Abstract:
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar se o uso dos materiais manipuláveis e
dos jogos utilizados como estratégia de ensino, são mais e cientes para o aprendizado
dos alunos nas aulas de Geometria do que as aulas apresentadas no formato tradicional.
Esta pesquisa foi desenvolvida com os alunos do 1o ano do ensino médio da
Unidade Escolar Estadual Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, no município de
Tianguá - Ce, no 2o semestre de 2014. Para o desenvolvimento deste trabalho foram
realizados os seguintes procedimentos: pesquisa de campo, onde procuramos colher
informações sobre o tema, utilizando para isso livros, revistas, artigos, documentos e
sites que abordam o assunto em questão; análise documental e pesquisa bibliográ ca,
onde neste momento, nosso objetivo foi veri car o histórico da escola onde se realizou
a investigação e as notas dos boletins dos alunos que zeram parte da pesquisa e por
m, realizamos duas o cinas de geometria e uma de trigonometria utilizando materiais
concretos e jogos, nesta fase o objetivo foi veri car e comparar o rendimento com o dos
outros alunos que permaneceram no formato tradicional para podermos avaliar a e -
ciência do método. O referido trabalho está estruturado em seis capítulos. O primeiro
faz um estudo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio. No segundo capítulo, tratamos do ensino de Geometria
e seus entraves. No terceiro capítulo, destacamos a importância da utilização dos jogos
no processo de ensino e aprendizagem da Matemática/Geometria. O quarto capítulo
ressalta a importância em se trabalhar com o material concreto e suas vantagens. O
quinto capítulo trata da pesquisa de campo, onde são apresentados os resultados da
pesquisa. No sexto e último capítulo sugerimos algumas o cinas utilizando jogos ou
material manipulativo. Ao nal, são apresentadas as considerações nais, onde percebemos
uma signi cativa diferença de aprendizagem e melhoria nos rendimentos dos
alunos quando trabalhamos os conteúdos de maneira lúdica. ABSTRACT: This study aimed to analyze if the usage of manipulative materials and games, used
as a teaching strategy, are more e cient to the students learning in geometry classes
than the ones developed in the traditional format. This research was conducted with
the 1st grade students of high school at the State School Unit Professor Sebastião
Vasconcelos Sobrinho, in the city of Tianguá Ce, in the second half of 2014. To the
development of this work the following procedures were performed: eld research, where
we try to gather information on the subject matter, making use of books, magazines,
articles, documents and web sites that address the issue at hand; documental analysis
and bibliographic research, which at this point, our goal was to verify the school's
history in which the research was performed and also the reports grades of the students
who took part in the research and by the end, we conducted two workshops of geometry
and one of trigonometry, using to this concrete materials and games, at this stage
the objective was to verify and compare the performance with the other students who
remained in the traditional format in order to evaluate its e cacy. This work is divided
into six chapters. The rst one is a study of the National Curriculum Standards
and the National Curriculum Guidelines to high school. In the second chapter, we
treat the teaching of geometry and its obstacles. In the third chapter, we highlight
the importance of the usage of games in the teaching and learning of Mathematics
/ Geometry. The fourth chapter highlights the importance of working with concrete
material and its advantages. The fth chapter deals with the eld research; it is where
the results of the research are presented. In the sixth and last chapter we suggest
some workshops using games or manipulative material. By the end, the nal thoughts
are presented, it is where we noticed a signi cant di erence in learning and also an
improvement in the students results when we teach the contents in a playful way.