Abstract:
RESUMO:A Residência é uma modalidade de treinamento em serviço que tem como base a
aprendizagem pela prática cotidiana, marcada pela aquisição progressiva de
atributos técnicos e relacionais, fundamentais no desenvolvimento do
profissionalismo. O objetivo nuclear da Residência Multiprofissional em Saúde da
Universidade Federal do Piauí (RMS-UFPI) abrange formar profissionais de
diferentes áreas da saúde com competências e habilidades para o cuidado integral
ao paciente em assistência de alta complexidade, permeado por atitudes reflexivas,
críticas, humanitárias e éticas, com vistas ao aperfeiçoamento do Sistema Único de
Saúde. Diante disso, o objetivo do estudo foi de conhecer as expectativas dos
residentes ingressantes da RMS-UFPI e compará-las com as percepções produzidas
nos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e
descritivo, envolvendo 12 residentes e 7 egressos do Programa de RMS-UFPI, no
ano de 2018. A coleta de dados com os ingressantes foi feita por meio de entrevista
não diretiva, e com os egressos, através de grupo focal, no Hospital Universitário da
UFPI. As entrevistas foram transcritas na íntegra, lidas e analisadas segundo a
análise de conteúdo de Bardin. Os relatos dos ingressantes geraram uma categoria
geral “expectativas”, de onde foram desveladas quatro subcategorias (pessoais,
profissionais, relacionais, estruturais/organizativas) e doze unidades de registro, a
saber: amadurecimento, novas experiências, conhecimento, inserção no mercado de
trabalho, segurança/autoconfiança profissional, trabalho em equipe multiprofissional;
relação com os residentes da RMS-UFPI, com os residentes médicos, com os
profissionais do hospital e com os preceptores; carga horária e estrutura do hospital.
As percepções produzidas nos egressos evidenciaram que expectativas quanto ao
conhecimento teórico, trabalho multiprofissional, relação com residentes da RMS,
com profissionais e preceptores foram aquém do esperado. Já as expectativas
quanto ao preparo e autoconfiança profissional, conhecimento prático, inserção no
mercado de trabalho, carga horária e infraestrutura do HU foram atingidas no
transcorrer dos dois anos desse tipo de pós-graduação. O conhecimento das
expectativas e percepções de residentes permite uma avaliação da Residência e
pode oportunizar melhorias no planejamento e execução do ensino, e, por
conseguinte, na qualidade do programa.
ABSTRACT:The Residence is an in-service training modality that is based on daily practice
learning, marked by the progressive acquisition of technical and relational attributes,
fundamental in the development of professionalism. The objective of the
Multiprofessional Health Residency at the Federal University of Piauí (RMS-UFPI) is
to train professionals from different areas of health with skills and abilities to provide
comprehensive patient care in high complexity care, permeated by reflexive, critical
and humanitarian attitudes and ethics, with a view to improving the Unified Health
System. The objective of the study was to know the expectations of incoming
residents of RMS-UFPI and to compare them with the perceptions produced in the
graduates. This is a qualitative research of exploratory and descriptive nature,
involving 12 residents and 7 graduates of the RMS-UFPI Program, in the year 2018.
Data collection with the participants was done through a non-directive interview, and
with the graduates, through a focus group, at the UFPI University Hospital. The
interviews were transcribed in full, read and analyzed according to Bardin's content
analysis. The reports of the participants generated a general category "expectations",
from which four subcategories (personal, professional, relational, structural /
organizational) and twelve registration units were revealed: maturity, new
experiences, knowledge, insertion in the labor market , professional security / selfconfidence,
multiprofessional teamwork; relationship with RMS-UFPI residents,
medical residents, hospital professionals and preceptors; time and hospital structure.
The perceptions produced in the graduates showed that expectations regarding
theoretical knowledge, multiprofessional work, relationship with RMS residents, with
professionals and preceptors were lower than expected. On the other hand, the
expectations regarding the preparation and professional self-confidence, practical
knowledge, insertion in the labor market, hours and HU infrastructure were reached
during the two years of this type of post-graduation. Knowledge of the residents'
expectations and perceptions allows for an evaluation of the Residence and can
provide improvements in the planning and execution of teaching, and therefore in the
quality of the program.