Abstract:
RESUMO:A pesquisa elaborou um caminho para pensar as práticas homoeróticas que acontecem de forma coletiva, num espaço do centro da cidade. Este relato etnográfico se configura como uma aproximação e reflexão sobre conceitos basilares para a análise da categoria nativa que a identifica: Tontura. Para isso, a proposta foca as práticas homoeróticas masculinas, contumaz e flagrantemente registradas nessa peculiar forma de interação socioespacial que a literatura individualiza como „pegação‟. A análise permitiu adentrar os conceitos de erotismo, festa, masculinidades e performance. O estudo foi facilitado por procedimentos metodológicos que incluíram revisão bibliográfica, trabalho de campo com observação participante, entrevistas semiestruturadas e visitas em loco com os informantes. Se conjectura, portanto, que o campo não poderia ser explicado com foco reduzido à pegação, ao lugar ou às práticas. A pesquisa ampliou seu escopo ao passo que abriu espaço para pensar o “se deixar levar”, tal como surge das entrevistas, como a situação em que se abre mão de certos interditos e se permite experimentar um momento de superexitação. Este último facilitado por certos elementos que, num processo de inclusão/exclusão, oportunizam momentos extraordinários: a festa orgia da Tontura.
ABSTRACT:The research elaborated a path to think about the homoerotic practices that happen in collectice manner, in a place downtown. This ethnographic report is shaped as an approach and reflection on basic concepts to the analysis of native category that identifies it: Tontura. For such, the propose focuses on masculine homoerotic practices, ordinary and conspicuously registered in this peculiar way of socio-spatial interaction which the literature individualizes as „pegacão‟. The analysis steped further into the concepts of eroticism, party, masculinities and performance. The study was facilitated by methodological procedures which included bibliographical revision, fieldwork with participant observation, semi-structured interviews and site visits with the informants. Therefore, it is assumed that the fieldwork could not be explained with a viewpoint reduced to pegação, the place or the practices. The research broadened the scope as well as opened space to think about the “ let it go”, such asit appears on the inteviews, as the situation in which one puts barriers aside and allows itself to experience a moment of overexcitation. This last one facilitated by some elements that, in a process of inclusion/exclusion, provides extraordinary moments : the orgy party of Tontura.