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A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: desafios da Educação Integral e Integrada

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dc.contributor.author COSTA, Antonia Flávia Moraes da
dc.date.accessioned 2016-07-12T20:41:09Z
dc.date.available 2016-07-12T20:41:09Z
dc.date.issued 2016-07-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/218
dc.description Orientadora: Profª Drª. Antonia Dalva França Carvalho. Examinadora Externa: Profª. Drª. Marta Thiago Scarpato. Examinadora Interna: Profª. Drª Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo investiga a prática do Coordenador Pedagógico no contexto da Escola de Tempo Integral na cidade de Teresina. O objetivo é analisar a prática do Coordenador Pedagógico no contexto da Escola de Tempo Integral diante dos desafios da educação integral e integrada, uma vez que a mesma se constitui na atualidade como prioridade da política de educação do Governo Federal. A escolha desse tema surgiu das inquietações geradas pelas visitas às Escolas de Tempo Integral como integrante do OBEDUC (Observatório da Educação), da Universidade Federal do Piauí, desenvolvido pelo NIPEPP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional), quando se perceberam as variadas tarefas das coordenadoras pedagógicas nessas escolas. Para compreender o coordenador pedagógico e sua construção, contextualizou-se o processo histórico da formação do pedagogo, fundamentada em autores como Brzezinski (2012), Libâneo (2013), Silva (2006). Para tratar da Escola de Tempo Integral, definiram-se como aporte teórico autores como Azevedo (2010), Freire (1996), Gadotti (2009), Moll (2012), Teixeira (1999) dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo sua abordagem etnometodológica. Neste caso utilizou-se a concepção de Coulon (1995) para definir o coordenador pedagógico como membro e ator social, na perspectiva de compreender o seu papel no desenvolvimento de sua prática voltada para a construção social dos sujeitos que compõem a Escola de Tempo Integral. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram o questionário fechado e a entrevista aplicada a duas coordenadoras pedagógicas, colaboradoras da pesquisa. O lócus de investigação foram duas Escolas de Tempo Integral, da rede estadual de ensino, localizadas na zona leste da cidade de Teresina- PI. Para análise dos dados tomouse como subsídio Bardin (2011) para orientar a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o Coordenador Pedagógico das Escolas de Tempo Integral é um gestor, articulador e orientador do processo educativo que realiza uma prática multidimensional visando à formação integral do aluno. Porém, diante da multiplicidade de tarefas que desenvolve, incluindo as de caráter burocrático, vivencia conflitos no exercício de seu papel profissional. Os resultados contribuíram para ampliar as reflexões acerca da prática do Coordenador Pedagógico e sua atuação na perspectiva da Educação Integral, bem como para desvelar a realidade da Escola de Tempo Integral em Teresina. ABSTRACT: This study investigates the practice of Educational Coordinator in the context of Full-Time School in Teresina. The objective is to analyze the practice of Educational Coordinator in the context of Full Time School on the challenges of a comprehensive and integrated education, since it is constituted today as a priority of education policy of the Federal Government. The choice of this theme emerged from the concerns generated by visits to Full-Time Schools as a member of OBEDUC (Education Centre) of the Federal University of Piauí developed by NIPEPP (Interdisciplinary Center for Research in Education and Epistemology of Professional Practice), when we realize the varied tasks of pedagogical coordinators in these schools. To understand about the pedagogical coordinator and its construction contextualize the historical process of formation of the pedagogue. Based on authors such as Silva (2006), Brzezinski (2012), Libaneo (2013). To treat the Full Time School defined as the theoretical authors as Freire (1996), Teixeira (1999), Gadotti (2009), Azevedo (2010), Moll (2012), among others. The research is qualitative in nature, and its etnonometodologica approach. In this case we use the concept of Coulon (1995) to define the pedagogical coordinator as a member and social actor with a view to understanding the role of it in the developmentoriented practitioners for the social construction of subjects that make up the Full Time School. The data collection techniques used were closed questionnaire and the interview applied to two pedagogical coordinators, research collaborators. The research locus were two Full Time Schools, the state education system, located on the east side of the city of Teresina PI. For data analysis we take as subsidy Bardin (2011) to guide the content analysis. The results showed that the Pedagogical Coordinator Full-Time Schools is a manager, articulating and guiding the educational process that performs a multidimensional practice aimed at the integral formation of the student. However, given the multitude of tasks that develops, including bureaucratic character, experiences coping with conflicts in the exercise of their professional role. The results helped to expand the reflections on the practice of Educational Coordinator and its performance in the perspective of Integral Education, as well as to unveil the reality of Full Time School in Teresina. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Coordenador pedagógico pt_BR
dc.subject Escola de tempo integral pt_BR
dc.subject Educação integral e integrada pt_BR
dc.subject Pedagogical coordinator pt_BR
dc.subject Full time school pt_BR
dc.subject Comprehensive and integrated education pt_BR
dc.subject Educação – Política pública pt_BR
dc.subject Education - Public policy pt_BR
dc.title A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: desafios da Educação Integral e Integrada pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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