Repositório Institucional da UFPI

A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UFPI: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS INGRESSANTES E PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARNEIRO, Ester Martins.
dc.date.accessioned 2020-06-08T12:53:29Z
dc.date.available 2020-06-08T12:53:29Z
dc.date.issued 2020-06-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2207
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa. Examinadora Interna: Profa. Dra. Dionis de Castro Dutra Machado Examinadora Interna: Profa. Dra. Maria Zélia de Araújo Madeira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:A Residência é uma modalidade de treinamento em serviço que tem como base a aprendizagem pela prática cotidiana, marcada pela aquisição progressiva de atributos técnicos e relacionais, fundamentais no desenvolvimento do profissionalismo. O objetivo nuclear da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Piauí (RMS-UFPI) abrange formar profissionais de diferentes áreas da saúde com competências e habilidades para o cuidado integral ao paciente em assistência de alta complexidade, permeado por atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas, com vistas ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. Diante disso, o objetivo do estudo foi de conhecer as expectativas dos residentes ingressantes da RMS-UFPI e compará-las com as percepções produzidas nos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, envolvendo 12 residentes e 7 egressos do Programa de RMS-UFPI, no ano de 2018. A coleta de dados com os ingressantes foi feita por meio de entrevista não diretiva, e com os egressos, através de grupo focal, no Hospital Universitário da UFPI. As entrevistas foram transcritas na íntegra, lidas e analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. Os relatos dos ingressantes geraram uma categoria geral “expectativas”, de onde foram desveladas quatro subcategorias (pessoais, profissionais, relacionais, estruturais/organizativas) e doze unidades de registro, a saber: amadurecimento, novas experiências, conhecimento, inserção no mercado de trabalho, segurança/autoconfiança profissional, trabalho em equipe multiprofissional; relação com os residentes da RMS-UFPI, com os residentes médicos, com os profissionais do hospital e com os preceptores; carga horária e estrutura do hospital. As percepções produzidas nos egressos evidenciaram que expectativas quanto ao conhecimento teórico, trabalho multiprofissional, relação com residentes da RMS, com profissionais e preceptores foram aquém do esperado. Já as expectativas quanto ao preparo e autoconfiança profissional, conhecimento prático, inserção no mercado de trabalho, carga horária e infraestrutura do HU foram atingidas no transcorrer dos dois anos desse tipo de pós-graduação. O conhecimento das expectativas e percepções de residentes permite uma avaliação da Residência e pode oportunizar melhorias no planejamento e execução do ensino, e, por conseguinte, na qualidade do programa. ABSTRACT:The Residence is an in-service training modality that is based on daily practice learning, marked by the progressive acquisition of technical and relational attributes, fundamental in the development of professionalism. The objective of the Multiprofessional Health Residency at the Federal University of Piauí (RMS-UFPI) is to train professionals from different areas of health with skills and abilities to provide comprehensive patient care in high complexity care, permeated by reflexive, critical and humanitarian attitudes and ethics, with a view to improving the Unified Health System. The objective of the study was to know the expectations of incoming residents of RMS-UFPI and to compare them with the perceptions produced in the graduates. This is a qualitative research of exploratory and descriptive nature, involving 12 residents and 7 graduates of the RMS-UFPI Program, in the year 2018. Data collection with the participants was done through a non-directive interview, and with the graduates, through a focus group, at the UFPI University Hospital. The interviews were transcribed in full, read and analyzed according to Bardin's content analysis. The reports of the participants generated a general category "expectations", from which four subcategories (personal, professional, relational, structural / organizational) and twelve registration units were revealed: maturity, new experiences, knowledge, insertion in the labor market , professional security / selfconfidence, multiprofessional teamwork; relationship with RMS-UFPI residents, medical residents, hospital professionals and preceptors; time and hospital structure. The perceptions produced in the graduates showed that expectations regarding theoretical knowledge, multiprofessional work, relationship with RMS residents, with professionals and preceptors were lower than expected. On the other hand, the expectations regarding the preparation and professional self-confidence, practical knowledge, insertion in the labor market, hours and HU infrastructure were reached during the two years of this type of post-graduation. Knowledge of the residents' expectations and perceptions allows for an evaluation of the Residence and can provide improvements in the planning and execution of teaching, and therefore in the quality of the program. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência Multiprofissional pt_BR
dc.subject Residência em Saúde pt_BR
dc.subject Ensino em Saúde pt_BR
dc.subject Capacitação em Serviço pt_BR
dc.subject Multiprofessional Residence pt_BR
dc.subject Residence in Health pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject Training in Service pt_BR
dc.title A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UFPI: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS INGRESSANTES E PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Ciências e Saúde
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account