadual Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, no município de Tianguá - Ce, no 2o semestre de 2014. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa de campo, onde procuramos colher informações sobre o tema, utilizando para isso livros, revistas, artigos, documentos e sites que abordam o assunto em questão; análise documental e pesquisa bibliográ ca, onde neste momento, nosso objetivo foi veri car o histórico da escola onde se realizou a investigação e as notas dos boletins dos alunos que zeram parte da pesquisa e por m, realizamos duas o cinas de geometria e uma de trigonometria utilizando materiais concretos e jogos, nesta fase o objetivo foi veri car e comparar o rendimento com o dos outros alunos que permaneceram no formato tradicional para podermos avaliar a e - ciência do método. O referido trabalho está estruturado em seis capítulos. O primeiro faz um estudo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. No segundo capítulo, tratamos do ensino de Geometria e seus entraves. No terceiro capítulo, destacamos a importância da utilização dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática/Geometria. O quarto capítulo ressalta a importância em se trabalhar com o material concreto e suas vantagens. O quinto capítulo trata da pesquisa de campo, onde são apresentados os resultados da pesquisa. No sexto e último capítulo sugerimos algumas o cinas utilizando jogos ou material manipulativo. Ao nal, são apresentadas as considerações nais, onde percebemos uma signi cativa diferença de aprendizagem e melhoria nos rendimentos dos alunos quando trabalhamos os conteúdos de maneira lúdica. ABSTRACT: This study aimed to analyze if the usage of manipulative materials and games, used as a teaching strategy, are more e cient to the students learning in geometry classes than the ones developed in the traditional format. This research was conducted with the 1st grade students of high school at the State School Unit Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, in the city of Tianguá Ce, in the second half of 2014. To the development of this work the following procedures were performed: eld research, where we try to gather information on the subject matter, making use of books, magazines, articles, documents and web sites that address the issue at hand; documental analysis and bibliographic research, which at this point, our goal was to verify the school's history in which the research was performed and also the reports grades of the students who took part in the research and by the end, we conducted two workshops of geometry and one of trigonometry, using to this concrete materials and games, at this stage the objective was to verify and compare the performance with the other students who remained in the traditional format in order to evaluate its e cacy. This work is divided into six chapters. The rst one is a study of the National Curriculum Standards and the National Curriculum Guidelines to high school. In the second chapter, we treat the teaching of geometry and its obstacles. In the third chapter, we highlight the importance of the usage of games in the teaching and learning of Mathematics / Geometry. The fourth chapter highlights the importance of working with concrete material and its advantages. The fth chapter deals with the eld research; it is where the results of the research are presented. In the sixth and last chapter we suggest some workshops using games or manipulative material. By the end, the nal thoughts are presented, it is where we noticed a signi cant di erence in learning and also an improvement in the students results when we teach the contents in a playful way. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Material manipulativo pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject O ficinas pt_BR
dc.subject Material manipulative pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Workshops pt_BR
dc.title O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS ATRAVÉS DE OFICINAS: uma proposta para o ensino de Geometria pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account