Abstract:
RESUMO:A Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem se mostrado concentrada no conhecimento do cenário da qualidade da pós-graduação no Brasil que deve ocorrer de forma permanente e integrada, observando os valores dominantes nas suas atividades de ensino e pesquisa. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) segue as resoluções emitidas pela CAPES e realiza avaliações periódicas com alunos e ex-alunos. O presente estudo tem como objetivo evidenciar o perfil psicossocial e profissional dos egressos do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde da UFPI (PPGCS/UFPI), dos que obtiveram junto a esta IES o título de mestre entre os anos 2005 (primeira turma) e 2018. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, haja vista a aplicação de um questionário eletrônico via correio eletrônico e de levantamentos de dados sócio demográficos dos egressos por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e da Plataforma Lattes. Para análise dos resultados, utilizou-se de ferramentas estatísticas descritivas (média, mediana, porcentagem e qui-quadrado). Constatou-se que 66 egressos são do gênero masculino (27%) e 175 do gênero feminino (73%), com predomínio na faixa etária entre 36 e 45 para o gênero feminino e na faixa etária entre 46 e 55 para o gênero masculino. A análise psicossocial dos egressos buscou a averiguação da: 1) motivação para o ingresso do mestrado: 51,8 % dos egressos escolheram o curso devido as possibilidades de reconhecimento e ascensão profissional; 2) autonomia e competência profissional: 159 (96,2%) reconhecem a importância da autonomia e consideram-se com boas capacidades intelectuais; 3) relações interpessoais: 39,6% dos egressos afirmaram ter boas relações afetuosas com os familiares e 27, 4% afirmaram manter boas relações de amizade com colegas e professores que foram fundamentais para o êxito de seu curso e do sucesso profissional. Com relação ao desenvolvimento profissional, averiguou-se que 35,5% dos egressos mudaram de emprego e tiveram o aumento salarial e 29,6%, mudaram de função e aumentaram seus rendimentos mensais. Grande parte dos participantes do estudo tiveram dificuldades durante a realização da pós-graduação, sendo as principais dificuldades: problemas relacionados a metodologia dos projetos de pesquisa e com a didática dos professores, tempo para realização das atividades do Programa, adequação as solicitações do orientador, problemas relacionados à saúde, familiares e as dificuldades financeiras. Por fim, com as respostas obtidas na pesquisa, entende-se que o PPGCS/UFPI contribui para o desenvolvimento psicossocial e profissional de seus estudantes, colaborando com a evolução pessoal e de carreira dos egressos.
ABSTRACT:The Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) has been focus in the knowledge of the scenario of postgraduate quality in BRAZIL that should occur on a permanently and integrated basis, observing the dominant values in its teaching and research activities. The Federal University of Piauí (UFPI) follows the resolutions issued by CAPES and conducts periodic evaluations with students and alumni. This study aims to highlight the psychosocial and professional profile of postgraduates of the Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde da UFPI (PPGCS/UFPI), who obtained with this IES the master title between 2005 (first class) and 2018. To this end, a quantitative and qualitative research was carried out, considering the application of an electronic questionnaire by e-mail and surveys of the demographic data from postgraduates through the Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) and Plataforma Lattes. For the analysis of the results, we used descriptive statistical tools (mean, median, percentage and chi-square). It was found that 66 egresses are male (27%) and 175 female (73%), with a predominance in the age group between 36 and 45 and in the age group between 46 and 55 for males. Psychosocial analysis of the graduates found: 1) motivation for entering the master's degree: 51.8% of the graduates chose the course due to the possibilities of recognition and professional advancement; 2) autonomy and professional competence: 159 (96.2%) recognize the importance of autonomy and consider themselves with good intellectual abilities; 3) interpersonal relationships: 39.6% of the postgraduates said they had good affectionate relationships with their families and 27.4% said they had good friendships with colleagues and teachers that were fundamental to the success of their course and professional success. Regarding professional development, it was found that 35.5% of postgraduates changed jobs and had salary increase, and 29.6% changed function and increased their monthly income. Most of the participants had difficulties during the postgraduate course, and the main difficulties were: problems related to the methodology of the research projects and the didactics of the teachers, time to Program activities, adequacy of the advisor's requests, health, family and financial difficulties. Finally, with the answers obtained in this research, it is understood that the PPGCS / UFPI contributes to the psychosocial and professional development of its students, considering the personal and career by graduates.