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RESUMO:Introdução: A violência familiar infantojuvenil é caracterizada por atos ou omissões praticadas por pais, parentes ou responsáveis e pode produzir comportamentos autodestrutivos, reclusão, depressão, raiva e problemas de aprendizado, como os que caracterizam o fracasso escolar. Objetivo: Analisar a correlação entre a percepção de violência familiar infanto-juvenil e o fracasso escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal utilizando a triangulação dos dados, realizado com 117 escolares do 6º do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Chaval-CE. Esta pesquisa foi desenvolvida em 02 escolas da zona urbana e 01 da zona rural totalizando 06 turmas participantes da coleta de dados. Os dados quantitativos foram coletados por meio de questionário sociodemográfico, aplicação da escala de Sinalização do Ambiente Natural Infantil (SANI) e avaliação objetiva do fracasso escolar, sendo analisados utilizando os testes t de student, Exato de Fisher e teste de Spearman. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 20% dos escolares, compostos por 10% com maior pontuação e 10% com menor pontuação na escala SANI. Utilizou-se a saturação teórica e as informações foram avaliadas por meio da análise do discurso na vertente francesa. Resultados: Dentre os escolares da amostra, 52,1% eram do sexo masculino e 47,9% do sexo feminino com média de idade de 10,9 anos. A pesquisa demonstrou ainda que 86,3% dos escolares eram matriculados na zona urbana e 53,8% estudavam no turno da manhã. Após análise bivariada verificou-se que não houve diferença significativa entre as médias de percepção de violência familiar para as variáveis de turno, renda familiar e quanto ao fracasso escolar. Em contraponto, houve diferença significativa (p ≤ 0,05) na relação entre a pontuação na escala SANI e as zonas urbana e rural. A partir das entrevistas semiestruturadas foi possível identificar que a maioria dos participantes mora com os pais ou só com a mãe e, quando ausentes, os tios têm exercido o papel de responsáveis pelos escolares. Quanto aos tipos de violência presenciada, a física e a psicológica foram as mais citadas pelos escolares, tendo como agressores mais frequentes os pais e a vítima mais frequente foi a irmã (o). Conclusão: Mediante análise entre a percepção de violência familiar e fracasso escolar verificou-se que não houve correlação significativa, ainda que as pontuações estejam acima da média da escala SANI, o que permite concluir que mesmo presenciando situações de violência, os escolares podem desenvolver estratégias de autoproteção que auxiliem no desempenho escolar satisfatório.
ABSTRACT:Introduction: Child and juvenile domestic violence is identified by the acts or omissions by parents, relatives or guardians, and it can result in self-destructive behavior, seclusion, depression, anger issues and learning problems, can lead to school failure. Objective: To analyze the correlation between the perception of child and juvenile domestic violence and school failure. Methodology: This is a cross-sectional study with data triangulation, carried out with 117 students from the 6th grade of public schools in Chaval-CE. This research was conducted in 02 schools from the urban area and 01 school from the rural area, with a total of 06 groups in the data collection. Quantitative data were collected through a sociodemographic questionnaire, a Children's Natural Environment Signaling (Sinalização do Ambiente Natural Infantil - SANI) scale application, and an objective assessment regarding school failure, and data were analyzed using Student's t-test, Fisher's exact test and Spearman's test. Semi-structured interviews were conducted with 20% of the students, of which 10% had the highest score and 10% had the lowest score on the SANI scale. Using theoretical saturation and the information was assessed through the French discourse analisis theory. Results: Among the students in the sample, 52.1% were male and 47.9% female, the average age was 10.9 years. The survey also showed that 86.3% of the students were enrolled in the urban area, and 53.8% studied during the morning period. After bivariate analysis, it was found that there was no significant difference between the variables of average perception of family violence by the period of study, family income and school failure. However, there was a significant difference (p ≤ 0.05) in the relationship between the SANI score and the urban and rural areas. It was possible to identify, from the semi-structured interviews, that most students live with both parents or only with their mother and, in their absence, uncles can also be legally responsible for the students. Regarding the types of violence witnessed and pointed by the students, the physical and psychological ones were the majority; their parents were the most frequent aggressors and the most frequent victim was the sister or brother. Conclusion: In the analysis of the perception of domestic violence and school failure, it was found that there was no significant correlation between them, even though the scores are above the SANI scale average number. This allows us to conclude that even when witnessing violence situations, students can develop self-protection strategies that help them to achieve a satisfactory school performance. |
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