Abstract:
RESUMO:A pesquisa trata sobre o uso de estratégias de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa na
Educação de Jovens e Adultos, objeto de estudo dessa investigação. Vincula-se à Linha de
Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e ao Núcleo Interdisciplinar
de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC) do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. No percurso
metodológico realizou-se pesquisa bibliográfica e documental e estudo empírico descritivo e
analítico. Entre os autores referenciados no plano teórico está destacam-se: Arroyo (2004);
Bock (1999); Campos (2010); Farias (2017); Gadotti (2002); Gardner (2001); Haddad e Di
Pierro (2000); Lago (2000); Moura (2003; 2007); Nunan (1999) Paiva (2003); Prado e Reis
(2012) e Silva (2009); dentre outros. O referencial teórico metodológico sustenta-se na pesquisa
qualitativa de abordagem descritiva com a participação de professores e estudantes do sistema
de ensino estadual de Teresina/Piauí. O objetivo geral foi analisar as estratégias utilizadas por
estes professores e sua contribuição para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa. Na
exposição do texto dissertativo além da introdução e conclusão, foram desenvolvidas três
sessões. Na introdução apresenta-se o tema, o recorte temático, o problema de pesquisa, os
objetivos, hipótese, o delineamento metodológico da pesquisa e síntese da forma de exposição
do texto. Na segunda sessão discute-se a configuração histórica da EJA e as políticas de oferta
e seus reflexos sobre a configuração atual da como modalidade de ensino da educação Básica,
destacando também o contexto de implantação da Língua Estrangeira e da Língua Inglesa no
Brasil. Na terceira seção o foco do estudo centra-se na opção metodológica definida para o
subsidiar o desenvolvimento da pesquisa, seguida do contexto empírico, o lócus da
investigação. O instrumento utilizado para geração das informações foi o questionário
semiaberto. A organização das informações produzidas apoiou-se na análise de conteúdo de
Bardin (2009) e Oliveira (2010), seguida da forma de organização destas, agrupados em Eixos
Temáticos para facilitar a análise interpretativa dos dados empíricos. Na quarta seção foca-se
nos resultados do estudo que demonstram o potencial transformador das estratégias de ensino
para promoção da aprendizagem da Língua Inglesa dos jovens e adultos estudantes que
frequentam as salas de aula da EJA. Entretanto, apesar desse reconhecimento, na realidade
específica da escola pesquisada, as estratégias de ensino atingem parcialmente os objetivos
esperados, o que remete para a necessidade da implementação de ações de formação continuada
com vistas a oportunizar a aquisição de novos conhecimentos, que contribuam para a o
aperfeiçoamento da prática docente, no uso das estratégias já que estas influenciam a
aprendizagem dos jovens e adultos.
ABSTRACT:The research deals with the use of English language teaching and learning strategies in Youth
and Adult Education, object of study of this investigation. It is linked to the Research Line:
Teaching, Teacher Training and Pedagogical Practices, and to the Interdisciplinary Research
Core in Curriculum Practices and Training of Education Professionals (NIPPC) of the Graduate
Program in Education of the Federal University of Piauí. In the methodological course, a
bibliographic and documentary research and a descriptive and analytical empirical study were
carried out. Among the authors referenced in the theoretical plan are: Arroyo (2004); Bock
(1999); Campos (2010); Farias (2017); Gadotti (2002); Gardner (2001); Haddad and Di Pierro
(2000); Lake (2000); Moura (2003; 2007); Nunan (1999) Paiva (2003); Prado and Reis (2012)
and Silva (2009); among others. The methodological theoretical framework is based on a
qualitative research with a descriptive approach with the participation of teachers and students
from the Teresina / Piauí state education system. The overall objective was to analyze the
strategies used by these teachers and their contribution to the teaching and learning of the
English language. In the exposition of the essay besides the introduction and conclusion, three
sessions were developed. The introduction presents the theme, the thematic outline, the research
problem, the objectives, the hypothesis, the methodological design of the research and the
synthesis of the exposition of the text. The second session discusses the historical configuration
of the EJA and the supply policies and their reflections on the current configuration of the
teaching as a basic education modality, also highlighting the context of implantation of the
foreign language and the English language in Brazil. In the third section the focus of the study
focuses on the methodological option defined to support the development of research, followed
by the empirical context, the locus of research. The instrument used for information generation
was the semi-open questionnaire. The organization of the information produced was based on
the content analysis of Bardin (2009) and Oliveira (2010), followed by the form of organization
of these, grouped in Thematic Axes to facilitate the interpretative analysis of empirical data.
The fourth section focuses on the study results that demonstrate the transformative potential of
teaching strategies to promote English language learning for young and adult students attending
EJA classrooms. However, despite this recognition, in the specific reality of the researched
school, the teaching strategies partially achieve the expected objectives, which points to the
need for the implementation of continuing education actions in order to provide the acquisition
of new knowledge that contributes to the improvement of teaching practice, in the use of
strategies since they influence the learning of young and adults.
Description:
Orientador: Prof.º Dra. Maria da Glória Carvalho Moura.Examinadora Externa: Profa. Dra Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA) Examinadora Interna: Profa. Dra. Maria Divina Ferreira Lima, Suplente: Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo.