Abstract:
RESUMO:Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos alunos do 1o ano do ensino
médio, turno matutino, ano 2019, do C. E. Prof. Antônio Nonato Sampaio, em relação às
operações básicas com números racionais e apresentar um modelo de projeto de intervenção
pedagógica para a melhoria dessa realidade. Sem o domínio deste conteúdo o aluno
não terá como progredir nos estudos, não poderá adquirir novos conhecimentos, como por
exemplo a estatística e matemática financeira, e também não poderá progredir em outras
disciplinas como a física e química, onde necessitam rotineiramente operar com números
racionais, principalmente nos estudos de grandezas e medidas. Além disso, é um tema
muito cobrado pelo ENEM e que serve de base para outros conteúdos da matemática,
como por exemplo, análise combinatória, probabilidade, logaritmos, entre outros. Neste
trabalho, através de um pré-teste, será apresentado o nível de conhecimento trazido pelo
alunos do ensino fundamental a respeito dos números racionais, justificando a necessidade
de um projeto de intervenção educacional, tendo em vista a imensa aplicabilidade deste
conteúdo em resolver problemas práticos, de modo que os alunos possam progredir nos
estudos e na vida. Após aplicação do projeto, foi aplicado um pós-teste para avaliar o
aprendizado. Os resultados apontam uma melhoria na aprendizagem, e para isto foi realizado
uma analise estatística dos resultados, através do teste de Wilcoxon com medidas
e gráficos estatísticos.
ABSTRACT:This paper aims to identify the difficulties of students in the 1st year of high school,
morning shift, year 2019, by C. E. Prof. Antônio Nonato Sampaio, in relation to basic
operations with rational numbers and present a model of pedagogical intervention project
to improve this reality. Without mastery of this content the student will not be able
to progress in studies, will not be able to acquire new knowledge, such as statistics and
financial mathematics, nor can progress in other disciplines such as physics and chemistry,
where they routinely need to operate with rational numbers, mainly in studies of quantities
and measures. In addition, it is a subject that is heavily demanded by ENEM and
which underpins other mathematical contents, such as combinatorial analysis, probability,
logarithms, among others. In this paper, through a pre-test, will be presented the level of
knowledge brought by elementary students about rational numbers, justifying the need for
an educational intervention project, considering the immense applicability of this content
in solving practical problems. so that students can make progress in their studies and
in life. After application of the project, a post-test was applied to evaluate the learning.
The results indicate an improvement in learning, and for this a statistical analysis of the
results was performed through the Wilcoxon test with measures and statistical graphs.